Buscar

Resenha 2 Turismo e Sociedade 2018.1ºRobertasoaresdasilvadossantos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
 
RESENHA 2 – R2 
Período - 2018/1º 
Disciplina: Turismo e Sociedade 
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça 
Aluno (a): Roberta Soares da Silva dos Santos Matrícula: 18116100019 
Processos de Turisficação: Dinâmica de inclusão e exclusão de comunidades locais.
APRESENTAÇÃO
Trabalho apresentado ao GT “Epistemologia e Pesquisa” do IV Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL-Caxias do Sul ,7 e8 de julho de 2006.
Yara Silvia Marques de Melo Yssa -Aluna do programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi-Bacharel em Turismo pela Universidade Paulista- Pós-graduada em Turismo Ambiental (lato sensu) pelo Senac -Pós-graduada em Turismo Ambiental e Cultural: Planejamento e Gestão pelo Centro Universitário Ibero Americano – Docente da UNIP, UNIB e Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein-Escola Técnica.
Ada de Freitas Maneti Dencker -
Doutora com Tese em Ensino e Pesquisa em Turismo – Mestre com Dissertação sobre Pesquisa em Comunicação pela ECA/USP – Socióloga pela PUC/SP – Professora do Mestrado em Hospitalidade, da Especialização em Gestão de Serviços em Hospitalidade e da Graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Autora de diversos livros na área de ensino, pesquisa, turismo e hospitalidade. Endereço eletrônico: adadencker@anhembr.br
SINTESE 
Nesta obra temos os conceitos básicos sobre Inclusão e Exclusão Social, Processo de Turisficação, Hospitalidade e Planejamento turístico. Todo processo de Turisficação se dá pelo planejamento turístico onde transformações ocorrem em forma de organização e realização, se concretiza desde a saída do turista quanto na localidade visitada, as pessoas precisam se deslocar de sua residência habitual para um local escolhido e assim permanecer por um tempo para se caracterizar o turismo.
Neste processo de Turisficação pode ocorrer Inclusão e Exclusão dos residentes locais podendo despertar conflitos, pois se buscam profissionais de outras regiões em vez de treinar, preparar e qualificar os residentes. Não acontecendo uma boa hospitalidade por parte dos residentes, possibilitando o não cumprimento as características de receber e acolher bem o turista (em todos os sentidos). O processo de Turisficação no município de Paraitinga mostrou que é possível incluir seus residentes desempenhando-se em processos de treinamento e capacitação assumindo um caráter estimulador do dinamismo econômico local, promovendo a complementariedade de atividades em diferentes setores econômicos gerando transformações de suas estruturas produtivas.
AVALIAÇÃO DA OBRA
	Pela visão do autor desta obra, o processo de Turisficação surge de condições subjetivas e objetivas, na qual a base está na recepção, na troca e interação entre turista e residentes. Porém pode ocorrer conflitos que partem da exclusão dos residentes locais, neste processo os tornam estranhos em sua própria residência.
O fato que este processo de Turisficação pode sim ser uma forma de inclusão dos residentes, basta que venha de forma de inovar o destino e todo o conjunto que o cerca, treinando, capacitando e aproveitando a mão de obra na construção das infraestruturas, na valorização cultural e histórica. Despertando entre os residentes o verdadeiro sentido do termo “hospitalidade” (acolher bem sobre todos os sentidos).
Esta obra apresenta conceitos de forma objetiva e inovadora para o planejamento e gestão turística. O fato que em vez de criar soluções para corrigir os possíveis conflitos torna os profissionais da área do turismo tendo um olhar inovador e reflexivo para que não ocorra os conflitos.
Roberta Soares da Silva dos Santos
1ºperiodo do curso de Turismo
Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro-UNIRIO
Consórcio CEDERJ POLO CAMPO GRANDE RJ

Outros materiais