Buscar

Arrendamento Mercantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACEC – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS ECONOMICAS
Arrendamento Mercantil
CPC 06
Jeane Lopes
Vanisseia Soares
Jessica Montani
Lucas Pereira
Francislaine Lopes
Alan Dos Santos
Rodrigo Barbosa
CIANORTE
2018
Arrendamento Mercantil CPC 06
O que é arrendamento mercantil?
Arrendamento mercantil também conhecido como Leasing, é um contrato pelo qual o cliente adquire o direito de utilizar um produto e que, no final do contrato, ele pode optar por renovar o contrato, comprar ou não o bem. Assemelha-se a um aluguel, mas com a opção de adquirir o bem no término do contrato.
Das Partes envolvidas
Arrendatário: É a pessoa física ou jurídica, que toma em arrendamento o patrimônio de alguém (arrendador); 
Arrendadora: É a pessoa física ou jurídica, que arrenda a sua patrimônio a alguém (arrendatário). Ex: Bancos;
Fornecedor: É quem o cliente escolheu para lhe fornecer o bem, pelo preço combinado e que será entregue após a emissão de ordem de compra pela arrendadora;
Objeto do contrato: Bens, imóveis e móveis, de produção nacional e estrangeira, tais como veículos, máquinas, computadores, equipamentos e outros.
Classificação Arrendamento Mercantil.
Arrendamento Operacional
É a operação na qual a arrendatária, a princípio não tem a intenção de ficar com o bem ao término do contrato.
A manutenção, a assistência técnica e os serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado podem ser de responsabilidade da arrendadora. 
Um arrendamento mercantil é classificado como operacional se ele não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade.
Arrendamento Financeiro	
É a operação na qual a arrendatária tem intenção de ficar com o bem ao término do contrato, exercendo a opção de compra pelo valor contratualmente estabelecido.
O risco da obsolescência e as despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado são de responsabilidade da arrendatária.
	Um arrendamento mercantil é classificado como financeiro se ele transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade.
Riscos e benefícios de um arrendamento.
Possibilidade de perdas devido à capacidade ociosa ou obsolescência tecnológica;
Obsolescência tecnológica e de variações no retorno em função das alterações nas suas condições econômicas.
Expectativa de funcionamento lucrativo durante a vida econômica do ativo;
Ganhos derivados de aumentos de valor ou de realização do valor residual
Reconhecimento
Como reconhecer o arrendamento mercantil financeiro e operacional nas demonstrações contábeis do arrendatário e arrendador.
Demonstração financeiro Arrendatário
No começo do prazo do contrato de arrendamento mercantil, os arrendatários devem reconhecer os arrendamentos mercantis financeiros como ativos e passivos nos seus balanços por quantias iguais ao valor justo da propriedade arrendada ou, se inferior, ao valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil, cada um determinado no início do arrendamento mercantil. A taxa de desconto a ser utilizada no cálculo do valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil é a taxa de juros implícita no arrendamento mercantil, se for praticável determinar essa taxa; se não for, deve ser usada a taxa incremental de financiamento do arrendatário. Quaisquer custos diretos iniciais do arrendatário são adicionados à quantia reconhecida como ativo.
Os pagamentos mínimos do arrendamento mercantil devem ser divididos entre o encargo financeiro e a redução do passivo em aberto. O encargo financeiro deve ser imputado a cada período durante o prazo do arrendamento mercantil de forma a produzir uma taxa de juros periódica constante sobre o saldo remanescente do passivo. Pagamentos contingentes devem ser contabilizados como despesas nos períodos em que são incorridas.
Demonstração financeiro Arrendador.
Os arrendadores devem reconhecer nos seus balanços patrimoniais os ativos mantidos por um arrendamento mercantil financeiro e apresentá-los como uma conta a receber por um valor igual ao investimento líquido no arrendamento mercantil. O reconhecimento da receita financeira deve basear-se num modelo que reflita uma taxa de retorno periódica constante sobre o investimento líquido do arrendador no arrendamento mercantil financeiro.
Os arrendadores fabricantes ou negociantes devem reconhecer lucro ou perda de venda no período, de acordo com a política seguida pela entidade para vendas imediatas. Se forem fixadas taxas de juro artificialmente baixas, o lucro de venda deve ser restrito ao que se aplicaria se uma taxa de juros do mercado fosse utilizada. Os custos incorridos pelos arrendadores fabricantes ou negociantes em ligação com a negociação e aceitação de um arrendamento mercantil devem ser reconhecidos como despesa quando o lucro da venda for reconhecido.
Demonstração operacional Arrendatário.
Os pagamentos do arrendamento mercantil operacional devem ser reconhecidos como despesa numa base de linha reta durante o prazo do arrendamento mercantil, a não ser que outra base sistemática seja mais representativa do modelo temporal do benefício do usuário.
Demonstração operacional Arrendador.
Os arrendadores devem apresentar os ativos sujeitos a arrendamentos mercantis operacionais nos seus balanços de acordo com a natureza do ativo. A política de depreciação para ativos arrendados depreciáveis deve ser consistente com a política de depreciação normal do arrendador para ativos semelhantes, e a depreciação deve ser calculada de acordo com as regras aplicáveis aos Ativos Imobilizados, com o mesmo princípio válido para os Ativos Intangíveis. A receita proveniente de arrendamentos mercantis operacionais deve ser reconhecida na receita numa base de linha reta durante o prazo do arrendamento mercantil, a menos que outra base sistemática seja mais representativa do modelo temporal em que o benefício do uso do ativo arrendado seja diminuído.
Comparação.
Breve comparação entre arrendador e arrendatário. Quando é operacional e financeiro. Quando Imobilizado e quando é resultado.
Regras atual x implementação do CPC.
	Regra atual (vigente até 31 de dezembro 2018).
Segregação entre arrendamento financeiro e arrendamento operacional.
Caso a empresa avalie que se trata de um arrendamento financeiro, o contrato deve ser reconhecido no balanço patrimonial do arrendatário e demais efeitos subsequentes como depreciação e encargos financeiros no resultado.
Se o arrendamento for operacional a empresa reconhece apenas a despesa com aluguel.
	Após a implementação do CPC (vigente a partir de 1°de janeiro de 2019).
Modulo único e sem teste de classificação para o arrendatário. Todos os arrendamentos são reconhecidos no balanço patrimonial do arrendatário. Isenção opcional para arrendamentos de curto prazo- 12 meses ou menos. Contabilidade do portfólio (conjunto de ativos) como um todo permitido se o efeito contábil não diferir materialmente do resultado que seria obtido baseado na contabilização individual. Isenção opcional para arrendamentos de baixo valor.

Outros materiais