Buscar

AP2 Estado e ADM Pub. Gabarito 2014-2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2
CEDERJ – GABARITO
ESTADO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AP 2
As respostas corretas estão assinaladas em negrito.
Para Max Weber, existem alguns "critérios de atuação de  funcionários nomeados" – fundamentais para o exercício de uma atividade burocrática de "tipo ideal". Assinale entre as alternativas abaixo, aquela que não faz parte destes critérios:
Os cargos devem ser preenchidos mediante livre relação contratual - livre seleção.
Os cargos “de confiança” devem ser de escolha arbitrária dos níveis hierárquicos superiores.
Os candidatos devem ser selecionados com base em qualificações técnicas.
Com relação à argumentação de racionalidade e legitimidade da ação administrativa, a tese da utilização da Ciência e Técnica como Ideologia é aquela na qual:
Haveria uma crescente competência do Estado na mediação dos conflitos sociais e a questão da legitimidade, considerando a não existência de questões sociais, seria substituída pela eficiência técnica organizada pelo Estado.
Haveria a desqualificação do cidadão comum como incapaz de discutir suas próprias questões (por não dominar a "técnica" do seu tratamento) e a delegação da soberania à ciência instrumentalizada como tecnologia parcial de dominação.
Com relação à existência de uma pretensa autonomia relativa da burocracia, pode-se afirmar que a ação burocrática apresenta algumas contradições, entre elas que diz respeito à existência de uma ideologia política dominante e à necessidade da existência de alianças políticas que permitam o exercício do poder pela classe ou fração de classe no poder. Identifique nas alternativas abaixo, aquela que diz respeito a esta contradição:
Todo governo tem sua construção ideológica de argumentação, a necessidade de alianças o leva a tomar medidas burocráticas nem sempre correspondentes aos seus interesses (políticas salariais x períodos eleitorais).
Embora o papel central da burocracia no Estado Capitalista seja o de reproduzir a dominação burguesa, muitas vezes, é necessário, em nome desta reprodução, que se agrida interesses particulares do Capital individual (desapropriações e regulamentação burocrática de relações sociais).
Com relação ao Processo de Formação da Vontade Política e segundo Claus Offe, duas teorias sociológicas procuram dar conta da questão do poder: a Teoria do Conflito e a Teoria da Integração.
A qual das propostas teóricas corresponde a seguinte afirmação:
“A democracia é um sistema político onde existem possibilidades constitucionais regulares para a troca de governantes e a maioria da população exerceria influência através dos processos eleitorais, donde a dominação é institucional e estas instituições seriam ocupadas temporariamente por grupos.”
Teoria do Conflito
Teoria da Integração
Ainda sobre o Processo de Formação da Vontade Política, Offe afirma que é essencial entender-se as condições que permitem que um interesse social se represente por meio de uma entidade, assinale a alternativa abaixo que trata da Capacidade de Organização:
A criação de Associações ou Sindicatos depende da existência de grupos determinados e claramente definidos de pessoas interessadas na representação política de necessidades específicas.
No contexto do sistema pluralista de Associações só podem obter expressão organizada e consequente aqueles interesses que se definem e legitimam a partir de grupos com personalidade econômica.
Capacidade de uma organização, ou do grupo funcional correspondente, recusar-se efetivamente a fornecer o resultado de sua ação específica e que isto fosse relevante para o sistema.
De acordo com Relatório do PNUD citado no material didático, a forma de combate à pobreza, que possibilite ao pobre assumir autonomamente seu destino pode ser organizada em três dimensões, entre elas destaca-se a cidadania. Qual das alternativas abaixo relaciona-se diretamente com esta dimensão: 
Desenvolvimento de uma consciência crítica e da capacidade de organizar-se politicamente, de modo a “transformar-se no sujeito da própria história e arquitetar e tornar possível um projeto alternativo de sociedade”.
Desenvolvimento de políticas de geração de emprego e renda que garantam aos indivíduos sua inserção no mercado de trabalho.
Desenvolvimento de atividades assistencialistas que permitam aos mais pobres uma saída mais imediata do quadro de pobreza.
De acordo com Joachim Hirsch, conforme explicitado no material didático o Estado é o responsável maior pela criação de condições "externas" à reprodução do capital, quais sejam: a garantia da coesão da sociedade de classe e sua reprodução, e não apenas a repressão; a unidade (contraditória) entre repressão de classe e medidas que garantam a reprodução das classes; e o fornecimento de condições materiais prévias, necessárias à produção. 
A discussão destes aspectos no material didático se deu a partir da análise de 3 mitos correntes acerca da ação do Estado. 
Qual das alternativas abaixo reflete a discussão sobre construção da burguesia como classe dominante onde a ação do Estado se caracterizaria particularmente pela unificação dos interesses das diferentes “frações de classe dominante”?
Mito do Estado como fonte da repressão na sociedade.
Mito do Estado como instrumento de qualquer classe no poder.
Mito da Onipotência do Estado em relação à estrutura econômica.
Proximidade entre governantes e governados; melhores possibilidades de organização da população no processo de participação no processo decisório; melhores possibilidades de exercício de fiscalização das ações governamentais.
Estas são características:
Dos municípios de médio porte.
Das metrópoles.
Dos municípios de pequeno porte.
Embora todas as indicações levem a crer que a saída para a crise política, social, econômica e administrativa das Metrópoles, encontra-se na implementação da descentralização, é também necessária a desconcentração e o desenvolvimento de programas de participação popular. Qual das alternativas abaixo se relaciona com a desconcentração?
Ampliação da prestação de serviços públicos.
Delegação de poder de decisão a diversos setores da população.
Distribuição geográfica dos órgãos de prestação de serviços.
No material didático é apresentado o exemplo do Governo Saturnino-Braga no desenvolvimento de um Programa de Descentralização e Participação Popular, que ficou conhecido pelos “Conselhos Governo-Comunidade”; uma série de fatores parecem ter contribuído para o fracasso ao menos parcial do Programa. Selecione entre as alternativas abaixo aquela que é considerada uma das razões para isto:
Falta de autonomia financeira e técnica das Administrações Regionais.
O excesso de Regiões Administrativas da Cidade.
Falta de apoio do executivo ao desenvolvimento do Programa.

Outros materiais