Buscar

AD1 Cultura Brasileira ingrid 2018.1 mandar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período – 2018/1º
Disciplina: Cultura Brasileira
Coordenador: Maria Amália
Aluno: Ingrid Kimberlly Soares Aguiar Matrícula:17117130046
Texto da resenha. Livro de Cultura Brasileira, vol.1, aulas 1 a 6, pp.8-192.
 Maria Amélia Silva Alves de Oliveira. 
Fernanda da Silva Figueira Rodrigues.
Ingrid Almeida de Barros Pena.
Izabel Cristina Augusto de Souza Faria. 
Resenha crítica.
Vemos que o brasil é formado por várias etnias, foram gerados por descendentes indígenas, africanas e europeias. O brasil é uma mistura de raça, isso o torna um país rico e cheio de culturas e religiões fornecendo uma grande área no turismo, a cultura brasileira é rica por essa grande nação que foi feita através de muita luta, veremos um pouco da história ao longo do tempo até os dias de hoje.
A obra de Alfred Kroeber (1952) graduado em antropologia, nos trouxe uma grande descoberta sobre a cultura e suas variedades, trazendo o vocabulário para fazer parte do nosso cotidiano. com base no estudo do antropólogo kroeber aumentou o objetivo da literatura, na filosofia e na história, buscando definições e variações culturais, visando a compreender o estudo do “homem e da sociedade humana” em busca de hábitos, costumes, culinária e religião. vendo uma grande diversidade engloba as diferenças culturais, o trabalho de alfred kroeber nos oferece uma grande visão e a abordagem de sintetizar a cultura valoriza e nos dá ainda mais curiosidade no que veremos.
Mas o pensamento do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, afirma que a cultura se faz através da primeira regra ou norma que se aplica a alguém. Sua teoria é bem eficaz, pois através de uma regra a cultura se torna presente em cada estado e países que adquiriu esse pensamento sobre a teoria da origem da cultura. A inúmeras caraterísticas da cultura, que são passadas para cada membro da família pelo seus ancestrais. 
A cada descoberta dos antropólogos passa a ser componentes que compõem os estudos dos elementos culturais, uma boa parte para suas principais descobertas em seu trabalho, ainda nos dias de hoje descobrimos ou aprendemos sobre uma nova cultura, como por exemplo a musical, as músicas de hoje comparada há de 10 anos atrás não tem traços e nem semelhanças, pois , cada ano que se passa as músicas tem mais e novos ritmos que adquirimos através dos anos e com a sociedade. Deste modo ao compararmos esses dois universos musicais distintos não podemos considerar superioridade de uma cultura sobre a outra.
As diversidades culturais que existe entre uma pessoa a outra, como a linguagem, danças, vestes e tradições, vemos que a cada religião eles tem sua forma de interagir com o ambiente. Pude ver que o antropólogo polonês Bronislaw Malinowski tem uma teoria cientifica da cultura, definiu que a cultura é a necessidade básica do homem como sua alimentação, defesa e habitação. embora ele acreditasse que a necessidade inerente a participarem de grupos criando uma identidade cultural e uma igualdade como ser humano, bronislaw com sua teoria do funcionalismo que o indivíduo sente a necessidade de as satisfaze-las, criando instituições organizadas a atender as necessidades culturais.
Os universais da cultura, com ritos de passagem no nascimento ou na morte, os ritos de passagem celebram a vida e a morte que marcam mudanças de status da pessoa no seio da comunidade. Cada religião tem seus ritos, sendo eles parecidos com outras religiões ou não, o antropólogo alemão Arnold Van Gennep que o popularizou no século xx, com o passar do tempo surgiram novos desenvolvimentos e outras teorias por Mary Douglas e Victor Tuner no ano de 1960, os ritos de passagem são realizados por várias situações de celebração- desde rituais místicos ou religiosos como nascimento(batizado) levando sua iniciação de passagem nessa cerimonia, sua aceitação na sociedade. Outras cerimonias se dava início na primeira menstruação da mulher, marcando o período fértil que já está apta a se preparar para casar, já os homens a cerimonia se realiza no momento em que fazia a caça e o primeiro abate do animal, esses dois rituais estão ligados pelo primeiro derramamento de sangue. Variedades de cerimonia são marcadas ainda na fase adulta, o casamento é um deles, os ritos fúnebres eram a ultima passagem para o reino dos mortos que o garantia o retorno futuro para de volta a vida.
No entanto, essas cerimonias algumas foram abandonadas e novas surgiram e cada indivíduo acaba assumindo uma identidade na cultura e se torna uma nova pessoa, vemos que em toda cultura tem seus costumes na alimentação, se tornando diferente de cada um. Uns membros da cultura comem senados na mesa, outros individualmente e outras a alimentação começa dos mais velhos aos mais novos, se tornando uma regra a cada seguidora da cultura, tanto seus hábitos gastronômicos, a arte está presente na vida humana. Os universais da cultura se materializam nos valores tais como a harmonia, beleza e equilíbrios levando emoções a cada ser humano. a cultura surge mitologias do pensamento míticos que contam lendas folclóricas, fenômenos naturais e sobrenaturais como por exemplo a história do “Saci Pererê” que se originou entre as tribos indígenas no brasil, um menino de uma perna só, que usava um gorro vermelho de cachimbo na boca e que faz travessuras com crianças e animais. Temos base da cultura através dos povos indígenas que tinham seus rituais sagrados no território brasileiro que suas tradições são parte da história, tempos há traz tiveram mudanças através da colonização europeia que trouxe novos conceitos do relativismo cultural, os forçando a seguirem a denominação europeia “O Catolicismo”.
Bem depois da colonização, os europeus foram crescendo e buscado novas expansões comerciais que resultou na exploração do trabalho escravo, usando os povos de tribo indígenas. Essa expansão levou os europeus a quererem ir mais além com suas rotas marítimas no século XV que resultou no tráfico de africanos para o brasil, eles se acharam no poder de usar pessoas negras de outro país para serem seus e fazerem trabalhar em construções e em fazendas de cana de açúcar, essa realização de comércio de pessoas erem marcados a ferro quente e acorrentados para serem transportados para o brasil, esse tipo de transporte ficou conhecido como “ Navio Negreiro’. Na época o campo de açucareira era um dos grandes ramos de venda, os trabalhadores livres que tinham suas plantações acabavam precisando da autorização dos senhores do engenho que lhe sediam o espaço para a moagem da cana de açúcar, além das grandes produções de açúcar, as minas de metal, diamantes e ouro no estado de minas gerais cresciam abundantemente.
A população de grande poder enviava seus filhos para estudarem nas universidades europeias, as grandes descobertas de ouro e diamantes trouxe muitos produtores para as minas, estes homens acabavam mantendo relações sexuais com as escravas, que nasciam os “Mulatos” livres ou não. Entre as minas de ouro, o café foi um grande salto introduzido no brasil e se tornou um império econômico e com grandes exportações para o mercado externo.

Outros materiais