Buscar

Exercícios ISO 9001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO DE PATOS DE MINAS 
Engenharia de Produção
	Disciplina:
	Gestão de Sistemas da Qualidade
	Docente:
	
	Discente:
	
	Turma:
	EGPR6
Verificando a norma ISO 9001:2008, um gerente de projetos constatou que:
todos os procedimentos da organização devem estar documentados no manual da qualidade.
os registros estabelecidos para prover a evidência de conformidade com os requisitos devem ser guardados por 5 anos, a contar da data da divulgação dos mesmos.
o controle sobre os processos terceirizados transfere a responsabilidade do risco da organização para o executor de acordo com as regras estipuladas em lei específica.
o relatório contendo os índices provenientes de monitoração dos processos deve ser entregue à alta direção mensalmente.
a necessidade de sequência e interação dos processos que fazem parte do sistema de gestão de qualidade é um dos requisitos gerais contemplados nessa norma.
São exemplos de entradas para a análise crítica:
a melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente, o desempenho de processo e a conformidade de produto e as recomendações para a melhoria.
a melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade e seus processos, os resultados de auditorias e a realimentação do cliente.
as recomendações para melhoria, a melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente e o fornecimento de treinamento adequado.
o resultado de auditorias, a melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente e a situação de ações preventivas e corretivas.
os resultados de auditorias, a realimentação do cliente e a situação das ações preventivas e corretivas.
De acordo com a ISO 9001:2008, as informações recebidas como entradas para a revisão do sistema de gerenciamento de qualidade pela gerência de alto nível, incluem:
mudanças no desempenho do processo e nas recomendações de auditoria
recomendações de melhorias e status das auditorias
resultado das auditorias e necessidades de recursos
status das ações de auditoria e recomendações de mudanças no sistema de gerência de qualidade
status das ações preventivas e corretivas e resultado das auditorias
A empresa XYZ deseja implantar um sistema de gestão de qualidade (SGQ), baseado na Norma ISO 9001:2000. Para isso, criou um manual de qualidade que contém:
I - o alcance do sistema do SGQ, com uma lista das exclusões ao SGQ, mas não as justificativas dessas exclusões; 	
II - as referências a todos os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, mas não os procedimentos propriamente ditos; 	
III - uma descrição da interação entre os processos do SGQ.	
A respeito dessas informações especificamente, o manual está em conformidade com a Norma?
Sim e contém informações adicionais não exigidas.
Sim, porque contém todas as informações relevantes.
Não, pois deveria conter as justificativas dessas exclusões.
Não, pois deveria conter os procedimentos propriamente ditos.
Não, pois deveria conter as justificativas das exclusões e os procedimentos propriamente ditos.
O objetivo de uma organização, ao implementar os padrões da ISO 9001:2008, é:
estabelecer um plano detalhado de projeto, para um produto inovador no mercado que supere as expectativas de seus clientes.
definir os indicadores corporativos de governança de processos.
ter um método de gerenciar os processos para que sejam construídos produtos que satisfaçam as expectativas de seus clientes.
controlar o funcionamento financeiro da empresa, desdobrando quais partes do custo de TI podem ser repassadas para as áreas clientes.
especificar a compra de uma ferramenta de gestão de TI adequada para o bom funcionamento dos processos.
Os modelos de confiabilidade de software, que podem ser utilizados para apoio para diversos modelos de maturidade (SW-CMM, CMMI entre outros) e certificação (ISO 9001:2000),
são resultados de um sistema para planejamento de recursos de manutenção e suporte.
se baseiam em realimentação quantitativa dos processos do SW-CMM e na aplicação de novas ideias e tecnologias confiáveis.
são usados para estimar a taxa de defeitos latentes no produto quando este é entregue.
asseguram que normas e padrões foram obedecidos e também asseguram que o software é desenvolvido de forma uniforme.
avaliam diretamente qualidade, custo, quantidade de recursos usados nos processos e a produtividade de um processo ou serviço do SW-CMM.
A gestão de recursos – físicos, humanos ou financeiros – é um dos elementos centrais de um sistema de gestão da qualidade eficiente e realista, razão pela qual ocupa posição de destaque na ISO 9001:2008. A esse respeito, considerando-se somente as disposições da ISO 9001:2008, é INCORRETO afirmar que:
a organização deve prover recursos necessários para aumentar a satisfação dos clientes mediante o atendimento a seus requisitos.
a organização deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho necessário para alcançar a conformidade com os requisitos do produto.
as pessoas que executam atividades que afetam a conformidade com os requisitos do produto devem ser competentes, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados.
a infraestrutura que a empresa deve determinar, prover e manter inclui edifícios, espaço de trabalho, instalações associadas e equipamentos de processo, excluindo os serviços de apoio, como sistemas de transporte, comunicação ou informação.
os registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência devem ser mantidos.
A partir da Segunda Guerra Mundial, diversos fatores impuseram uma série de necessidades e desafios à indústria, tais como a expansão dos mercados, a exponencial inovação tecnológica e a integração econômica mundial. Dessas necessidades e desafios, certamente uma das mais notáveis é a evolução dos sistemas de gestão da qualidade. No contexto desse processo, foram editadas as sucessivas edições das normas ISO. A respeito da ISO 9001:2008, afirma-se que:
a implementação de um sistema de qualidade baseia-se, dentre outros fatores, numa gestão por metas, sendo, por isso, sempre um projeto de curto prazo.
a abordagem por processos é um dos pilares, podendo prescindir da participação da alta gerência.
o sucesso de um sistema de qualidade de uma empresa está estreitamente relacionado à qualidade dos produtos e serviços de seus fornecedores, apesar de não depender da qualidade do desempenho no fornecimento.
uma das suas principais diretrizes é a racionalização dos processos através da padronização das tarefas e atividades, minimizando-se o retrabalho e o refugo, promovendo, com isso, a melhoria contínua.
o foco nos clientes é seu princípio fundamental, sendo que o foco nos funcionários e acionistas é de importância secundária
À semelhança de um ciclo PDCA, o modelo de sistema de gestão da qualidade idealizado na ISO 9001:2008 desdobra-se em diversos aspectos que podem ser relacionados às etapas de planejamento, execução, verificação e análise. Em um contexto de melhoria contínua, as práticas de verificação e monitoramento são de grande importância para a identificação e correção de falhas, além do aprimoramento dos processos para eliminação de não conformidades e ganhos de eficiência. A respeito do monitoramento e da medição das atividades na ISO 9001:2008, é INCORRETO afirmar que a organização deve
controlar produtos não conformes, autorizando, somente em casos excepcionais, o seu uso, liberação ou aceitação sob condição da autoridade competente.
promover auditorias externas em intervalos regulares.
monitorar informações relativas à percepção do cliente sobre o fato de a organização ter atendido aos requisitos do cliente.
monitorar e medir as características do produto para verificar se os requisitos do produto foram atendidos.
determinar, coletar e analisar dados apropriados para demonstrar a adequação e eficácia do sistema de gestão da qualidade.
Sobre os requisitos dos sistemas de qualidade previstos na ISO 9001:2008, são feitas as seguintes afirmações. 
	QuestõesO sistema de gestão da qualidade preconizado pela norma aplica-se exclusivamente a organizações de grande porte, visto que atender a qualidade gera mais custos administrativos, equipe dedicada e documentação volumosa, desnecessários em pequenas organizações.
	( ) Certo
	( ) Errado
	Os requisitos de documentação estabelecem que deve ser elaborado um manual da qualidade, que deve estar obrigatoriamente impresso e ao alcance de todos os envolvidos.
	( ) Certo
	( ) Errado
	As responsabilidades da administração no sistema de qualidade envolvem os processos mais importantes e estratégicos da gestão da qualidade, no entanto, não é de responsabilidade da alta administração a análise crítica do sistema, pois esta é uma atividade operacional.
	( ) Certo
	( ) Errado
	No planejamento da realização do produto, a norma estabelece que as organizações devem identificar, por meio de registros, evidências de que processos de realização de produtos e respectivos produtos resultantes atendem aos requisitos estabelecidos.
	( ) Certo
	( ) Errado
	Auditorias internas, monitoramento de processos, medição e monitoramento de produto são atividades fundamentais do processo de projeto e desenvolvimento de produto.
	( ) Certo
	( ) Errado
	Os requisitos de aquisição de produtos especificados devem ser adequados durante o processo de comunicação com o fornecedor para garantir que o que é necessário é viável de ser oferecido no mercado.
	( ) Certo
	( ) Errado

Outros materiais