A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PROVA I ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS FLEX 14/08/2018 7705125

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação I – Objetiva - Flex 
Armazenagem e Movimentação de Materiais – 14/08/2018
Prova: 7705125
1-A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que possam auxiliar na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, qualidade e segurança do produto ou processo ao qual seja aplicada. Dentro desta visão, muitas empresas estão optando por padronizar sua produção para aumentar sua eficiência e reduzir seus custos. Sobre os fatores que a padronização apresenta como benefício, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O processo de padronização proporciona uma diminuição no custo de compra, uma vez que os materiais podem ser adquiridos em grandes lotes, facilitando uma redução nos custos unitários dos materiais.
( V ) O uso da padronização é possível obter materiais de qualidade para a substituição de outros com qualidades diferentes, tendo como parâmetro atender a todas as necessidades da empresa, padronizando o manuseio e a armazenagem dos materiais.
( F ) Possibilita o aumento de aquisição de materiais e as variedades já existentes, de um material qualquer, de um ou vários tipos julgados satisfatórios, de modo que esse número de variedades satisfaça as necessidades do consumidor.
( V ) Através da padronização, o número de itens a serem adquiridos pode ser diminuído, possibilitando agilizar o processo de aquisição de materiais. 
2-Atualmente, o que pode e deve existir no local de armazenagem é um local definido exclusivo para materiais ou equipamentos sem consumo. No entanto, com tempo determinado para permanecer neste local de forma que a empresa acumule e opte em vender, trocar ou faça uma doação destes materiais sem consumo, evitando que este permaneça por anos no mesmo local. Sobre as razões econômicas da armazenagem, analise as sentenças a seguir:
I- Descontos nas quantidades adquiridas e nas taxas de transporte. CORRETA
II- Demanda reprimida. ERRADA
III- Economias de produção referente a lotes econômicos. CORRETA
IV- Economias na redução dos níveis de risco e de estoques. CORRETA
3-Na armazenagem é comum designar genericamente de unidades de estocagem as estruturas destinadas à arrumação, localização e segurança dos materiais em estoque. Sobre os tipos de estocagem, analise as opções a seguir:
I- Estante. CORRETA
II- Armação de estocagem. CORRETA
III- Porta-estrados. CORRETA
IV- Vidreira. ERRADA
V- Caixa de estocagem. CORRETA
4-Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga, podendo ter motorização própria ou não. No processo de armazenagem, são vários os equipamentos utilizados. Os equipamentos para movimentação de cargas são equipamentos que percorrem determinados trechos retos sobre trilhos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito descrito:
( ) Pórticos.
( X ) Ponte rolante.
( ) Empilhadeira.
( ) Talhas.
5-Muitos Armazéns ou Centros de Distribuição estão implantando um sistema que permite o controle efetivo de suas estruturas. Este sistema é chamado de Warehouse Management System - WMS. A partir de sua implantação no processo de gestão, ele permite o aumento da eficiência e redução de custos nas estruturas. Sobre as características apresentadas por este sistema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O Warehouse Management System - WMS - é um sistema de gerenciamento de armazém que agiliza o ciclo de armazenamento de mercadorias, desde o recebimento até a separação e a expedição
( V ) O Warehouse Management System - WMS - apresenta uma base formada por ferramentas gerenciais que proporciona um planejamento eficiente e execução das atividades desempenhadas pela área.
( V ) Por apresentar um característica de um sistema de alta tecnologia, uma das formas utilizadas para transmissão de dados é pela radiofrequência, que permite o rastreamento de todos os materiais dentro do armazém.
( F ) O sistema necessita de gerenciamento das informações feito da base de dados coletada manualmente pela equipe interna responsável pelo armazém.
6-Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga, podendo ter motorização própria ou não. No processo de armazenagem, são vários os equipamentos utilizados. A movimentação de cargas tornou-se um dos equipamentos mais utilizados e indispensáveis devido a sua agilidade e rapidez na movimentação de matérias, podendo chegar a grandes alturas para a colocação de materiais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito descrito:
( ) Carro prancha.
( ) Talhas.
( ) Pórticos.
( X ) Empilhadeira.
7-O centro de distribuição funciona como um local de contato com o cliente. É de onde os pedidos seguem certos ou errados. A entrega do produto certo para o cliente certo e na quantidade certa, continua sendo um desafio para muitas empresas, e esse desafio é composto por alguns elementos. Sobre esses elementos, analise as opções a seguir:
I- Disponibilidade do produto. CORRETA
II- Disponibilidade da quantidade solicitada. CORRETA
III- Flexibilidade. ERRADA
IV- Tempo de processamento do pedido. CORRETA
V- Erros. CORRETA
8-Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga, podendo ter motorização própria ou não. No processo de armazenagem, são vários os equipamentos utilizados. Os equipamentos para movimentação de cargas são utilizados para a elevação de cargas, sendo que as mais conhecidas e utilizadas são as manuais (com e sem alavanca). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Talhas.
( ) Carro prancha.
( ) Empilhadeira.
( ) Pórticos.
9-Quando se elabora um projeto de um armazém, devemos considerar um layout da estrutura física que favoreça o fluxo de movimentação dos materiais, conforme a necessidade da organização. Sobre os principais aspectos do layout a serem analisados em um armazém para facilitar o processo de organização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Análise do fluxo de movimentação das mercadorias, para classificação e disposição próximos a imediações de saída, reduzindo o deslocamento desnecessário.
( V ) Análise do desenho físico, combinando os diversos elementos para proporcionar o melhor manuseio e distribuição de materiais.
( V ) Análise das necessidades de armazenagem das mercadorias, como fragilidade, volatização e radiação.
( F ) Análise sobre armazenagem por agrupamento destina-se a materiais cujas propriedades físicas exigem tratamento especial.
10-Atualmente, o que pode e deve existir no local de armazenagem é um local definido, exclusivo para materiais ou equipamentos sem consumo. No entanto, com tempo determinado para permanecer neste local, de forma que a empresa acumule e opte em vender, trocar ou faça uma doação destes materiais sem consumo, evitando que este permaneça por anos no mesmo local. Sobre as razões econômicas para armazenagem, analise as sentenças a seguir:
I- Economias de operações de consolidação e desmembramento. CORRETA
II- Economias de transporte. CORRETA
III- Economia de demanda. ERRADA
IV- Economias de produção referente a lotes econômicos. CORRETA

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.