Buscar

RESENHA 1 TURISMO E SOCIEDADE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
LICENCIATURA EM TURISMO
ANDRÉA ALEXANDRE DA SILVA MORAES
MATRÍCULA: 18116100049
RESENHA DO ARTIGO:
POR UMA SOCIOLOGIA DO TURISMO: ESTUDO INTRODUTÓRIO
RIO DAS OSTRAS/RJ
2018
Por uma Sociologia do Turismo: Estudo Introdutório
MONLEVADE, Ana Paula Bistaffa de. Por uma sociologia do turismo: Estudo Introdutório. In: VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 2010. Anais do VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (UCS) – Caxias do Sul, 9 e 10 de julho de 2010.
 
A autora traz em seu artigo uma proposta de estudo introdutório sobre a questão da influência da sociedade no que se refere a decisões tomadas com relação ao turismo, como o ato de viajar, as motivações e a escolha de destino. Neste estudo, é possível ver o turismo como um fenômeno que pode impactar os indivíduos que se deslocam e as transformações ocorridas neste processo como mudanças de comportamento diante da prática da atividade turística e a agregação de novos conhecimentos. Neste artigo, vemos como objetivo geral o estudo introdutório sobre a sociologia do turismo como fenômeno social e a sociedade industrial, configurando um estudo qualitativo e biográfico.
A obra nos mostra que o turismo com sua prática tem influenciado a globalização e a área econômica por se tratar de um setor que, em todo o mundo, mais gera empregos e mantém a prática da atividade com investimentos. Este setor também tem se mostrado promissor no que diz respeito a novas formas de organização de trabalho causando um impacto direto na questão do tempo disponível para realização do lazer, do turismo.
A cultura do turismo tem se firmado ao ponto que cada vez mais pessoas recorrem ao deslocamento afim de fugirem de seus cotidianos, de suas rotinas tediosas.
O estudo trata sobre questão do prazer ser experimentado pela grande massa e não somente por indivíduos privilegiados como ocorria nos tempos antigos.
A autora afirma em sua obra que as pessoas optam por viajar por não mais se sentirem à vontade no trabalho diário e em suas moradias, mostrando a necessidade de desfazer-se de rotinas como trabalhos monótonos e relações desgastadas. Assim, realizar uma viagem, seria como renovar as forças e energia e também viver a liberdade.
A pesquisa mostra o papel da Sociologia do Turismo, que tem como objeto de estudo as relações sociais possibilitando a análise do comportamento dos indivíduos no momento das viagens, nas relações com nativos e também os impactos da atividade turísticas e no estudo das motivações apresentando quatro áreas de estudo que são o Turista; a relação entre turista e comunidade local; a estrutura e funcionamento do sistema turístico; as consequências do turismo. E também o comportamento do turista que transforma seu papel durante as férias, segundo os autores pesquisados para elaboração do artigo resenhado.
A autora apresenta em seu artigo as linhas filosóficas acerca das relações sociais de Durkheim, com objeto de estudo denominado fatos sociais, onde a sociedade que é externa ao indivíduo determina suas interações sociais e Weber, que fala sobre a ação social, onde pretende-se compreender a ação social interpretativamente, e assim explicá-la em seu modo e seus efeitos.
Com as abordagens de Weber e Durkheim, trazidas pela a autora do artigo, podemos entender que o turismo é um fenômeno social e passível de ser estudado pela disciplina Sociologia do Turismo.
Com os acontecimentos marcantes na história da Revolução Industrial, com transformações no conceito de viagens, formas de trabalhos, e também o fim da segunda guerra mundial, ocorreu o surgimento de turismo de massa nos países desenvolvidos dando acesso às classes médias. E com o crescimento econômico do setor ao longo do tempo percebemos a influência das novas tecnologias e a globalização afetando também países em desenvolvimento.
O artigo mostra que a decisão de viajar está condicionada somente ao desejo de sair de uma cansativa rotina, mas ligada principalmente a uma norma social.
Diante do estudo introdutório proposto da autora é possível perceber que cada vez mais os indivíduos buscam como refúgio ou fuga as atividades turísticas onde interagem com novas culturas, novos conhecimentos e também uma identificação e reconhecimento de novas maneiras de viver de povos diferentes. Esses pontos nos levam a perceber o impacto de diversas ordens, inclusive social, no indivíduo que deseja ter momentos de prazer e lazer diferentes de seu habitual, tendo em vista suas decisões estarem pautadas nessas necessidades e também nas interações sociais como abordou a autora. O estudo é de alta relevância pois nos permite analisar a importância da disciplina Turismo e Sociedade no contexto de se compreender e refletir sobre essa atividade de tamanha complexidade principalmente através do ponto de vista de autores como Durkheim e Weber, sendo uma obra propícia para os estudos de alunos de Turismo e outras áreas relacionadas.
Vemos no turismo a oportunidade de se conhecer e discutir sobre diversos aspectos relacionado as interações sociais e também o ponto de partida de escolhas de cada indivíduo neste cenário.
Andréa Alexandre da Silva Moraes, acadêmica do curso de Licenciatura em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Referência Bibliográfica
MONLEVADE, Ana Paula Bistaffa de. Por uma sociologia do turismo: Estudo Introdutório. In: VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 2010. Anais do VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (UCS) – Caxias do Sul, 9 e 10 de julho de 2010.

Outros materiais