apol 1 Gestão estrategica e gestão de produção e operação
4 pág.

apol 1 Gestão estrategica e gestão de produção e operação

Pré-visualização1 página
Apol 1
Questão 1/5 - Gestão Estratégica
O objetivo da elaboração da Matriz S.W.O.T. é indicar o estado atual e futuro do negócio, permitindo à organização estabelecer quais são as ações necessárias para a sobrevivência, crescimento, transformação ou manutenção das suas atividades empresariais.
Os elementos que correspondem aos fatores do ambiente interno da organização, na matriz S.W.O.T., são:
Nota: 20.0
	
	A
	Oportunidades e pontos fortes
	
	B
	Ameaças e pontos fracos
	
	C
	Ameaças e pontos fortes
	
	D
	Pontos fortes e pontos fracos 
Você acertou!
Alternativa \u201cd\u201d. Ambiente interno está relacionado às competências distintivas, que revelam os pontos fortes e pontos fracos da organização. As demais estão incorretas, sendo que o Ambiente interno possui relação com os fatores chaves de sucesso, onde devem ser identificas as ameaças e oportunidades do Mercado (externo à organização). (Aula 2, pg. 8-12)
	
	E
	Oportunidades e ameaças
Questão 2/5 - Gestão de Produção e Operações
Os sistemas de produção evoluíram a partir dos modelos iniciais: Taylorista e Fordista onde o foco era o aumento da produção, a redução dos tempos de produção e dos custos produtivos. Depois disso, a evolução mais significativa ocorreu com a introdução do modelo Toyota de Produção o qual busca a qualidade e a eliminação dos desperdícios. Mas, nas últimas décadas temos visto a ascensão dos modelos pautados na tecnologia e na mão de obra polivalente, os modelos: Volvo e Volkswagen de produção. 
A partir desse texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I \u2013 Os Sistemas, Volvo e Volkswagen de produção, são reconhecidos por suas eficiências, seus arrojos e sua inovações tanto na produção quanto no modelo de gestão.
PORQUE 
II \u2013 As duas empresas investem pesado em tecnologia produtiva, melhoramento de processos produtivos, de qualidade e de incentivo ao capital intelectual.
 
A respeito dessas asserções, assinale a única opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
Você acertou!
Gabarito: Aula 1 - Tema 5
Comentário: A alternativa A está correta porque cita que ambas as asserções são verdadeiras e que a segunda complementa a segunda.
É verdadeiro que ambas as montadoras, Volkswagen e Volvo são referencias em qualidade de produção e de gestão em seus segmentos de atuação. Além disso, ambas investem em tecnologia da informação e da comunicação, da área fabril e até de capital humano. 
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Gestão Estratégica
Analise as afirmativas e a relação proposta entre elas:
 
I - Os gestores Estratégico Eduardo e Mônica idealizaram um novo processo de aproveitamento de energia solar. Pesquisas de mercado e análises consistentes demonstraram que a ideia é inovadora. Constatou-se, porém, que ela não representa uma oportunidade.
Porque 
 
II - Não há demanda para o produto, e as análises financeiras do plano de negócios demonstraram poucas chances de retorno, demonstrando que não há potencial para investimento de longo prazo para o negócio.
A respeito destas frases, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda verdadeira
	
	B
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	C
	as duas afirmações são falsas
	
	D
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda contraria a primeira
	
	E
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Você acertou!
Produtos e tecnologias que visem economia e redução de consumo de energia, possuem características de inovação, podendo ser classificadas desta forma, porém isso não significa que as mesmas sejam viáveis e portanto boas oportunidades de negócios, a tecnologia pode ser muito cara para o momento atual, fazendo com que poucos tenham acesso a mesma e desta forma acabe inviabilizada (Aula 02, tema 07).
Questão 4/5 - Gestão de Produção e Operações
A revolução industrial alterou drasticamente a forma de produção de artesanal para industrial. Além disso, houve transformações também nas relações de trabalho dos indivíduos (criou o conceito de colaborador x patrão) e também alterou significativamente a maneira de viver da sociedade.
A partir dessa colocação, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa que apresenta as sentenças verdadeiras.
 
I \u2013 Na fase da produção industrial os artesãos levavam mais tempo para produzir um bem tangível porque o trabalho era único.
II \u2013 Na fase da produção industrial os colaboradores passaram a realizar uma tarefa única, perdendo a noção do todo.
III \u2013 Na fase da produção em manufatura, o cliente determinava todas as características do produto juntamente com o artesão.
IV \u2013 Na fase da produção artesanal, os artesãos começaram a se preocupar com a qualidade devido ao excesso de produtos ruins.
V \u2013 Na fase das grandes fábricas (pós-guerra), as empresas começaram a se espalhar pelo mundo buscando custos produtivos menores.
Nota: 20.0
	
	A
	II, III e V.
	
	B
	I e II.
	
	C
	III, IV e V.
	
	D
	II e V.
Você acertou!
Aula 1 - Tema 1
A sentença II é Verdadeira porque na fase da produção industrial buscou-se a especialização da mão de obra a qual foi conseguida com a divisão do trabalho em partes, onde cada colaborador era responsável apenas por uma dessas partes.
A sentença V é Verdadeira porque depois da revolução industrial, principalmente depois das grandes guerras as empresas começaram um processo de internacionalização de suas plantas nos países onde os custos eram menores.
	
	E
	IV e V.
Questão 5/5 - Gestão de Produção e Operações
O Taylorismo e o Fordismo são conceitos estudados nas disciplinas de gestão da produção e operações porque ambos contribuíram para a melhoria dos processos e ganhos de produtividade para as organizações. Sendo assim, analise as sentenças a seguir que versam sobre as colaborações desses dois modelos de gestão industrial. 
 
I \u2013 Taylor investiu nos estudos e experiências para reduzir os tempos de fabricação dos produtos.
II \u2013 Ford utilizou os conceitos de Taylor aliado a linha de montagem móvel e reduziu o tempo de finalização dos veículos.
III \u2013 Taylor acreditava que os colaboradores cumpriam suas obrigações de forma eficiente e de boa vontade.
IV \u2013 Taylor e Ford foram os precursores da utilização da administração científica em busca do aumento da produtividade. 
V \u2013 Ford considerava que o colaborador não precisava de especialização porque ele aprenderia a tarefa.
 
Estão corretas apenas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	III, IV e V.
	
	E
	I, II e IV.
Você acertou!
Aula 1 - Tema 3
Comentário: A alternativa E está correta porque cita as sentenças I, II e IV.
A sentença I está correta porque Taylor cronometrou as tarefas e estipulou tempos padrões para as mesmas.
A sentença II está correta porque Ford se beneficiou dos estudos de Taylor e os aplicou em sua linha de montagem.
A sentença IV está correta porque ambos desenvolveram estudos e experiências e se beneficiaram dos resultados atingidos.