Buscar

MULHERES DO ESPORTE BRASILEIRO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AS MULHERES E OS NEGROS NOS ESPORTES
ESPORTE - é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. (BARBANTI 2006, p. 57). 
 
 
A muitos anos atrás as mulheres eram sustentadas por seus maridos e a sua função era apenas cuidar dos filhos e da casa.
Eram proibidas de participar dos Jogos Olímpicos como atletas e como espectadoras.
 
MULHERES
 NO 
ESPORTE
A participação feminina foi admitida formalmente em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris, em que 19 mulheres competiram em dois esportes – o golfe e o tênis.
(OLYMPIC, 2003).
No automobilismo, atualmente o piloto mais disputado pela imprensa e pelos patrocinadores chama-se Donica Patrick. 
No Brasil, em especial no futebol o Araguari Atlético Clube é considerado o primeiro clube brasileiro a formar um time feminino, que em meados de 1958, selecionou 22 meninas para um jogo beneficente em dezembro deste mesmo ano.
 
CURIOSIDADES 
Em termo de “torcedor”, as mulheres iam aos campos e estádios de futebol futebol no início do século XX. Suas vestimentas eram vestidos, luvas e chapéus.
 
 O ESPORTE DESIGNADO AO SEXO FEMININO É POUCO INCENTIVADO PELAS AUTORIDADES.
Temos como exemplo na cidade de Umuarama, estado do Paraná, onde o time feminino considerado o melhor do estado, ganhador de muitos títulos estaduais e federais, com atletas convocadas pela Seleção Brasileira de Handebol, tiveram que retornar as suas casas por falta de incentivo do poder político onde o time acabou sendo desfeito. 
 
MULHERES DO ESPORTE BRASILEIRO
 
Aída dos Santos Foi a primeira mulher brasileira a disputar uma final olímpica. Ficou em quarto lugar no salto em altura na competição de Tóquio, em 1964. Era a única mulher da delegação do Brasil nessa edição dos Jogos.
 
 
 
Asaléa de Campos Foi a primeira mulher árbitro de futebol reconhecida no mundo. Ela cursou a escola de árbitros da Federação Mineira de Futebol, em 1967. Mas só em 1971 que o diploma dela foi reconhecido pela FIFA.
Jacqueline e Sandra Entraram para a história ao conquistar o primeiro ouro feminino do Brasil no torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos. O feito ocorreu em Atlanta (EUA), em 1996.
 
Hortência
Participou da conquista do mundial de basquete de 1994. Também ganhou uma medalha de prata nas Olimpíadas de 1996. A jogadora entrou para o Hall da Fama do esporte em 2005. Foi a primeira brasileira a receber a honra.
 
Maria Elizabete Jorge (levantamento de peso)
Foi a primeira mulher brasileira a disputar o torneio olímpico de levantamento de peso (Sydney, em 2000). No mesmo ano, assumiu o treinamento do time masculino.
 
Maria Ester Bueno Um dos grandes nomes do tênis brasileiro. Conquistou 600 títulos em 21 anos de carreira.
 
Paula (basquete)
Companheira de Hortência no time campeão do mundo de 1994 e medalha de prata nas Olimpíadas de 1996, passou a ser chamada de "Magic Paula" por seu desempenho nas quadras de basquete. O apelido faz referência a Magic Johnson, um dos mais importantes jogadores de basquete norte-americanos da história do esporte.
 
Maria Lenk A nadadora foi a primeira mulher sul-americana a competir em uma Olimpíada. Ela estava na delegação que participou das provas realizadas em Los Angeles (EUA) em 1932.Competiu até seus 92 anos de idade.
 
Marta Vieira da Silva Já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens
 
 
NEGROS 
E O 
ESPORTE
 
 Assinada no dia 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel, a Lei Áurea veio com o intuito de libertar os negros da tão dolorosa e injusta vida de escravo, mas não foi assim que aconteceu. A sociedade já estava com o seu conceito formado, a cor da pele era a marca, aquilo que os diferenciava.
O futebol é a maior expressão cultural do Brasil. Somos um país futebolístico e futebolizado (MURAD, 1996).
Atualmente, se for perguntado a qualquer pessoa no planeta quais foram os maiores jogadores da história do futebol no mundo, é bastante provável que figuras como Pelé, Didi, Garrincha, Leônidas da Silva, Romário e Arthur Friedenreich sejam citados, todos eles de origem negra e pobre.
 
 Para um negro pobre, com poucas oportunidades, o futebol, muitas vezes, apresenta-se como um importante caminho de invenção de mercado para ascensão social. 
(SOUTO OLIVEIRA, 1999).
Décadas após essa inserção do negro, ainda podemos presenciar muitas cenas de racismo dentro e fora de campo contra os jogadores. A ausência de inteligência e a falta de respeito ao próximo fazem pessoas criminosas. Crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
 
 
NEGROS DO ESPORTE BRASILEIRO
Daiane dos Santos Além de conquistar ouro no Mundial de Ginástica Olímpica de 2004 (solo), colocou seu nome no quadro de pontuação da federação internacional ao executar um movimento inédito.
 
Anderson da Silva conquistou 17 vitórias seguidas e 10 defesas de título consecutivas e é até hoje o dono da maior sequência de vitórias e de títulos de defesa na história do UFC. Considerado o melhor lutador da história pelo presidente do UFC	
 
Janeth dos Santos Arcain - Ela é a terceira maior pontuadora da história da seleção, tendo anotado 2.247 pontos em 138 jogos oficiais. A ala foi vice-campeã do Pan-Americano.
 
Jadel Gregório quebrou o recorde sul-americano e brasileiro do salto triplo, conseguindo a marca de 17,90 metros.
PELÉ - Maior artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira e é o único futebolista a ter feito parte de três equipes campeãs de Copa do Mundo.
Hélia Souza: Fofão - esteve presente em cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos. É a atleta mais vitoriosa do vôlei brasileiro pois, além de ter sido campeã olímpica em 2008, foi medalhista de bronze em 1996 e 2000.
 
Robson Caetano - Teve uma série de três vitórias na Copa do Mundo (1985, 1989 e 1992) nos 200 metros. Bateu dois recordes sul-americanos nos 100 metros e cinco nos 200 m. Em 1989, ele terminou classificado como número um do mundo, com um tempo de 19’96’’ nos 200 m.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais