Buscar

VALOR ECONÔMICO DA EMPRESA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VALOR ECONÔMICO DA EMPRESA
NOTA DE AULA N. 6
VALOR ECONÔMICO DA EMPRESA
VALOR ECONÔMICO DA EMPRESA
 	Os conceitos econômicos, que fundamentam a gestão econômica buscam atribuir a empresa, as suas partes ou a seus produtos, o valor correto e nunca os valores atrelados a princípios contábeis, normas ou regulamentos governamentais, porque muitas vezes bloqueiam dados valiosíssimos.
VALOR ECONÔMICO DA EMPRESA
Valor correto - quanto às pessoas físicas ou jurídicas estão dispostas a sacrificar para obter determinado bem.
O valor correto muda de pessoa para pessoa em função das necessidades de cada uma. Por ser um critério muito subjetivo, toma-se por base o valor de mercado a vista.
O valor do dinheiro no tempo, juros, não podem incorporar-se ao valor econômico do bem. O valor de mercado também chamado valor de troca serve de medida porque é consolidado em função da sociedade em que a empresa atua.
Todos os ativos de uma empresa representam para a mesma direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa. O valor econômico dos mesmos corresponde ao valor presente do fluxo de caixa futuro que deles se espera.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ATIVOS
Os critérios de avaliação de ativos que melhor representam o valor econômico deste, é o valor de realizável líquido e o custo de Reposição.
Valor realizável líquido – é o valor atribuído a um bem ou serviço destinado a venda deduzido os custos e incluindo o custo de oportunidade.
Custo de Reposição – o preço que se pagaria hoje para se obter o mesmo bem. No caso de não existir o custo de reposição no mercado, pela inexistência do bem equivalente, a forma de avaliação poderá ser o valor presente do fluxo de caixa futuro dos benefícios esperados desse bem.
Custo de oportunidade – é a contribuição máxima de que se abre mão, utilizando-se recursos limitados para determinado fim.
GOODWILL
Goodwill é o valor invisível da empresa que às vezes é mais significativo do que a parte visível e mesmo assim quase sempre é omitido nos relatórios gerados pelo sistema de informações contábeis nos quais os gestores se apóiam para tomar suas decisões.
Fazem parte do goodwill as seguintes variáveis:
Localização da empresa em relação ao mercado comprador ou fornecedor.
Qualidade dos produtos
Mercado feito (clientela)
Credibilidade da empresa no seu ambiente de relações (valores morais)
Responsabilidade social
Tecnologia (know how).
EXEMPLOS
Empresas cuja credibilidade está ligada ao nome de seu principal proprietário, com a morte deste, decai o valor da credibilidade havendo uma variação decrescente na riqueza da empresa.
A descontinuidade de uma organização poderá acarretar a descontinuidade de inúmeras outras menores que existem em função da primeira, causando inclusive empobrecimento da população da região.
Visão de responsabilidade social, tais como: ecologia, poluição e minorias raciais, gera satisfação à sociedade, garantindo sua continuidade. Esses aspectos de valores morais têm impacto no valor econômico.
Gastos que a empresa faz com seleção e treinamento de pessoal deve ser considerado como investimento. As pessoas não são propriedade da empresa, mais o seu saber representa um valor para a empresa. É o capital intelectual.
CONCLUSÃO
Variação da riqueza é a medida da eficácia da empresa, para que ela possa atingir seus objetivos primordiais que são: cumprir sua missão e manter sua continuidade.
A continuidade será mantida por meio da produtividade; eficiência; satisfação dos agentes com os quais ela se relaciona em seu ambiente interno e externo; adaptabilidade às mudanças de cenário e modelo de gestão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais