Buscar

Aula - Órgãos linfóides (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Órgãos linfóides
Profa. Nicole Moreira Farrapo
Medula Óssea
		A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.
		A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. 	É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos). Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. 
TIMO
		Localizado no tórax, sobre o coração e grandes vasos. Órgão bilobado, divide-se em córtex (zona periférica rica em linfócitos em proliferação e medula (região interna).
		Ao longo da vida, o timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos, o que acarreta na diminuição da produção de linfócitos T.
 
 Timo
Timo
		Microambiente necessário para maturação de células T, diferenciação com indução de marcadores específicos.
		Processo de maturação ocorre sob influência de fatores hormonais do epitélio do timo que atraem linfócitos imaturos da M. O.
		Mecanismo de morte celular programada – apoptose.
Baço
	Maior órgão linfóide humano, localizado no lado esquerdo do abdome, atrás do estômago, cujas funções são: 
	- filtração, fagocitose
	- fornecimento de linfócitos imunocompetentes (T e B) 
	- produção de anticorpos
Baço
		O baço controla, armazena e destrói células sanguíneas. 
		Funciona como dois órgãos: a polpa branca faz parte do sistema de defesa (sistema imune) e a polpa vermelha remove os materiais inúteis do sangue (p.ex., hemácias defeituosas). 
		Certos leucócitos (linfócitos) produzem anticorpos protetores e têm um papel importante no combate às infecções. A polpa vermelha contém outros leucócitos (fagócitos) que ingerem o material indesejável (p.ex., bactérias ou células defeituosas) do sangue circulante.
Baço
		A polpa vermelha controla os eritrócitos, determina quais são anormais ou velhos demais ou lesados e não funcionam adequadamente, e os destrói. Consequentemente, a polpa vermelha é algumas vezes denominada cemitério de eritrócitos. A polpa vermelha também serve como depósito de elementos do sangue, especialmente de leucócitos e plaquetas.
Baço
		Quando é realizada uma esplenectomia (remoção cirúrgica do baço), o corpo diminui sua capacidade de produzir anticorpos protetores e de remover bactérias indesejáveis do sangue. 
		Consequentemente, a capacidade do corpo de combater as infecções é reduzida. Após um breve período, outros órgãos (principalmente o fígado) aumentam sua capacidade de combate às infecções para compensar essa perda e, por essa razão, o risco de infecção não dura toda a vida.
Baço
Linfonodos
		Os linfonodos ou gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática, uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático. Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos.
Linfonodos
		A linfa, em seu caminho para o coração, circula pelo interior desses gânglios, onde é filtrada. Partículas como vírus, bactérias e resíduos celulares são fagocitadas pelos linfócitos e macrófagos existentes nos linfonodos.
		Quando o corpo é invadido por microorganismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os linfonodos incham, formando as ínguas. 
		É possível, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de linfonodos inchados
Malt (Tecido linfóide associado à mucosa)
		O tecido linfóide associado à mucosa (MALT) é um sistema difuso de pequenas concentrações de tecido linfóide encontrado em várias partes do corpo, como no trato gastrointestinal, tireóide, seios, pulmão, glândula salivar, olho, e pele.
		É composto principalmente por linfócitos T, que estão situados em regiões propícias ao contato com antígenos que entram na mucosa do epitélio intestinal.
Componentes 
		Os componentes do MALT muitas vezes são divididos nas seguintes categorias:
		GALT: tecido linfóide associado ao trato gastrointestinal. Possui as placas de Peyer no duodeno.
		BALT: tecido linfóide associado aos brônquios
		NALT: tecido linfóide associado ao nariz
		SALT: tecido linfóide associado à pele
		VALT: tecido linfóide associado aos vasos sangüíneos
		CALT: tecido linfóide associado ao olho
Malt (Tecido linfóide associado à mucosa)
		Funções: defesa nas superfícies mucosas do hospedeiro, ajudado por fatores não imunológicos como flora bacteriana, suco gástrico, etc.
		Proteção do sistema imune,impedindo a entrada de antígenos de mucosa.
	Placas de Peyer: São agregados de linfócitos cercado por regiões de linfócitos T e macrófagos apresentadores de antígenos.
	Amígdalas: Arquitetura similar aos linfonodos, possuem criptas profundas no epitélio que facilitam a captura do antígeno

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais