Buscar

Atividade Nova Fael

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Psicomotricidade
Questão 1
Texto da questão
No documento conhecido como (RCNEI), cujo significado é: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; no qual está inserido um conjunto de referenciais e orientações pedagógicas que visam contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania que devem estar embasadas em alguns pontos essenciais para o desenvolvimento dessas crianças. O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, bem como o brincar, como sendo sua forma particular de expressão. Tendo como base o trecho apresentado, identifique nas proposições o objetivo desse documento, bem como a idade das crianças que deve ser contemplada com as referências e as orientações.
Escolha uma:
a. Tem como objetivo de “servir como guia para os profissionais que atuam diretamente com as crianças de 0 a 4 anos.” 
b. Tem como objetivo de “servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos.” 
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil(RCNEI) é um conjunto de documentos oficiais do MEC (1998).Segundoo Ministério da Educação, esta publicação foi desenvolvida como objetivo de “servir como um guia de reflexão para os profissionais queatuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilospedagógicos e a diversidade cultural brasileira”(MEC, 1998, p. 7).
c. Tem como objetivo “servir de guia para a docência de profissionais que atuam para o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos.” 
d. Tem como objetivo “orientar as crianças de 11 a 15 anos no desenvolvimento para a fase adulta”. 
e. Tem como objetivo orientar os cuidadores das crianças de creches, para que eles possam desenvolver o seu bem-estar. 
Feedback
A resposta correta é: Tem como objetivo de “servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos.”.
Questão 2
Texto da questão
O panorama geral de discriminação das crianças e a persistente negação de seus direitos, que tem como consequência o aprofundamento da exclusão social, precisam ser combatidos com uma política que promova inclusão, combata a miséria e coloque a educação de todos no campo dos direitos. O Preâmbulo da Declaração dos Direitos da Criança, das Nações Unidas, afirma que a humanidade deve às crianças o melhor dos seus esforços. A Constituição Federal, em seu art. 227, determina: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Trecho retirado do http://www.oei.es/quipu/brasil/pol_educ_infantil.pdf).Para tanto, o Ministério da Educação elaborou um Plano Nacional de Educação Infantil no qual apresenta diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área da Educação Infantil. Esse documento foi criado especificamente para contribuir com:
Escolha uma:
a. O intuito de proporcionar as creches e jardins de infância uma infraestrutura apropriada que atenda aos alunos de 0 a 6 anos. 
b. O intuito de deixar de lado a preocupação que tanto se tem em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças de 0 a 6 anos. 
c. A formação das crianças desde o seu nascimento até a idade de 3 anos, proporcionando a todas as crianças atividades que desenvolvam as suas primeiras noções cognitivas. 
d. O intuito de contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos. 
O Ministério da Educação, a Política Nacional de Educação Infantilapresenta diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a áreada Educação Infantil, com o intuito de contribuir para um processodemocrático de implementação das políticas públicas para as criançasde 0 a 6 anos.
e. O intuito de contribuir para um processo autoritário para as políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 4 anos. 
Feedback
A resposta correta é: O intuito de contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos..
Questão 3
Texto da questão
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um conjunto de documentos oficiais do MEC (1998), sendo esse uma referência para estruturação curricular, de caráter nacional, para a Educação Infantil. O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil. É necessário ressaltar que todas as ideias e propostas contidas no Referencial são somente sugestões. Não há obrigação de segui-las. Já as Diretrizes são obrigatórias. O Referencial foi organizado em três volumes, sendo que o primeiro livro, de Introdução, apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil, definindo:
Escolha uma:
a. Os eixos de trabalho: música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática. 
b. Os eixos de ações a serem trabalhadas com as crianças, de modo que suas habilidades sejam desenvolvidas. 
c. As garantias que à criança não necessita ter que são: acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens. 
O Referencial possui três volumes. O primeiro, chamado de “Introdução”, propõe uma reflexão sobre as creches e pré-escolas no Brasil, definindo a situação atual, com fundamentação sobre as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação Infantil. Essas concepções são importantes, pois definem os objetivos gerais da Educação Infantil em nosso país. Documento no qual se reforça a ideia da necessidade de integração entre educar/cuidar.
d. A situação atual, com fundamentação sobre as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação Infantil. 
e. Os eixos de trabalho de forma a favorecer os processos de construção da identidade e da autonomia das crianças. 
Feedback
A resposta correta é: A situação atual, com fundamentação sobre as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação Infantil..
Questão 4
Texto da questão
No ano de 1999, foram instituídas as primeiras Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O órgão responsável por isso foi o Conselho Nacional de Educação, que revisou essas diretrizes, em novembro de 2009. Dessa forma, dez anos depois de instituídas pela primeira vez, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ganharam uma nova versão, em maior consonância com o momento vivido nas escolas de Educação Infantil do país. As Diretrizes devem ser consideradas por todos os sistemas de ensino, o que torna obrigatório o segmento dessas ideias na elaboração das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil. Acompanhe a parte do Art. 2º, no qual está faltando um trecho que está colocado nas proposições a seguir. “As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para:
Escolha uma:
a. Direcionar as creches e jardins de infância no seu funcionamento, bem como em seus planejamentos de ações. (BRASIL, 2009, [s. p.]). 
b. Orientar os planos de aulas dos professores que atuarão junto as crianças de 0 a 6 anos. (BRASIL, 2009, [s. p.]). 
c. Definir Diretrizes
Operacionais Nacionais para o credenciamento institucional e a oferta de cursos e programas de Ensino Médio, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na modalidade Educação a Distância, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino. Resolução CNE/CEB nº 1, de 2 de fevereiro de 2016. 
O Art 2º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil traz a seguinte orientação: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares (BRASIL, 2009, [s. p.]).
d. Orientar as políticas públicas na área e a elaboração, de planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares (BRASIL,2009, [s. p.]). 
e. Conceber como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos adquiridos na escola. (BRASIL, 2009, [s. p.]). 
Feedback
A resposta correta é: Orientar as políticas públicas na área e a elaboração, de planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares (BRASIL,2009, [s. p.])..
Questão 5
Texto da questão
Os contextos históricos nos mostram que os jogos e recreações sempre fizeram parte do cotidiano social e que possibilitavam a realização de diferentes ações entre as pessoas. Dentre estas ocasiões podemos destacar: 
I.Em algumas ocasiões, nas festas da comunidade, o jogo funcionava como um grande elemento de união entre as pessoas. 
II.Os jogos eram momentos de descontração, além de um momento único de integração. 
III.Na maioria das vezes somente os meninos poderiam participar dos jogos e brincadeiras com os adultos. 
IV.Devido às competições que os jogos proporcionavam, as pessoas se desentendiam. 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas I, II e III. 
Os jogos eram basicamente destinados aos homens, visto que as mulheres e crianças não eram consideradas cidadãs. Em algumas ocasiões, porém em que eram realizadas as festas da comunidade, o jogo funcionava como um grande elemento de união entre as pessoas. Os jogos eram momentos de descontração, além de um momento único de integração.
b. Apenas as alternativas II e IV. 
c. Apenas as alternativas I e IV. 
d. Apenas as alternativas I e II. 
e. Apenas as alternativas II, III e IV. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas I, II e III..
Questão 6
Texto da questão
Nas pesquisas de Jean Piaget ao brincar a criança faz uma assimilação do mundo de acordo com suas ideias, sem ter compromisso com a realidade, a criança vai construindo a sua aprendizagem. Diante destas pesquisas marque com V para as alternativas corretas e F para as falsas. 
( )A criança simplesmente brinca sem fazer nenhuma relação com o seu meio. 
( )A criança amplia seu conhecimento de mundo. 
( )A criança compara, experimenta, vivencia, estabelece relações lógicas, faz estimativa e desenvolve suas percepções. 
( )A criança utiliza suas estruturas cognitivas e coloca em prática ações que estimulam sua aquisição de conhecimentos. 
A alternativa que apresenta a ordem correta das sentenças acima é:
Escolha uma:
a. F V V V. 
Segundo Piaget (1978), ao brincar a criança utiliza suas estruturas cognitivas e coloca em prática ações que estimulam sua aquisição de conhecimentos. O jogo, para esse autor, não deve ser visto como divertimento ou brincadeira, para um simples desgaste de energia. Para Piaget, a seriedade do jogo (ou do brincar) reside no fato de que ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral da criança, desde a mais tenra idade. Assim, o brincar possibilita que a criança compare, experimente, vivencie, estabeleça relações lógicas, faça estimativas e desenvolva suas percepções. Jogo e brincadeira, para Jean Piaget, são excelentes formas de conhecer o mundo e entrar em contato com elementos de sua cultura.
b. V V V F. 
c. V F V V. 
d. V V F V. 
e. V F V F. 
Feedback
A resposta correta é: F V V V..
Questão 7
Texto da questão
Nos estudos de Vygotsky, o brincar auxilia a criança a amadurecer. Sua teoria (1991) destaca que é preciso considerar dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial. Entende-se por nível de desenvolvimento real aquela aprendizagem que já se tornou conhecimento, aquilo que a pessoa já sabe. E a zona de desenvolvimento potencial refere-se:
Escolha uma:
a. Ao que a criança sabe fazer através da intervenção de um adulto, fazendo uma assimilação do mundo. 
b. Ao que a criança ainda não consegue fazer sozinha, porém pode fazer com a mediação de outra pessoa (que pode ser adulto ou não). 
A zona de desenvolvimento potencial é referente ao que a criança ainda não consegue fazer sozinha, porém pode fazer com a mediação de outra pessoa (que pode ser adulto ou não).
c. Ao que a criança já sabe mais esqueceu, portanto, é necessário retomar o aprendizado. 
d. Ao que a criança faz tudo sozinha, sem precisar de ajuda. 
e. Ao que a criança precisa fazer, sem ajuda do professor. 
