A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
ATIVIDADE FINAL SIOPE

Pré-visualização | Página 2 de 2

a educação, a União investe no mínimo 18%, ( pag 42) e o Estado e município 25% destinados a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, destes 20% do total da arrecadação de algumas receitas comporão o Fundeb, que é um fundo de natureza contábil formado por recursos do estado e município destinado a remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissional da educação. Existem também outros recursos transferidos pelo governo federal para serem investidos na área educacional, como o salário-educação, PDDE, Pnate e Pnae, essas transferências não compõem os 25% obrigatório.
 Garantir a educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público, o SIOPE é um banco de dados que reúne informações sobre os investimentos públicos em educação, prestados pelos estados, Distrito Federal e municípios, mostrando os balanços oficiais dos entes federados.
O aplicativo do SIOPE esta disponível para que qualquer cidadão possa ter acesso, os dados disponíveis serão os preenchidos pelos os estados e municípios. 
Os dados deverão ser preenchidos por alguém de total confiança da autoridade municipal ou estadual, pois mediante fraudes no seu preenchimento, as autoridades serão responsabilizadas e consequentemente seus subordinados diretos como: secretario de educação, fazenda e contador geral.
Portanto o SIOPE é um sistema muito importante no que diz respeito a transparência e a divulgação de dados relativos a Educação dando ao cidadão a oportunidade de acompanhar como os recursos estão sendo utilizados.
Os Objetivos do SIOPE
São objetivos fins do SIOPE, definidos pela Portaria n° 844, de 08 de julho 2008, em seu artigo 1º: 
I - constituir base de dados nacional detalhada sobre receitas e investimentos públicos em educação de todos os entes federativos; 
II - estabelecer padrão mínimo de oportunidades educacionais para o ensino, baseado no cálculo do custo mínimo por aluno, visando assegurar ensino de qualidade para todos os brasileiros, em atenção ao disposto no artigo 74 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; 
III - permitir o planejamento e dimensionamento das ações supletivas da União em educação, em respeito ao comando do parágrafo 1º do artigo 211 da Constituição Federal; 
IV - subsidiar a elaboração de políticas educacionais em todos os níveis de Governo; 
V - produzir indicadores de eficiência e eficácia dos investimentos públicos em educação; 
VI - assegurar transparência e publicidade à gestão dos recursos públicos destinados à educação, incrementando os mecanismos de controle legal e social (pag. 91).
Por fim, o sistema do SIOPE, esclarece as modalidades de investimentos realizados na esfera da educação brasileira e apresenta modelos para que o cidadão comum possa compreender os investimentos e cobrar do poder público, os avanços e manutenção da educação. (dados coletados do sistema SIOPE)
O SIOPE NA SUA ATUAÇÃO
O SIOPE é um modelo de transparência para os investimentos públicos principalmente os da educação, sendo assim, as informações inseridas devem ser reais e fieis, de forma apresentar onde e como os recursos estão sendo investidos. Por conseguinte, a fiscalização e responsabilidade de dados reais cabem aos entres Federados. Sendo estes responsáveis diretos pela prestação de contas e inserir no programa SIOPE os dados sobre pena de bloqueio de recursos. Estas informações são fundamentais para sociedade civil analisar a aplicação dos tributos e o seu retorno à sociedade. 
Por outro, o sistema SIOPE fortifica o combate a corrupção e ao desvio dos investimentos, trazendo a torna a real aplicação na área educacional.
Na programação do sistema do SIOPE existem métodos possíveis para a consulta dos entres associados de interna que é chamado de parceiros, sendo estes os estados, DF e os municípios. Que recebem codificações, senhas que são distribuídas pela Autarquia e que seja responsável direta pela disponibilização dos dados no sistema. Já o público externo, que é formado por todos os cidadãos que deseje compreender e acompanhar a ampliação dos investimentos da educação no Brasil basta acessar a pagina do SIOPE e terá os mapas e modelos de cada região. Assim como os valores dos investimentos.
A RELAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN E O SIOPE 
No sistema do SIOPE o Município de Mossoró, Rio Grande do Norte, apresenta um índice de transmissão correta dos dados oficiais. Onde é possível observamos que nos últimos cincos anos os dados formaram inseridos. 
No ano de 2017, a percentagem da aplicação das receitas findas dos impostos, conjuntas às transferências vinculadas à educação em MDE foi 25,65%; Já o valor referente da alíquota de aplicação dos investimentos do Fundeb nos vencimentos dos profissionais do magistério foi de 94,50%.
A recomendação dos investimentos referentes às receitas provindas do Fundeb foi dada pelo sistema SIOPE circulou em torno de 25% e 60%. Neste intervalo o Fundeb aplicou em torno de 9,39% No magistério, todavia o recomendado era de no máximo de 40% e 5%. 
Buscando compreender formatação das informações aprendidas no estudo dirigido do SIOPE, visualizamos a sistematização os dados arranjados. E é a partir deste ponto que partimos para uma entrevista com a conselheira titular do CACS/FUNDEB Sueleide Alves, sendo está a representante da (SEMEEL) Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.
No inicio da nossa entrevista ficou visível que a conselheira conhecia o sistema SIOPE. Assim como as atribuições aderentes a função, seu tempo de vigência no mandato foi a partir do ano de 2017 a 2019, a mesma atua nos Conselhos há dois anos e seis meses, está sempre acessando a página do FNDE para realizações de consulta e também acompanhamento dos investimentos em Educação no Siope, nos informou também que não tem o hábito de comparar os dados com os demais estados ou municípios. 
Para a conselheira o Siope é uma ferramenta fundamental para verificar de forma detalhada as receitas e investimentos em educação. Considera de grande relevância, pois todos podem monitorar a aplicação, já que estão públicos á consulta a qualquer cidadão. É um canal que assegura a publicidade à gestão dos recursos públicos em educação.
CONCLUSÃO
A cada fase do curso fica claro o objetivo que é a transparência e o controle social dos recursos destinados a educação no Brasil. Permitido que cada cidadão possa verificar livremente os investimentos no setor público, assim como, o cidadão seja consciente da sua participação como fiscal das contas públicas.
Assim o acesso a internet é uma ferramenta de monitoramento, de forma que o SIOPE é um Sistema de Informações dos Orçamentos público em Educação e está disponível a qualquer cidadão que tenha interesse em saber quando, como e onde os investimentos públicos em educação foram gastos. 
Portanto, com novas tecnologias o SIOPE toma a frente de promover um novo modelo de gestão pública que é a transparência referente aos gastos e investimentos educacionais.
REFERÊNCIAS
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12327:fundeb-apresentacao&Itemid=669
http://www.fnde.gov.br/fnde-sistemas/sistema-siope-apresentacao/siope-relatorios-municipais
http://cursos.fnde.gov.br/mdl07/course/view.php?id=35645

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.