A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
ATIVIDADE FINAL SIOPE

Pré-visualização | Página 1 de 2

4
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
RITA FERNANDES DA SILVA
ANA KARINA BATISTA DE CASTRO
MARIA DO SOCORRO
CURSO SIOPE
Formadora
Jandira de Oliveira Cruz Câmara 
Mossoró – RN
2018
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
RITA FERNANDES DA SILVA
ANA KARINA NATISTA DE CASTRO
MARIA DO SOCORRO
CURSO SIOPE
Trabalho final de conclusão do Curso do Siope no âmbito do Programa Formação pela Escola.
Jandira de Oliveira Cruz Câmara
Mossoró – RN
2018
RESUMO
As arrecadações com impostos e outros derivados de importação e exportação dos municípios, estados e do distrito Federal tem no Brasil a função residual de promover a educação através de recursos públicos, estabelecido de forma constitucional. Estabelecido de forma constitucional está os valores de aplicação em educação de no mínimo 18% para os entres constitucionais que são: Estados, distrito federal e municípios e de 25% para união em regime de cooperação ou colaboração. A federação tem a função de empenha maior quantidade dinheiro, investimento no campo educacional de nível superior, já os estados e municípios recebe a incumbência de investir na formação de base, ou seja, o ensino infantil, fundamental I e II e assim como o ensino médio. Estabelecido por lei esta a transparência uso dos recursos, de forma que a sociedade por acompanhar a aplicação dos impostos no campo da educação, sendo este o motivo maior da criação e manutenção do sistema informatizado do FNDE. Dentro destes sistemas temos o SIOPE que atuação na coleta de dados, na informação de orçamentos públicos da educação, assim como no processamento e acesso público as informações de aplicação de verbas públicas. A atuação do SIOPE tem objetivos fundamentais à obrigação de todos pela educação, ao mesmo tempo em que atua como meio de mobilização social que venha a promover a qualidade da educação em todo país. Os índices originados pelo sistema do SIOPE funcionam como mostrador dos impostos e seus investimentos na área da educação.
Palavras chave: Transparência, Impostos, Investimentos.
SUMÁRIO
	1.Introdução.................................................................................................04
	
	
	
	2. Analisado do SIOPE.................................................................................05
	
	 2.1. Os objetivos fins do Siope.....................................................................08
	
	3. O SIOPE na sua atuação.........................................................................08
	
	4. A relação entre o município de Mossoró-RN e o SIOPE..........................09
	
	5. Conclusão..................................................................................................11
	
	6. Referências...............................................................................................12
	
	
	
INTRODUÇÃO
Cada curso é uma conquista e dentro desta fase de conhecer surge varias interrogações, as quais sempre são respondidas ao percorrer, através de novos saberes. 
A formação do FNDE, e atuação do conhecimento do SIOPE, tem essa vantagem, atuar na curiosidade e nas interrogações que são humanas. Com perguntas e respostas claras dos investimentos públicos em educação.
O SIOPE - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação esclarece a comunidade onde, cada centavo é investido de forma que o sistema eletrônico mostra os investimentos em educação no campo da publicidade, ao mesmo tempo em que apresenta os dados coletados e torna as informações de fácil acesso público. Com o acesso público facilitado das informações do FNDE e do SIOPE, no término das atividades sugeridas, chegamos à missão de apresentar trabalho de síntese das informações compreendidas e analisadas por todos os cursistas. E como meta de estudo final, escolhemos a atuação do nosso município junto ao sistema em dois momentos diferentes.
No primeiro momento definimos a escolha do município Mossoró, para analisar e forma uma visão de pesquisa no sistema do SIOPE, ter em vista averiguar se município de Mossoró completou as informações pertinentes aos últimos cinco anos. E mediante está informação, catalogar os dados, apresenta-os de forma suscita.
No segundo momento, foi efetuada uma coleta de informações no formato de entrevista aos membros do Conselho de acompanhamento e controle social CACS/Fundeb, com o objetivo de averiguar se cada membro tem a consciência e o conhecimento da utilização das informações e dos dados no processo de acompanhamento da execução do Fundeb.
Entretanto, este trabalho de pesquisa de término de curso tem como objetivo mostrar os resultados do processo ensino/aprendizagem, assim como, conscientizar cada cidadão do seu papel de fiscalizador dos recursos usados na educação.
ANALISANDO O SIOPE
Os entes Federativos conjunto a união tem a função de gerir os investimentos a ponto que cada ente seja capaz de desenvolver programas educacionais e as politicas de combate ao analfabetismo, tudo dentro de uma cooperação mútua. Mantendo assim o acesso à educação e a qualidade educacional.
Dentro deste pacto fica fixada em lei a aplicação correta dos investimentos da educação com seriedade e nitidez.
O SIOPE que é um sistema onde os dados dos entes são inseridos tem a função de apresentar com clareza e lisura as informações corretas dos investimentos para que o cidadão comum possa fiscalizar os investimentos previstos e aplicados que são direcionados a educação.
Em outro aspecto o SIOPE é um gerador de controle social, pois apresenta de forma on-line os dados coletas e gerados pelo FNDE, assim como as informações consolidadas da própria união, estados e municípios. 
É um fundo de natureza contábil os recursos são próprios dos estados e municípios e também recursos federais que tem como finalidade financiar e promover a educação básica pública brasileira. O objetivo do SIOPE criar indicadores para auxiliar os gestores nas ações relacionadas a Educação, o então Ministro da Educação Cristovam Buarque criou o SIOPE em 2006 com o intuito de saber quanto se investia na educação brasileira dai surgiu a necessidade de se criar um sistema para saber e tornar público onde os recursos estão sendo aplicados tornando mais eficaz os mecanismos de controle sociais. As parcerias do SIOPE fortalece a Lei da Transparência torna as informações públicas dos investimentos em educação com os parceiros poderes Executivos dos entes federado, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), tribunal de Contas da União (TCU), tribunal de Contas dos estados e Municípios, Ministério Público Federal, Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE),Ministério da Fazenda/Secretaria do Tesouro Nacional (STN), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação(Undime), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os Conselhos de Acompanhamento e controle Social do Fundeb (CACS/Fundeb). O sistema contribui para garantir maior efetividade e eficácia das despesas públicas em educação e, em última instância, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade pelo Estado.
Através de seus indicadores onde são demonstrados os seguintes impostos, fundos e outros recursos a serem investidos na educação.
Tais como imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Salário-Educação, Fundo de Participação dos Estados (FPM), Imposto Territorial Rural (ITR), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), Imposto de Renda Retido na Fonte-Servidores (IRRF), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e o Imposto sobre Operações relativas a Circulação de Mercadorias e prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). São muitos os impostos direcionados

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.