Buscar

Genética Av2

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/06/2014 11:17:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201202541325)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. As células germinativas primordiais humanas são reconhecíveis na quarta semana de desenvolvimento, fora do embrião propriamente, no endoderma do saco vitelino. Tanto a gametogênese masculina como gametogênese feminina exigem a meiose, mas possuem diferenças importantes nos detalhes e no tempo despendido, o que pode ter consequências clínicas e genéticas para a progênie. Cite essas diferenças primordiais:
		
	
Resposta: A meiose na espermatogenese no periodo de maturação ocorre de imediato em duas fases e em seguida a diferenciação formando 4 espermatozoides. A primeira meiose na ovogênese ocorre no útero materno no periodo de desenvolvimento do embrião, na puberdade ocorre a segunda meiose onde logo após ocorre a maturação formando o ovocito II e 3 globulos polares. Qualquer mudança nessas meioses pode ocasionar erros e/ou alterações no genoma, cromossomo ou no gene especifico.
	
Gabarito: Feminina: É iniciada antes, durante a vida fetal, em um número limitado de células. Masculina: Ao contrário da feminina, a meiose masculina é iniciada continuamente em muitas células a partir da população celular, em divisão por toda a vida adulta do homem.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202542002)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O desenvolvimento de novas tecnologias envolvendo a biologia molecular tem trazido esperança de resolução de muitos problemas médicos humanos, como por exemplo o tratamento de doenças genéticas, que são tidas como de difícil resolução. A terapia gênica é uma destas tecnologias que prometem revolucionar a medicina genética. A fenilcetonúria é uma destas doenças, em que mutações no gene responsável pela produção de uma enzima que atua no metabolismo do aminoácido fenilalanina, a fenilalanina hidroxilase, faz com que esta enzima não seja produzida no fígado, acarretando em danos à saúde. Com base nos seus conhecimentos sobre a terapia gênica e os seus princípios, explique de que forma ela poderia ajudar no tratamento da fenilcetonúria.
		
	
Resposta: A terapia gênica é realizada pela implantação de um gene no cromossomo, substituindo o gene danificado por um gene normal atuando assim na cura da doença. Não pode haver rejeição do organismo e deve ocorrer tudo corretamente. No caso da fenilcetonúria haveria a substituição desse gene danificado atuando assim na cura da doença. Pode ser utilizado também em doenças como a fibrose cistica de caracter recessivo.
	
Gabarito: A terapia gênica no tratamento de doenças genéticas se baseia na introdução de um gene funcionante no indivíduo. Neste caso, introduzir um gene normal que seja capaz de produzir a enzima fenilalanina hidroxilase, que degrada a fenilalanina.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202541396)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A perda de um cromossomo de um par, fazendo com que a célula tenha apenas um dos cromossomos deste par, é chamada de:
		
	
	Polissomia
	 
	Monossomia
	
	Pentassomia
	
	Nulissomia
	
	Trissomia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202546024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a Teoria Cromossômica da Hereditariedade, observe as afirmações a seguir: I- A Teoria Cromossômica da Hereditariedade afirma que os genes estão dispostos em fila sobre os cromossomos. II- A teoria Cromossômica da Hereditariedade defende que nem todos os caracteres são herdados segundo as Leis de Mendel. III- A Teoria Cromossômica da Hereditariedade afirma que na reprodução sexuada os genes podem ser herdados em separado aumentando a variabilidade genética dos descendentes. Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	As afirmações I, II e III estão incorretas.
	
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202546022)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1865, o monge austríaco Gregor Mendel apresentou a comunidade científica o seu trabalho denominado de ¿Ensaio com Plantas Hibridas¿. Sobre as Leis de Mendel assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Mendel trabalhou com ervilhas (Pisum sativum) e considerou sete características, sendo que cada uma delas apresentava duas variedades distintas (Exemplo: alta/baixa).
	 
	Para Mendel as mutações cromossômicas eram determinantes para a ocorrência da variação genética entre os indivíduos.
	
	Para Mendel cada caráter é determinado por um par de genes que se separam na formação dos gametas.
	
	Para Mendel na formação dos gametas, os genes para duas ou mais características segregam-se de forma independente.
	
	Mendel trabalhou com apenas um caráter de cada vez, experiência conhecida como monoibridismo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202552608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a síntese de proteínas assinale a alternativa correta:
		
	
	No processo de transcrição são fabricados apenas RNA mensageiros.
	
	Todas as células do corpo expressam os mesmos genes.
	 
	O RNA mensageiro orienta a produção de proteína, pois apresenta a sequência de nucleotídeos copiada do DNA.
	
	O RNA ribossômico carrega os aminoácidos necessários para a síntese de determinada proteína.
	
	O RNA transportador tem função estrutural, pois se associa a proteínas formando os ribossomos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202572558)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O heredograma de uma família que estava sendo investigada devido à uma possível doença monogênica revelou que tanto os homens como as mulheres eram afetados pela doença em iguais proporções, que em todas as gerações havia pelo menos um indivíduo afetado pela doença e este havia recebido o gene mutante de um dos seus pais, que é também acometido. Este tipo de padrão de herança é:
		
	
	Limitada ao sexo
	 
	Autossômica dominante
	
	Ligada ao sexo recessiva
	
	Autossômica recessiva
	
	Ligada ao sexo dominante
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202541427)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma família foi observado que uma determinada doença acomete com frequência duas vezes maior as mulheres e nunca ocorre a transmissão de um pai para o seu filho. Estas observações nos permite concluir se tratar de um gene:
		
	
	Ligado ao X recessivo
	
	Pseudoautossômico
	
	Autossômico recessivo
	
	Autossômico dominante
	 
	Ligado ao X dominante
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202405794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os tumores celulares surgem quando determinadas mudanças ou mutações ocorrem em genes responsáveis pela regulação do crescimento da célula. Mas sabe-se que a freqüência e as conseqüências dessas mutações podem ser alteradas por um grande número de fatores ambientais De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Entre os fatores ambientais carcinogênicos MAIS CONHECIDOS é:
		
	 
	o cigarro.
	
	o refrigerante.
	
	o agrotóxico.
	
	o sol.
	
	o amianto.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202389046)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As ________________são proteínas que reconhecem e cortam o DNA em pontos específicos, geralmente em sequências de 4 a 8 pares de bases, chamados palíndromos. Elas reconhecem sequências curtas de bases nitrogenadas e clivam o DNA dentro ou na proximidade da sequência de reconhecimento. A lacuna pode ser completada por:
		
	
	Enzimas de reconhecimento
	 
	Enzimas de restrição
	
	Peroxidases
	
	Polimerases
	
	Tranferases

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes