Buscar

valiação AV2 EPIDEMIO

Prévia do material em texto

valiação: SDE0245_AV2_201201395828 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201395828 - FABIO SANTOS DOS SANTOS
	Professor:
	TERESA CRISTINA CIAVAGLIA V OLIVEIRA
	Turma: 9013/G
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 15:02:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201201546175)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Numa cidade do interior de Minas Gerais foram diagnosticados 59 casos novos de tuberculose entre 1º de janeiro a 30 de outubro de 2005. O total de casos ativos em 30 de setembro era de 428. A população era de 230.000 habitantes. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes é de:
		
	 
	25,7 casos novos por 100.000 habitantes.
	 
	28,5 casos novos por 100.000 habitantes.
	
	19,5 casos novos por 100.000 habitantes.
	
	16,0 casos novos por 100.000 habitantes.
	
	20,3 casos novos por 100.000 habitantes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201545222)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Brasil, apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta grandes iniquidades. Através da avaliação do estado nutricional é possível verificar a influência negativa dos DSS sobre a saúde das crianças. A construção de modelos explicativos das questões de saúde e nutrição, como a construção de um modelo hipotético causal para explicar a desnutrição infantil, permite observar a influência dos DSS na desnutrição. PORQUE Apesar da principal causa da desnutrição energético-proteica ser a ingestão insuficiente de nutrientes, é preciso entender quais são as causas dessa ingestão insuficiente na infância, ou seja, entender os DSS que são ¿as causas das causas¿. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201545014)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A classificação das pesquisas epidemiológicas é realizada de acordo com os desenhos de pesquisa que representam conjuntos formados por indivíduos, particularizados um a um (individuados) ou agregados por algum critério. De acordo com o período de seguimento existem pesquisas que seguem uma sequência temporal entre uma exposição, ausência da mesma ou intervenção terapêutica, e o aparecimento da doença ou fato evolutivo. Nessas pesquisas um processo é estudado ao longo do tempo para investigar mudanças, refletindo assim, uma sequência de fatos. Esse tipo de estudo classificado de acordo com o período de seguimento é chamado de:
		
	 
	Longitudinal.
	
	Caso-controle.
	
	Transversal.
	 
	Descritivo.
	
	Ecológico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201545799)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ações de Atenção Primária à Saúde compreendem a aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde com objetivo de interceptar suas causas antes mesmo que atinjam o indivíduo. São exemplos de medidas de atenção primária à saúde:
		
	
	Autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene) e limitação da incapacidade.
	
	Aconselhamento genético e tratamento imediato.
	
	Diagnóstico precoce e tratamento imediato.
	 
	Imunização e autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene).
	
	Proteção contra acidentes de trânsito e limitação da incapacidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201545528)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. PORQUE Analisava as doenças de forma racional como produtos da relação dos indivíduos com o ambiente e com a maneira de viver. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201717121)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Declaração de Alma-Ata, ou seja, o pacto assinado entre 134 países, durante a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, concebe a saúde como um direito humano. Assinale a opção que NÃO representa uma ação mínima necessária para o desenvolvimento da APS (Atenção Primária à Saúde) nos países:
		
	 
	Fornecimento de medicamentos para doentes em estágio terminal.
	
	Saúde materno-infantil.
	
	Educação em saúde voltada para a prevenção e proteção.
	
	Nutrição adequada.
	
	Tratamento da água e saneamento básico.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201587408)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu o conceito de qualidade de vida. Para isto a Organização Mundial de Saúde criou um projeto colaborativo e multicêntrico. De acordo com a procedência da equipe de investigação o que são estudos multicêntricos?
		
	
Resposta: as equipes nao so obiservavam a doença mas tambem o bem estar a felicidade , o lazer os aspectos economicos e de escolaridade no todo porque a saude envolve vairios aspectos d vida do ser humano em geral .
	
Gabarito: Trata-se de estudos cooperativos entre diversas instituições. Permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials). Exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201717123)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento e a gestão constituem pilares disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Segundo PAIM (2006) o saber planejador e o saber epidemiológico podem ser considerados tecnologias não materiais aplicadas nos processos de trabalho em saúde coletiva, especialmente no que se refere à organização, à gestão e à avaliação. Sobre o planejamento de ações em saúde NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	 
	A identificação de problemas e necessidades faz com que o planejamento diminua a consciência sanitária dos cidadãos e profissionais da saúde.
	
	O planejamento possibilita a articulação dos trabalhos de cada profissional em função dos objetivos estabelecidos pela organização, traduzindo políticas públicas em práticas assistenciais ou ações de saúde.
	
	O planejamento facilita a organização do trabalho e das atividades dos profissionais de saúde.
	
	O planejamento em saúde ajuda a pensar a ação coletiva para que organizações públicas de saúde possam agir melhor.
	
	O planejamento está condicionado às influências e determinações que a estrutura da sociedade faz incidir sobre as ações de saúde.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202024853)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Conceitue o termo Incidência que é amplamente utilizado em epidemiologia.
		
	
Resposta: quantedadee de vez que uma fato ou ocorrecia acontece em um depterminado espaço de tempo, podendo ser doenças de origem zoonozicas ou epidemiologiacs virais ou at mesmo do modo de vida .
	
Gabarito: É o número de novos casos de uma doença surgidos numa determinada população e num determinado intervalo de tempo.
	
	
	 10a Questão(Ref.: 201201561544)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Pacto pela Saúde, formalizado em 2006 pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), divide-se em três partes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. São alguns objetivos e metas do Pacto pela Vida (Portaria GM/MS nº 325, de 21 de fevereiro de 2008):
		
	 
	Atenção à saúde do idoso, Controle do câncer de colo de útero e de mama e Redução da mortalidade infantil e materna.
	
	Saúde do homem, Educação na Saúde e Assistência farmacêutica.
	
	Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência, Atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência e Educação na Saúde.
	
	Saúde do trabalhador, Saúde mental e Vigilância em saúde.
	
	Saúde do trabalhador, Vigilância em saúde e Assistência Farmacêutica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes