arquivo
5 pág.

arquivo


Disciplina<strong>proce</strong>1 materiais
Pré-visualização1 página
PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCT0752_EX_A1_201804048615_V1 
	15/08/2018 10:02:35 (Finalizada)
	Aluno(a): KATIA CILENE VIEIRA CUNHA
	2018.2 - F
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	201804048615
	 
	Ref.: 201804113136
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A proteção do acordo TRIPs - Trade Related Aspects of Intellectual Property Rights - ocorreu em qual período da evolução da propriedade intelectual:
		
	
	antigo
	 
	globalizado
	
	medieval
	
	mercantilista
	
	industrial
	
	 
	Ref.: 201804298947
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	É garantido no art. 5, XIV, Capítulo I, Dos Direitos Individuais e Coletivos, da CRFB, a inviolabilidade de qual direito não absoluto:
		
	 
	o direito a informação
	
	o direito penal
	
	o direito a informática
	
	o direito a proteção jurídica
	
	o direitos civil
	
	 
	Ref.: 201804113527
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, é a Cidadania
II) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, é a Religião
III) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, são os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção II está correta
	 
	as opções I e III estão corretas
	
	as opções I e III são falsas
	
	a opção III é falsa
	
	a opção I é falsa
	
	 
	Ref.: 201804113132
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quando da chegada da família Real portuguesa ao Brasil, qual o nome da iniciativa do governo que estabeleceu uma das primeiras proteções aos inventores:
		
	
	abertura dos portos
	
	Lei 8088
	 
	Alvará de 28 de abril de 1809
	 
	Decreto Lei 2428, de 1940
	
	medida provisória nº 06
	
	 
	Ref.: 201804113183
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Artigo 5º da Constituição Federal garante o direito à vida. Há exceção a esta garantia:
		
	
	em caso de crime culposo
	
	em caso de latrocínio
	
	em caso de crime hediondo
	
	em caso de crime doloso
	 
	em caso de aborto terapêutico
	
Explicação:
A questão nos remete ao direito constitucional do direito a vida, e seu não direito absoluto ¿ que nos remete a possibilidade de exceção; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada CF combinada com outra legislação estudada, o Código Penal: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Código Penal: Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: Aborto necessário (terapêutico) I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; Assim, a resposta correta é: em caso de aborto terapêutico.
	
	 
	Ref.: 201804113532
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, são garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à segurança e à propriedade
II) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido apenas aos brasileiros a inviolabilidade do direito à segurança
III) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido somente aos estrangeiros a inviolabilidade ao direito à segurança e à propriedade
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção II está correta
	
	a opção III está correta
	
	as opções II e III estão corretas
	 
	a opção I está correta
	
	a opção I é falsa
	
Explicação:
A questão nos remete a legislação estudada no conteúdo da disciplina, a Constituição Federal, em informações contidas no seu artigo 5º ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada e reproduzir o artigo, passando posteriormente a análise das afirmativas: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:¿ - Afirmativa I) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, são garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à segurança e à propriedade; afirmativa correta; afirmativa II) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido apenas aos brasileiros a inviolabilidade do direito à segurança, afirmativa falsa; afirmativa III) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido somente aos estrangeiros a inviolabilidade ao direito à segurança e à propriedade, afirmativa falsa; Assim, pela combinação de respostas, a correta é: a opção I está correta.
	
	 
	Ref.: 201804113191
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Artigo 5º da Constituição Federal, em seu Inciso II determina que &quot;ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei...&quot;. A este princípio dá-se o nome de:
		
	
	princípio da territorialidade
	
	princípio da maioridade penal
	
	princípio da capacidade legal
	
	princípio do contraditório
	 
	princípio da legalidade
	
	 
	Ref.: 201807008908
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para um Estado exercer plenamente sua soberania a delegação de funções é necessária para o bem social, partilhando as funções de direito junto ao poder soberano do Estado. A Constituição Federal determina a composição dos poderes da União, suas funções e prerrogativas. Um destes poderes tem a função típica de aplicar o direito ao caso concreto, com exercício da jurisdição, significando dizer qual o direito aplicável em caso de litígio. Este poder é chamado de:
		
	
	Político.
	
	Executivo.
	 
	Judiciário.
	
	Polícia.
	
	Legislativo.
	
Explicação:
O Estado é o ente que administra o país e no Brasil este é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Ao poder judiciário é atribuído a função jurisdicional, ou seja, a administração da justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais no caso concreto. Assim, a resposta correta é: Judiciário.