A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
REGRAS E FUNDAMENTOS DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS (SCDP)AV1

Pré-visualização | Página 2 de 3

por realizar os procedimentos de Resposta
, a Resposta
 e, se for o caso, a Resposta
 de emissão dos bilhetes de passagens.
Feedback
Confira a afirmação com as lacunas corretamente preenchidas:
Por definição, o solicitante de passagem é o servidor formalmente designado pela autoridade competente, no âmbito de cada unidade, de acordo com o disposto no regimento de cada órgão ou entidade. Também é o responsável por realizar os procedimentos de pesquisa de preços a escolha da tarifa e, se for o caso, a autorização de emissão dos bilhetes de passagens.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No SCDP as atividades realizadas no processo de concessão de diárias e/ou passagens são definidas de acordo com a legislação correspondente e as atribuições são distribuídas por perfis. Em relação aos perfis dos usuários do SCDP, associe os itens abaixo:
	É responsável por fiscalizar os instrumentos firmados com as companhias aéreas, com as agências de turismo e com a instituição financeira autorizada para operacionalização do Cartão de Pagamento do Governo Federal - Passagem Aérea.
	Resposta 1
	É o responsável por aprovar as viagens para o exterior e por autorizar a publicação do afastamento a serviço no Diário Oficial da União (DOU).
	Resposta 2
	É o responsável pela aprovação do afastamento a serviço e por avaliar a indicação do proposto e a pertinência da missão, considerando a oportunidade e a conveniência da sua realização, além de ser responsável pela aprovação da prestação de contas.
	Resposta 3
	É o responsável pela autorização para a emissão de empenho e pela aprovação do pagamento relativo às diárias e passagens.
	Resposta 4
	Perfil que responde pelo Cartão de Pagamento do Governo Federal.
	Resposta 5
Feedback
Sua resposta está correta.
Fiscal do Contrato - É responsável por fiscalizar os instrumentos firmados com as companhias aéreas, com as agências de turismo e com a instituição financeira autorizada para operacionalização do Cartão de Pagamento do Governo Federal - Passagem Aérea.
Ministro ou Dirigente - É o responsável por aprovar as viagens para o exterior e por autorizar a publicação do afastamento a serviço no Diário Oficial da União (DOU).
Proponente - É o responsável pela aprovação do afastamento a serviço e por avaliar a indicação do proposto e a pertinência da missão, considerando a oportunidade e a conveniência da sua realização, além de ser responsável pela aprovação da prestação de contas.
Ordenador de Despesas - É o responsável pela autorização para a emissão de empenho e pela aprovação do pagamento relativo às diárias e passagens.
Titular do Cartão - Perfil que responde pelo Cartão de Pagamento do Governo Federal.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para o conveniente controle orçamentário, financeiro e contábil das operações realizadas por meio do SCDP, são necessários alguns conhecimentos.  Identifique abaixo a alternativa FALSO. 
 
a. O SCDP permite duas formas de controle do teto orçamentário por natureza de despesas e por empenho.
b. O controle do Teto Orçamentário por Natureza de Despesa define que o limite do teto orçamentário seja realizado no nível acima do empenho. Não há o controle de limite do recurso orçamentário no empenho, mas sim na natureza da despesa, que é a soma dos limites orçamentários de todos os empenhos. 
c. O controle do Teto Orçamentário por Empenho determina que o limite esteja nele próprio. Com isso, poderão ser gastos recursos até o limite estabelecido para o empenho.
d. Somente é possível excluir uma Unidade Gestora Responsável - UGR ou Unidade Gestora Emitente - UGE quando ela ainda não estiver vinculada a nenhum valor de teto setorial, Proposta de Concessão de Diárias e Passagens (PCDP) ou EMPENHO.
e. O Tipo de Controle de teto orçamentário pode ser alterado a qualquer momento. 
Muito bem! Esta é a alternativa falsa.  Conforme estudado, a alteração do Tipo de Controle do teto orçamentário somente poderá ser realizada desde que não haja nenhuma PCDP vinculada ao empenho ou à natureza de despesa, de acordo com o tipo de controle definido pelo órgão ou entidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa incorreta é a letra E. Conforme estudado, a alteração do Tipo de Controle do teto orçamentário somente poderá ser realizada desde que não haja nenhuma PCDP vinculada ao empenho ou à natureza de despesa, de acordo com o tipo de controle definido pelo órgão ou entidade.
 O Coordenador Orçamentário Setorial é quem distribui o recurso alocado à Unidade Gestora Responsável (UGR) por natureza de despesa (PORTARIA INTERMINISTERIAL STN/SOF Nº 163, de 2001). Além disso, ele realiza a Configuração Orçamentária do órgão ou entidade, o que possibilita a adequada integração do SCDP com o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), a apropriada visualização dos empenhos pelos usuários e o correto controle do teto orçamentário, seja por Natureza de Despesa, seja por Empenho.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as definições sobre as funcionalidades do SCDP, associe os itens a seguir:
	É a fase inicial da inclusão de uma Proposta de Concessão de Diárias e Passagens (PCDP), em que são definidos o proposto, o roteiro, o motivo do afastamento e os serviços correlatos. Também é incluída aqui a solicitação do seguro de viagem para o servidor que se afasta para o exterior.
	Resposta 1
	É a funcionalidade que permite que sejam realizadas a cotação e a reserva de passagem, e a inclusão do arquivo comprovando a cotação de preços indicada.
	Resposta 2
	Funcionalidade que permite alterar um afastamento a serviço que pode não acontecer conforme o planejado inicialmente.
	Resposta 3
	É a funcionalidade que permite ao Solicitante de Viagem replicar os dados de uma Proposta de Concessão de Diárias e Passagens (PCDP) para outros propostos.
	Resposta 4
Feedback
Sua resposta está correta.
Confira algumas funcionalidades que compõem as etapas de uma Proposta de Concessão de Diárias e ou Passagens (PCDP), são elas:
Cadastrar Viagem é a fase inicial da inclusão de uma PCDP, em que são definidos o proposto, o roteiro, o motivo do afastamento e os serviços correlatos. Também é incluída aqui a solicitação do seguro de viagem para o servidor que se afasta para o exterior.
Reservar Passagem é a funcionalidade que permite que sejam realizadas a cotação e a reserva de passagem, e a inclusão do arquivo comprovando a cotação de preços indicada.
Antecipar, Prorrogar ou Complementar Viagem é a funcionalidade que permite alterar um afastamento a serviço que pode não acontecer conforme o planejado inicialmente.
Copiar viagem é a funcionalidade que permite ao Solicitante de Viagem replicar os dados de uma PCDP para outros propostos.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à certificação digital, preencha as lacunas abaixo:
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a Resposta
de certificados digitais para Resposta
 do cidadão.
A Resposta
 é uma ferramenta que permite que aplicações, como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam realizadas. São Resposta
 feitas de forma virtual, ou seja, sem a presença física do interessado, mas que demanda identificação clara da pessoa que as está realizando pela internet.
Os certificados contêm os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Resposta
.
O certificado digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em Resposta
 , como a web.
Feedback
Confira a afirmação com as lacunas corretamente preenchidas:
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.