Feedback
A resposta correta é: Ao que a criança ainda não consegue fazer sozinha, porém pode fazer com a mediação de outra pessoa (que pode ser adulto ou não)..
Questão 8
Texto da questão
As gincanas são competições em que os participantes precisam cumprir atividades pré-determinadas. Há várias formas de gincanas que podem ser desenvolvidas em espaços internos e externos, inclusive espaços escolares. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde às atividades culturais desenvolvidas em gincanas:
Escolha uma:
a. São provas que tem como objetivo principal, testar a capacidade de criação e de interpretação dos gincaneiros. 
b. São provas que tem cunho social e beneficente, visando auxiliar pessoas e instituições de caridade. 
c. São aquelas em que o organizador solicita que as equipes apresentem seus componentes, para realizarem uma prova esportiva. 
d. São provas que permitem aos alunos realizar atividades voltadas à comunidade. 
Atividades Culturais: São provas que visam testar os conhecimentos gerais dos gincaneiros, através de perguntas e problemas. Em geral existem dois tipos de provas culturais: As culturais normais e as culturais rápidas e a diferença entre elas é o tempo destinado a resposta.
e. São provas que visam testar os conhecimentos gerais dos gincaneiros, através de perguntas e problemas. 
Feedback
A resposta correta é: São provas que visam testar os conhecimentos gerais dos gincaneiros, através de perguntas e problemas..
Questão 9
Texto da questão
O aspecto “Capacidade de se constituir um fator de autoestima do aluno”, faz referência aos jogos e brincadeiras para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, assinale a alternativa que apresenta o conceito desse aspecto:
Escolha uma:
a. As crianças dessa faixa etária gostam de jogos com regras e é importante que elas sejam seguidas, para total harmonia do trabalho. Porém, em alguma ocasião, as crianças podem ser estimuladas a criar regras para seus próprios jogos, o que, além de tudo, é um exercício de autonomia. 
b. Um ambiente adequado é fundamental para o sucesso dos jogos. Há que se ter espaços e que estejam em condições de segurança e higiene. É necessário lembrar que, durante as propostas de ludicidade, os alunos se agitam, movimentam-se nos espaços e, nesse momento, boas condições para a realização das atividades são imprescindíveis. 
É preciso que os jogos não sejam extremamente fáceis (causando desestímulo) e nem muito difíceis, causando baixa autoestima. Os jogos devem representar desafios intrigantes e estimulantes, que devem contar, a todo instante, com o reforço positivo expresso em gestos e palavras a cada encerramento, atitudes essas que se transformarão em “convite”
para novos jogos.
c. Jogos são um combate à apatia, é preciso que o adulto que os propõe esteja muito atento às condições de seus alunos no momento de sua realização. 
d. É preciso que os jogos não sejam extremamente fáceis e nem muito difíceis. Os jogos devem representar desafios intrigantes e estimulantes, que devem contar, com o reforço positivo expresso em gestos e palavras a cada encerramento, atitudes essas que se transformarão em “convite” para novos jogos. 
e. Não é preciso que os jogos sejam extremamente fáceis e tampouco difíceis. É necessário lembrar que, durante as propostas de ludicidade, os alunos se agitam, movimentam-se nos espaços e, nesse momento, boas condições para a realização das atividades são imprescindíveis. 
Feedback
A resposta correta é: É preciso que os jogos não sejam extremamente fáceis e nem muito difíceis. Os jogos devem representar desafios intrigantes e estimulantes, que devem contar, com o reforço positivo expresso em gestos e palavras a cada encerramento, atitudes essas que se transformarão em “convite” para novos jogos..
Questão 10
Texto da questão
A escolha do jogo deve ser criteriosa. Há critérios que podem ser usados para uma adequada escolha de elementos lúdicos para o contexto escolar. Relacione os critérios de seleção de jogos com suas respectivas características: 
(1)Valor experimental. 
(2)Valor da estruturação. 
(3)Valor da relação. 
(4)Valor lúdico. 
( )Quando os elementos lúdicos escolhidos pelo professor possibilitam que as crianças entrem em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral para propiciar o estabelecimento de relações. 
( )Aqueles elementos que possibilitam a exploração e a manipulação. 
( )Cabe ao professor avaliar se os elementos escolhidos possuem as qualidades que estimulam o aparecimento da ação lúdica. 
( )Elementos lúdicos que dão suporte à construção da personalidade infantil. 
A sequencia correta é:
Escolha uma:
a. 1 2 3 4. 
b. 3 2 4 1. 
c. 3 1 4 2. 
d. 2 4 3 1. 
e. 4 1 2 3. 
Valor experimental: aqueles elementos que possibilitam a exploração e a manipulação. Valor da estruturação: elementos lúdicos que dão suporte à construção da personalidade infantil. Valor da relação: quando os elementos lúdicos escolhidos pelo professor possibilitam que as crianças entrem em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral para propiciar o estabelecimento de relações. Valor lúdico: cabe ao professor avaliar se os elementos escolhidos possuem as qualidades que estimulam o aparecimento da ação lúdica.
Feedback
A resposta correta é: 3 1 4 2..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais