Buscar

Eletrotermofototerapia - LASER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation
*
*
*
Amplificação da luz por meio da estimulação da emissão da radiação;
Refere-se à produção de um feixe de radiação que difere da luz comum nos seguintes aspectos:
Monocromaticidade: comprimento de onda específico único com uma frequência definida. Produz uma única cor pura (visível). Monocromática- Infravermelha e ultravioleta.
*
Coerência: a radiação LASER não tem apenas o mesmo comprimento de onda como também a mesma fase, ou seja, os picos e as depressões dos campos elétricos e magnéticos ocorrem ao mesmo tempo; isto é chamado de coerência espacial.
Colimação (feixe paralelo): como consequência da coerência espacial os raios LASERS permanecem em um feixe paralelo. Como as radiações não divergem, a energia é propagada em distâncias muito longas. Essa propriedade torna os lasers de grande valor para medições e localização de alvos.
*
Pode ser feita a analogia de que as radiações visíveis comuns (não coerentes) são como uma multidão de pessoas usando roupas diferentes, caminhando em direções e em velocidades diferentes.
A radiação LASER é como uma coluna de soldados, todos marchando no mesmo ritmo (em fase), na mesma direção (coerência espacial) e usando o mesmo uniforme (monocromaticidade).
*
Quando as radiações LASER interagem com a matéria, os efeitos são os mesmos de qualquer outra radiação eletromagnética equivalente-
 reflexão, refração, absorção e ainda dispersão.
*
O comportamento da radiação LASER no corpo humano ainda é discutido, alguns autores dizem que as diferenças individuais, as regiões específicas do corpo ou mesmo detalhes relativos à forma de aplicação e o estado nutricional, têm a capacidade de interferir no aproveitamento da radiação aplicada a cada indivíduo. 
*
De um modo geral, a quantidade de radiação absorvida depende da quantidade da distribuição espacial de estruturas absorventes e de três fenômenos ópticos:
Reflexão
Refração
Absorção
*
Reflexão- Ocorre na superfície de cada tecido.Diferentes ângulos de reflexão são observados durante a aplicação do LASER.
Refração – Ocorre pela passagem da radiação LASER. 
Absorção – A Luz nos comprimentos de onda tipicamente empregados na Laserterapia é prontamente absorvida pelas biomoléculas, inclusive a melanina e a hemoglobina, em conseqüência disso, a profundidade de penetração direta associada aos aparelhos de uso terapêutico fica limitada a alguns mm.
*
Para que haja a penetração da radiação LASER, é importante destacar:
A incidência da radiação deve ser sempre perpendicular, de modo a dificultar a reflexão;
A parte do corpo a ser irradiada deve estar isenta de barreiras mecânicas, como por exemplo suor, cremes, pêlos em excesso, etc.
*
O LASER de baixa potência não produz calor.
 Este efeito somente existe nos lasers cirúrgicos com potências superiores a 1 W. Nestes, há uma conversão direta da energia aplicada em efeito calórico, provocadas em parte por efeito mecânico . Podemos dividir os efeitos do LASER em primários, secundários e terapêuticos.
*
Os efeitos primários da radiação LASER de baixa potência estão subdivididos em efeito bioquímico, bioelétrico e bioenergético.
 Efeito Bioquímico
 São 2 os principais efeitos- um é a liberação de substâncias pré-formadas (histamina, serotonina, bradicinina , acetilcolina, prolactina...); 
*
O outro efeito é a modificação das reações enzimáticas normais, tanto no sentido de excitação quanto no sentido de inibição.Provoca a aceleração da mitose, interfere (inibindo) na produção de prostaglandinas, que é um mecanismo similar à inibição produzida por outros antiinflamatórios. Ocorre também, um estímulo à produção de glicina e prolina que participam na formação do colágeno.
*
Efeito Bioelétrico
Atua estabilizando o potencial da membrana em repouso (bomba de Na/K) e de modo indireto aumenta a quantidade de ATP produzida pela célula.
*
Efeito Bioenergético
As radiações LASER proporcionam às células, tecidos e organismos em conjunto, uma energia válida que estimula, em todos os níveis, seu trofismo e fisiologismo, normalizando as deficiências e equilibrando suas desigualdades.
*
Efeitos Secundários e Indiretos
A) Estímulo à microcirculação : esse efeito ocorre pela ação da radiação sobre os esfíncteres pré-capilares, válvulas que existem na entrada da rede capilar ao final da rede de arteríolas, provavelmente pela liberação de histamina ocorrendo a paralisação destes esfíncteres, aumentando assim o fluxo sanguíneo .
*
B) Estímulo ao trofismo celular: Com o aumento da produção de ATP, a velocidade mitótica é aumentada, o que proporciona em escala tecidual, aumento na velocidade de cicatrização e também melhor trofismo dos tecidos.
*
Tecidos estimulados pelo LASER
Aumento da velocidade de regeneração das fibras nervosas traumatizadas;
Estimulação da reparação do tecido ósseo;
Estímulo geral sobre a hematopoiese na medula;
Aumento do trofismo da pele;
Ativação do bulbo piloso, em especial nos fibroblastos;
Incidência no “desaparecimento de calcificações”
*
Efeitos terapêuticos do LASER
Antiinflamatório;
Analgésico;
Estimulando a liberação de beta-Endorfinas;
Liberação de serotonina;
Liberação de acetil-colina (corticoide natural do corpo);
Antiedematoso;
Cicatrizante.
*
Tipos de LASER Utilizados em Fisioterapia
Na fisioterapia os tipos de LASER são aqueles de potencial não destrutivo, ou seja, radiações emitidas com potência inferior a 1 w.
São 4 os tipos de LASER basicamente utilizados em fisioterapia:
LASER de Hélio-Neônio (He-Ne);
LASER de Arsenieto de Gálio ( As-Ga);
LASER de Arsenieto de Gálio Alumínio (AsGaAl);
LASER de Alumínio Gálio Indío e Fósforo (AlGaInP).
*
COMPRIMENTO DE ONDA
HeNe – 632,8nm
AlGaInP – 670nm
AsGa – 904nm
AsGaAl - 830nm
*
Medida da Energia LASER
A quantidade de energia que cai em uma superfície é expressa em joules por metro quadrado(J/m²) ou joules por centímetro quadrado (J/cm²), e geralmente é chamada de densidade de energia.
A taxa com a qual a energia é produzida ou absorvida é medida em joules por segundo, ou seja, em watts (1W=1J/s) e chamada de potência.
A maioria dos LASERS usados em fisioterapia tem saídas de potência de miliwatts.
*
A profundidade de penetração da radiação visível vermelha e infravermelha curta é considerada de uns poucos milímetros, 1-2mm para a luz vermelha e 2-4mm para IV de 800-900nm nos tecidos moles.
Qualquer energia absorvida pelos tecidos irá inevitavelmente levar a uma maior energia cinética no nível molecular e celular. 
*
Aplicação por pontos – Consiste na irradiação de um determinado ponto sobre o corpo do paciente. Normalmente são necessários vários pontos para que toda área a ser tratada seja irradiada. Normalmente cada ponto se distância 1 cm do outro.
A dose máxima geralmente aplicada em 1 ponto é de 1J.
*
Aplicação por zona (zonal): Consiste na aplicação, de uma só vez, de uma área maior do que um ponto. Para isso utilizam-se recursos como as lentes divergentes.
Aplicação por varredura: consiste na aplicação por meio de movimentos da caneta aplicadora à maneira de um pincel, fazendo com que o ponto varra toda área.
*
*
*
*
Indicações
Em traumato-ortopedia – colabora principalmente com função antiinflamatória, analgésica e cicatrizante;
Afecções na ATM (art. Temporo-mandibular);
Torcicolo (trigger points);
Tendinite de supraespinhoso;
Lombociatalgias;
Luxações e subluxações;
Traumatismos musculares;
Lesões traumáticas com fratura;
*
Bursite
Artrose no ombro
Cervicoartrose
Artrite reumatóide
Herpes-zoster
Hemorróidas
Otites
Afecção na próstata
Neuralgia do trigêmeo
Ulceras de decúbito
*
Fisioterapia estética
Estrias
Celulite
acne
*
Contra-indicações absolutas
Sobre massas neoplásicas ou pacientes
portadores de neoplasias;
Irradiação direta sobre a retina;
Irradiação sobre focos de infecção bacteriana;
Áreas de hemorragia;
Útero em gestação
*
Cuidados e precauções
Sobre glândulas hipo ou hiperfuncionantes;
Pac. fazendo uso de corticóides;
Pac.fazendo uso de drogas fotossensibilizantes;
Em mamas com nódulos mamários;
Paciente e terapeuta devem estar protegidos com óculos de proteção visual para cada tipo de LASER.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais