Buscar

GESTÃO ECONOMICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO
CONTROLADORIA
PROFA. JOYCE
GESTÃO EMPRESARIAL
ETIMOLOGIA DA PALAVRA GESTÃO – deriva do latim Gestione, que significa gerir, administrar, portanto gestão e administração são sinônimos. 
CONCEITO – Gerir é fazer as coisas acontecerem. É conduzir a organização para seus objetivos.
MODELO DE GESTÃO – É o conjunto de princípios estabelecidos pela alta administração, de como a empresa deve ser gerida. 
É a representação abstrata, por meio de idéias, valores e crenças, expressas ou não por meio de normas e regras que orientam o processo administrativo da empresa. 
PRINCÍPIOS ORGANIZACIONAIS
Princípios organizacionais são regras que definem a estruturação, a divisão de trabalho e as relações de mando e subordinação.
Princípios de delegação de poder – são regras que definem a atribuição de tarefas e de poder para sua execução, inclusive a responsabilidade pelos resultados.
Princípios de avaliação de desempenho – são regras que estipulam como devem ser avaliados os desempenhos das áreas.
MODELO DE GESTÃO IDEAL
O modelo de gestão ideal deve ter um processo de gestão (planejamento, execução e controle) dinâmico, flexível e oportuno.
Adaptável às mudanças, com estilo participativo, voltado para a eficácia empresarial.
DIVISÃO DA GESTÃO EMPRESARIAL
Gestão operacional
Gestão Financeira
Gestão econômica
GESTÃO OPERACIONAL
Esta disseminada por todas as áreas de atividades da empresa, tais como: recursos humanos, produção, vendas, compra, finanças, manutenção, etc.
A ênfase da gestão operacional está ligada para a execução dos trabalhos, em busca de uma linha de produto/serviço da melhor forma possível.
GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira tem duas funções:
A aquisição de fundos de que a empresa precisa para operar.
A distribuição eficiente desses fundos entre os vários usos.
Enfatiza os problemas de caixa e liquidez da empresa, de forma a permitir a tomada de decisões em termos de programação financeira.
GESTÃO ECONÔMICA
Gestão econômica é o conjunto de decisões e ações orientado por resultados, mensurados segundo conceitos econômicos.
A gestão econômica consolida as demais, tendo em vista que todas as atividades em uma empresa devem estar voltadas para o resultado econômico da mesma.
Preocupa-se com o resultado econômico de todas as áreas da empresa, na busca da otimização do resultado global.
Nem sempre a maximização do resultado das partes contribui para a otimização do resultado da empresa. Esse equilíbrio é a busca da gestão econômica. 
GESTÃO ECONÔMICA
Eficácia – consiste na relação resultados pretendidos/resultados obtidos da atividade principal de uma empresa.
Vários são os componentes da eficácia – no curto prazo a eficiência, a produtividade e a satisfação são seus indicadores.
A eficiência está vinculada a forma certa de fazer as coisas e suas medidas são expressas em percentagens ou índices, como taxa de retorno sobre o ativos, índice de custo ou beneficio, etc.
GESTÃO ECONOMICA
A produtividade é o resultado da divisão da produção física obtida por um dos fatores empregados na produção. Ex. produção por número de empregados. 
A combinação das medidas de produtividade de cada fator deve explicar a produtividade global, evidenciando a contribuição de cada fator de forma individual.
GESTÃO ECONÔMICA
Satisfação consiste na geração de um inter-relacionamento que agrade a todos os agentes do ambiente interno e externo com os quais a empresa se relaciona.
Alguns indicadores da falta desta variável são as atitudes que os agentes tomam em relação à empresa: atrasos, absenteísmo por parte dos empregados, devoluções por parte dos clientes, não fornecimento de materiais por parte dos fornecedores, multas, reclamações de poluição ou destruição do meio ambiente, são atitudes que fatalmente levarão a empresa a diminuirão de seus resultados e como consequencia o comprometimento de. sua continuidade
GESTÃO ECONÔMICA
No médio prazo a adaptação e o desenvolvimento compõem os critérios da eficácia.
Adaptação refere-se à capacidade de percepção de mudanças, tanto no ambiente interno como no ambiente externo. A facilidade de adaptação é uma garantia de sobrevivência da entidade.
Desenvolvimento consiste no investimento na própria empresa, podendo dar-se por meio de treinamento de pessoal e do próprio crescimento físico e produtivo.
GESTÃO ECONÔMICA
A longo prazo as medidas de produtividade, eficiência, satisfação, adaptação e desenvolvimento indicarão a probabilidade de sobrevivência da empresa.
“A empresa é eficaz quando cumpre sua missão e garante sua continuidade. Para garantir sua continuidade, deve apresentar resultados positivos, os quais advirão de decisões que gerem eficiência, produtividade e satisfação.” (CATELLI)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais