Buscar

ASPECTOS HISTÓRICOS DAS OLIMPÍADAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ASPECTOS HISTÓRICOS DAS OLIMPÍADAS
 
1
 
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre os aspectos históricos das olimpíadas, falando brevemente como aconteceu a primeira olimpíada, as modalidades esportivas que eram praticadas, o que mudou e o que permaneceu e as curiosidades.
 
Temos hoje, o privilégio de presenciar um maravilhoso espetáculo esportivo, onde milhares de atletas se reúnem a cada quatro anos e representam seus países no maior evento esportivo do planeta. 
Com a mídia podemos acompanhar em tempo real cada salto, chute, arremesso, lançamento, giro, etc. O mundo se surpreende com a capacidade do ser humano de fazer aquilo que parece impossível. 
 
Tudo começou em 776 a.C no Vale Sagrado de Olímpia em culto a Zeus, considerado pai dos deuses e dos homens, com uma corrida de 192 metros.
 
Assim como hoje eram realizadas de quatro em quatro anos e em dia de olimpíada quem reinava era a paz.
Após alguns anos foram acrescentadas algumas modalidades como corridas com maior distâncias a luta e o pentatlon. 
 
Nos Jogos antigos participavam somente homens livres que falavam grego, e às mulheres era proibido intervir.
Tempos depois, surgiram competições de corrida para mulheres: as mais famosas eram as realizadas no Estádio Olímpico em homenagem à deusa Hera.
 
As premiações, não eram feitas com medalhas e sim eram colocada na cabeça do vencedor uma guirlanda feita com ramos de oliveira. 
No retorno após a disputa, os atletas vitoriosos tinham uma recepção de heróis, com desfile pelas ruas. Também eram recompensados com dinheiro, presentes, ou isenção de impostos, entre muitos outros benefícios.
 
Um dos espetáculos mais célebres dos Jogos foram as corridas de biga.
 
PANCRÁCIO - significa “cerco total” ou “poderes totais”. 
 
Romanos invadem a Grécia, 394, última Olimpíada da Antiguidade. pois o Imperador Romano Teodósio I proibiu que as olimpíadas acontecessem, ela a considerava um espetáculo pagão.
Na Era Moderna Pierre de Coubetin, em propôs realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirados naqueles realizados na Grécia. O congresso realizado levou a constituição do Comitê Olímpico Internacional, que decidiram que a retomada dos jogos aconteceria em Atenas, na Grécia e seriam realizados de quatro em quatro anos tal como na antiguidade. 	
 
Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. 
 
Apesar do sucesso dos primeiros jogos, o Movimento Olímpico enfrentaria tempos difíceis, com os Jogos Olímpico de 1900 e de 1904 a serem completamente obscurecidos pelas exposições mundiais em que foram integrados, e passando completamente despercebidos.
A situação melhorou com a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 1906 que, utilizando o pretexto de comemorar os 10 anos da primeira edição, serviram para limpar a imagem e promover os Jogos como um evento internacional por excelência.
 
Em 1916, Olimpíadas suspensas, a Primeira Guerra Mundial, que parou o mundo entre os anos de 1914 e 1918. Em 1920, na Bélgica, os jogos tentavam recuperar seu brilho. 
 
Guilherme Paraense - medalha de ouro no tiro ao alvo.
 
A Segunda Guerra Mundial, que aconteceu de 1939 a 1945, impediu a realização das Olimpíadas de 1940 e 1944. Mas, a partir de 1948, os Jogos Olímpicos voltaram a ser disputados e nunca mais foram suspensos.
 
ALGUNS FATOS IMPORTANTES NAS OLIMPÍADAS
 
Jogos de Paris de 1900: as mulheres participam pela primeira vez, nas competições de críquete.
 
Jogos de St. Louis de 1904: as medalhas de ouro, prata e bronze passam a ser dadas aos primeiros, segundos e terceiros lugares, respectivamente.
 
Jogos de Estocolmo de 1912: são usados contadores automáticos para os eventos de pista, e pela primeira vez atletas dos cinco continentes participam da mesma edição dos Jogos Olímpicos.
 
Jogos de Los Angeles de 1932: origem do formato dos Jogos de hoje, cujo período varia entre 15 e 18 dias. Os atletas ficam todos alojados em um mesmo lugar, na Vila Olímpica, e a bandeira do vencedor é hasteada durante a cerimônia de premiação.
 
Jogos de Melbourne/Estocolmo de 1956: primeiros Jogos a acontecerem no hemisfério sul. Melbourne ganhou o direito de sediar os Jogos, mas as leis de quarentena australianas eram tão severas que não permitiam a entrada de cavalos estrangeiros, desta maneira, os eventos de hipismo tiveram que ocorrer em Estocolmo.
 
Jogos de Atenas de 2004: as mulheres estreiam nas competições de luta e sabre (esgrima).
 
Brasil 2016 - Os jogos serão realizados do dia 5 a 21 de agosto e receberá aproximadamente 10500 atletas de 204 países. Serão disputadas 306 provas com medalhas sendo elas 136 femininas, 9 mistas e 161 masculinas. 
 
CURIOSIDADES
 
O primeiro atleta campeão olímpico foi Corebos, da Élida, que disputou a primeira corrida no ano de 776 a.C.
 Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1908) que os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura. Antes de 1908, os atletas entravam e saíam do estádio sem qualquer organização.
As Olimpíadas de Londres de 1908 foram foram as mais longas da história. Elas tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro.
O juramento olímpico dito na cerimônia de abertura por todos os atletas e juízes foi escrito por Pierre de Coubertin. Em 1920, o trecho do discurso que dizia “honrar nosso país” foi substituído por “honrar nossa equipe” com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas.
 
 
O revezamento que leva a tocha olímpica de Atenas até a sede dos jogos foi ideia do alemão Theodore Lewald, membro do Comitê Olímpico Internacional, em 1936. Na antiga Olímpia, um fogo permanente queimava diante de Héstia, a deusa do coração e da chama sagrada. O fogo tinha significado divino.
Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1948) que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas, antes nos esportes aquáticos os atletas eram obrigados a nadar em rios e lagos pois não tinha piscina.
Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta.
 
Também em Tóquio, os Jogos Olímpicos de 1964 foram os primeiros a serem transmitidos via satélite pela televisão.
Em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas israelenses. 
Em 1980, os Estados Unidos boicotaram os Jogos de Moscou, em protesto à invasão do Afeganistão. A revanche viria quatro anos depois, com os soviéticos ausentes em Los Angeles.
A primeira visita da tocha olímpica ao Brasil ocorreu em 13 de junho de 2004. Essa foi também a primeira vez em que a chama passou pela América Latina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais