Buscar

AV2 - GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV2_201301685674 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
GLISIA MARIA DA SILVEIRA NEVES
	Turma: 9018/N
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 26/11/2014 21:01:02
	
	 1a Questão (Ref.: 201301991922)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	A infração cometida em desacordo com as leis, normas, ou regras jurídicas, ou contra o interesse privado de outrem, onde se impõe obrigatoriamente a responsabilidade civil de reparação ao dano é também chamada de?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Infração civil
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301840160)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Artigo 5o da Resolucao CONAMA 01 de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) obedecera as seguintes diretrizes gerais:
		
	
	Contemplar as principais alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto; identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Obedecer ao Termo de Referencia do orgao ambiental; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	 
	Contemplar todas as alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto, confrontando-as com a hipotese de nao execucao do projeto; identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao e operacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrografica na qual se localiza; considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantacao na area de influencia do projeto e sua compatibilidade
	
	Definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade; levar em consideracao o Plano Diretor Municipal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301807274)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de _________________ se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC.
		
	 
	poluição consentida
	
	poluição comercial
	
	poluição natural
	
	poluição permanente
	
	poluição impedida
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301940126)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Verificação e Ação Corretiva são etapas orientadas por quatro características básicas do processo de gestão ambiental. Qual alternativa abaixo não é uma delas:
		
	
	Monitoramento e Medição
	 
	Objetivos e metas
	
	Não-conformidades e Ações Corretivas e Preventivas
	
	Auditoria
	
	Registros
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301895108)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os avanços tecnológicos tem sido a mola mestra a promover o progresso econômico. Contudo, existe uma contraparte deste processo, que se refere a grande quantidade de resíduos produzidos, seja no âmbito de produção da industrial, seja no âmbito do consumo. Como resultado dos exageros cometidos que podem ser vistos nos níveis elevados de poluição, o Estado tem respondido com várias ações, entre estas se destacam a Política Ambiental que pode ser definida como :
		
	
	o conjunto de objetivos que permite que o governo possa estimular as organizações do terceiro setor a se qualificar melhor e, desta forma, atuar junto as empresas para que adotem processos ecologicamente corretas.
	
	o conjunto de leis que busca motivar as empresas a investirem em tecnologias limpas.
	
	o conjunto de leis que busca promover o desenvolvimento econômico e social, mas sempre observando o uso de matérias-primas e insumos de origem verde.
	 
	o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica - aquelas resultantes da ação humana - sobre o Meio Ambiente.
	
	o conjunto de leis que orienta as ações a forma como o governo deve agir para estimular o setor privado a investir mais forte em tecnologias limpas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301813928)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como parte do processo, os produtos são armazenados em locais adequados até que sejam entregues aos diferentes compradores, como postos de gasolina, aeroportos e fábricas de produtos químicos. Além de fazer produtos baseados no petróleo, as refinarias também devem tratar os dejetos envolvidos nos processos para minimizar o impacto ambiental. Cite dois exemplos de aspectos ambientais que devem ser tratados para mitigação.
		
	
Resposta: A poluição da água e do ar.
	
Gabarito: A poluição do ar e da água.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301991887)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Conforme a lei nº 9605 de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente, destruir ou danificar floresta de preservação permanente mesmo que em formação, ou utilizá-la em desacordo com as normas de proteção, assim como as vegetações fixadoras de dunas ou protetoras de mangues, causar danos diretos ou indiretos às unidades de conservação, provocar incêndio em mata ou floresta ou fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocá-lo em qualquer área, dizem respeito a:
		
	 
	Crimes contra a flora
	
	Crimes contra a administração ambiental
	
	Crimes contra o ordenamento urbano
	
	Crimes contra o patrimônio cultural
	
	Crimes contra a fauna
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301987993)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Resolução 01/1986 do Conama diferencia o EIA do RIMA, conforme tradição já consagrada no mundo todo. Pode-se afirmar que o RIMA é um instrumento que:
		
	
	Expressa um estudo superficial sobre as agressões ao meio ambiente físico, biótico e social decorrentes da implantação de certos tipos de empreendimentos e atividades
	
	Expressa um estudo específico inicial, envolvendo identificação e classificação de impactos, predição de efeitos, pesquisa de campo, análises laboratoriais, valoração monetária dos recursos ambientais, avaliação de alternativas, entre outros trabalhos
	
	Expressa um estudo muito reduzido, e por isso necessita da contribuição de diversos peritos, técnicos e científicos, cujo objetivo é fornecer informações valiosas no processo decisório
	
	É constituído por um conjunto de documentos, estudos superficiais e respectivos Relatórios de Impacto Ambiental, com o objetivo de assegurar o exame sistemático e prévio dos impactos ambientais de uma determinada proposta e de suas alternativas, de cujos resultados, tornados públicos, depende a decisão sobre a proposta
	 
	Expressa todo o trabalho ambiental de modo conclusivo, trazendo uma avaliação valorativa que identifica se o projeto é ou não nocivo ao meio ambiente e em que grau. Contém medidas mitigadoras dos impactos negativos, programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos e recomendações quanto às alternativas mais favoráveis
	
	
	 9a Questão(Ref.: 201302023971)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas¿ e como o ¿conjunto de medidas e procedimentos bem definidos que, se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos introduzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente¿. O texto refere-se a definição de:
		
	
	Auditoria ambiental
	
	Certificação ambiental
	
	Passivo ambiental
	
	Estudo ambiental
	 
	Gestão ambiental
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301940122)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual tópico abaixo não corresponde ao segundo princípio da etapa de implantação de um SGA por uma empresa?
		
	
	Aspectos ambientais
	
	Programas de Gestão Ambiental
	
	Objetivos e metas
	
	Requisitos legais e outros requisitos
	 
	Treinamento, Conscientização e Competência

Outros materiais