JOGOS E BRINCADEIRAS SIMULADOS
3 pág.

JOGOS E BRINCADEIRAS SIMULADOS


DisciplinaJogos e Brincadeiras497 materiais7.990 seguidores
Pré-visualização1 página
JOGOS E BRINCADEIRAS
SIMULADOS
01- De acordo com os estudos de Le Boulch abordados no livro-base Jogos e Brincadeiras: Pluralidade interventivas, assinale a alternativa correta a respeito do conteúdo de \u201ccoordenação Global\u201d. 
A. Refere-se a movimentos dos globos oculares
B. Refere-se a coordenação de todas as partes do corpo em relação à intencionalidade do movimento.
C. Refere-se ao movimento da coluna vertebral.
D. Refere-se a sincronia entre os membros superiores e inferiores
E. Refere-se à relação harmoniosa entre a ação músculo-esquelética e a respiração. 
02- Um importante estudioso do desenvolvimento humano foi Piaget, que elaborou sua teoria a partir da observação das próprias filhas. Assinale, considerando os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: Pluralidade interventivas, a alternativa que menciona corretamente em quais estruturas a análise de Piaget se aprofundou e a que dimensão do desenvolvimento humano elas correspondem:
A. Estruturas neuronais, desenvolvimento cerebral 
B. Estruturas músculo-esqueléticas, desenvolvimento motor
C. Estruturas emocionais, desenvolvimento afetivo
D. Estruturas vitais, desenvolvimento Holístico. 
E. Estruturas mentais, desenvolvimento cognitivo. 
03 \u2013 Considerando essas informações e os conteúdos do livro\u2013base Jogos e Brincadeiras: Pluralidade interventivas, a respeito dos brinquedos e das brincadeiras, analise as afirmativas a seguir: Assinalando V para Verdadeiras e F para Falsas:
( ) A criança deve aprender a brincar sozinha, antes de interagir com os outros. 
( ) A descoberta das formas de uso dos brinquedos se dá na interação com eles. 
( ) É essencial atentar para alguns aspectos dos brinquedos, como a durabilidade, a adequação, a segurança, o atendimento à diversidade racial e o respeito as crianças às diferenças de gênero, entre outros. 
( ) Deve-se dar preferência a brinquedos artesanais, em detrimento dos brinquedos industriais. 
A. F-F-V-V B. F-V-V-F C. V-F-F-V D. F-V-F-V E. V-F-V-F
04 \u2013 João Batista Freire é um importante estudioso da educação física no Brasil. Entre suas várias reflexões, estão aquelas sobre o \u201cconfinamento dos corpos\u201d, em que ele denuncia o que ele chama de \u201cmetodologia do traseiro\u201d, que é o confinamento das pessoas em salas de aulas cheias e apertadas, nas quais devem ficar imóveis. Considerando essas informações e os conteúdos do livro\u2013base Jogos e Brincadeiras: Pluralidade interventivas considere as afirmativas a seguir a respeito das criticas propostas por esse autor. 
I. Esses métodos de confinamento propiciam um controle do corpo.
II. Esses métodos propiciam um controle das idéias e sentimentos
III. Depois de anos sentadas, as crianças ficam disciplinadas e têm plenas condições de fazerem o que quiser, inclusive se levantar. 
A. I B. I e II C. I e III D. II e III E. II
05 \u2013 A década de 1980 foi um marco no desenvolvimento da educação e, conseqüentemente, da educação física no Brasil. De acordo com os conteúdos abordados no livro Jogos e brincadeiras: Pluralidade interventivas, é correto afirmar que:
A. O fim da ditadura militar enfraqueceu as instituições esportivas no pais, que tinham como seu centro organizador o exercito, congelando os debates sobre a educação física. 
B. As indefinições que precedem a aprovação da nova Constituição da Republica estagnaram a expansão das universidades e dos programas de pós-graduação
C. As mudanças políticas e sociais no momento intensificaram a produção e o debate acadêmico, impulsionando o surgimento de novos discursos e ampliando os programas de pós-graduações. 
D. Com a queda do mudo de Berlim, muitos intelectuais Brasileiros foram para A Alemanha aprofundar seus estudos, esvaziando, por isso, os debates nacionais. 
E. A abertura política possibilitou um aumento dos debates no âmbito partidário e dos movimentos sociais, o que enfraqueceu o papel da Universidade no debate educacional. 
06 \u2013 Uma das abordagem sobre as brincadeiras de que se lança a mão no livro-base Jogos e brincadeiras: Pluralidade interventivas é a Referencial Curricular Nacional para a Educação Física Infantil, que traz uma tentativa de organizar e classificar as brincadeiras. Considerando o conteúdo deste documento análise as afirmativas a seguir assinalando V para verdadeiras e F para falsas. 
( ) A divisão analítica do RCN esta baseado nas diferentes experiências e nos tipos de materiais utilizados 
( ) A classificação mais geral diz respeito as brincadeiras de faz-de-contas, de materiais de construção e brincadeiras com regras.
( ) Entre os tipos de atividades, estão incluídas as mudanças de percepção resultante do movimento das crianças, assim como as questões das linguagens oral e gestual, que contribuem para a organização e para as brincadeiras. 
( ) Não estão incluídas brincadeiras com regras na educação infantil, uma vez que esse tipo de atividade não é adequada para essa faixa etária
A. V-V-V-F B. V-V-F-V C. F-V-V-V D. V-F-V-V E. V-F-F-F 
07 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro\u2013base Jogos e Brincadeiras: Pluralidade interventivas analise as afirmativas sobre os jogos inclusivos, assinalando V para verdadeira e F para falsas.
( ) Nos jogos inclusivos o professor deverá, criar estratégias e condições que possibilitem a participação a todos
( ) Nos jogos inclusivos a separação por gênero facilita o envolvimento e participação do grupo
( ) Nos jogos inclusivos devem-se trabalhar para despertar a consciência de cooperação ludicidade e socialização nos indivíduos. 
( ) Nos jogos inclusivos a seleção por condições técnicas tendem a auxiliar o processo socialização dos educandos 
A. F-V-F-V B. V-V-F-F C. F-F-V-V D. V-F-V-F E. V-F-F-V
08 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro\u2013base Jogos e Brincadeiras: Pluralidade interventivas, assinale a afirmativa que corresponde à escolha adequada de brinquedos para as praticas nos jogos inclusivos 
A. Brinquedos que dificultem a participação igualitária na sua utilização 
B. Brinquedos que facilitem o acesso, quebrando barreiras evitando discriminação
C. É necessário perceber que todos os brinquedos tem o mesmo nível de acessibilidade
D. O domínio e a habilidade das crianças de inclusão são os mesmos portanto a escolha não difere 
E. O mais importante e simplesmente o interesse da criança pelo brinquedo