Buscar

TERMINOLOGIA_GINECO-OBSTTRICA_ (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIGRANRIO
 DISCIPLINA SAÚDE DA MULHER II e III
DEFINIÇÕES E TERMINOLOGIA APLICÁVEIS AO PERÍODO PERINATAL E GINECOLOGIA
É importante aos acadêmicos e profissionais de saúde a compreensão do conjunto de definições que são utilizadas em perinatologia e ginecologia. A inserção nos domínios destas disciplinas impõe a utilização freqüente destes termos, estes, por sua vez são utilizados quase que universalmente nas instituições de saúde do mundo. Além disto, há uma incorporação de modelos de história clínica codificados que permitem fornecer dados estatísticos dos nascimentos e das intercorrências do ciclo gravídico-puerperal que auxiliam nos estudos epidemiológicos.
Definições perinatais:
Aborto - Considera-se aborto a expulsão ou extração de um feto ou embrião que pese menos de 500g (idade gestacional de até 22 semanas completas, tenha ou não sinal de vida e seja ou não de caráter espontâneo ou induzido. 
Âmnio – membrana da bolsa das águas que envolve o feto.
Cório ou Córion – membrana da bolsa das águas que envolve o ÂMNIO.
Corioamnionite – infecção das membranas da bolsa das águas.
Baixo peso ao nascer (BPN) - esta designação corresponde ao RN com menos de 2500g. A literatura científica atual tende a diferenciar um grupo chamado muito baixo peso ao nascer (PMBN), que considera os recém-nascidos com menos de 1500g.
Gestação de termo ou a termo - corresponde ao período que vai desde a 37ª semana de idade gestacional a 41 semanas e 6 dias.
Gestação pós-termo - corresponde a 42 semanas completas ou mais.
Gestação pré-termo - corresponde àquela que dura a partir de 22 semanas e 01 dia, até 36 semanas e 06 dias.
Idade gestacional - recomenda-se que a duração da gestação seja medida a partir do primeiro dia do último período menstrual (DUM) de características normais e que seja expressa em dias completos, ou em semanas completas ou passadas. Desta forma 279 dias são considerados 39 semanas, enquanto que 280 a 286 dias são considerados 40 semanas completas e 287 dias correspondem a 41 semanas, considerados o termo da gestação.
Mortalidade perinatal - define-se como mortalidade perinatal o número de óbitos fetais de 22 ou mais semanas de gestação e óbitos de nascidos vivos com menos de sete dias de idade (até 06 dias). 
Morte neonatal precoce - compreende a morte do neonato (RN) ocorrida no período neonatal precoce, (de 0 a 06 dias).
Morte neonatal tardia - compreende a morte do neonato (RN) ocorrida no período neonatal tardio, (a partir do 7º dia até o 27º dia).
Nascido morto (natimorto) - É o nascimento de um feto que não tem evidências de vida ao nascer, portanto todo natimorto é um ÓBITO FETAL.
Nascido vivo (nativivo) - É a expulsão ou extração completa do corpo do feto independentemente da duração da gravidez, de um produto da concepção que, depois de separado, respire ou apresente qualquer outro sinal de vida como batimentos do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta. Cada produto do nascimento que reúna estas condições se considera um nascido vivo.
 Mortalidade neonatal – é ocorrida no período neonatal, ou seja, entre 0 e 27 dias após o nascimento.
Neomorto - nascido vivo e morre depois entre 0 e 27 dias.
Natimorto ou Óbito fetal - é a morte de um produto da concepção, antes da expulsão completa do corpo da mãe, independente da duração da gravidez.
Perinatologia - É o estudo do período perinatal, que compreende o período que se estende da 22ª semana de gestação, incluindo fetos pesando 1000g ou mais, até o 7º dia de vida. Abrange o estudo sobre os distúrbios que acometem a gestação e podem levar a morte fetal ou neonatal.
Período neonatal - é o período que compreende o nascimento (vivo) até os primeiros 28 dias de vida pós-natal. Sendo dividido em período neonatal precoce (os primeiros 06 dias) e período neonatal tardio (a partir do 7º dia até o 27º dia)
Peso ao nascer (PN) - é o primeiro peso do feto ou recém-nascido (RN) obtido após o nascimento. Esta pesagem deve ser feita de preferência na primeira hora de vida, com a criança despida.
Prefixos e sufixos utilizados em Ginecologia e Obstetrícia:
Que se refere ao útero/ menstruação: Metro; Meno; Histero;
Que se refere ao colo do útero: cérvice;
Que se refere ao ovário: Ooforo;
Que se refere às trompas: salpingo;
Que se refere à vagina: colpo;
Que se refere às membranas ovulares: âmnio; corio;
Que se refere à musculatura pélvica: períneo; uretro;
Que se refere à mama: mamo; masto; 
Que se refere à genitália externa: vulva; vulvo.
Definições Obstétricas:
Amenorréia - Ausência de menstruação -Pode ser primária: quando não ocorreu sangramento espontâneo uterino até os 16 anos e meio de idade; - secundária: ausência de menstruação em mulher que antes menstruava.
Apresentação Fetal - Região fetal que ocupa a área do estrito superior e nela vai se insinuar;
Adramnia – Ausência de líquido amniótico.
Tipos de Apresentação Fetal: cefálica, córmica, pélvica completa, pélvica incompleta e podálica.
Atitude Fetal - relação das diferentes partes fetais entre si;
Cloasmas (ou melasma) - são manchas benignas, irregulares, simétricas e mais escuras que a pele normal. Surgem principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, mento e têmporas, mas podem aparecer em outras áreas expostas ao Sol (como colo e mãos). Sua maior incidência é em mulheres, especialmente nas grávidas ou naquelas que fazem uso de hormônios (reposição ou anticoncepção). O mecanismo de formação do melasma na gestação está ligado aos fenômenos de aumento da pigmentação, provavelmente decorrentes de estímulo hormonal estrogênico e progestogênico ou através do hormônio estimulante da formação de melanina/melanócitos.
Dismenorréia - menstruação dolorosa com causas primárias ou secundárias a uma doença pélvica. 
Dispareunia - Coito doloroso para a mulher.
Epúlides – conhecidas também como granuloma gravídico gengival. São áreas carnosas, vermelhas e elevadas, que se desenvolvem nas gengivas em conseqüência do aumento dos níveis de estrogênio. As epúlides podem crescer causar dor intensa e sangrar em profusão. Uma lesão que cresça rapidamente pode ser excisada. 
G: P: A: - denomina-se o número de gestações (G), o número de partos e de fetos (P) e número de abortos (A). ATENÇÃO: Número de ABORTO conta como número de GESTAÇÃO, porém não conta como número de PARIDADE.
Hipermenorréia ou menorragia - sangramento cíclico ou regular excessivo, tanto em quantidade como em duração.
Hipomenorréia - redução do fluxo menstrual. Às vezes se resume a um gotejamento vaginal.
Linha nigra - pigmentada que se estende da sínfise pubiana ao topo do fundo na linha média do abdome na gestação;
Líquido amniótico - líquido que envolve o concepto (embrião ou feto);
Líquido amniótico (tipos) – líquido claro com grumos (indica feto à termo), líquido claro sem grumos (indica feto pré termo), líquido amarelo com odor (indica infecção), líquido esverdeado ou verde musgo – presença de mecônio (indica sofrimento fetal), líquido marrom ou escurecido (indica morte fetal).
Lóquios fisiológicos ou loquiação - “Lóquios são denominados as perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante o período puerperal. No puerpério, a descamação da decídua e o sangramento resultam em corrimento vaginal de quantidade variável, chamado de lóquio. Os lóquios caracterizam-se, microscopicamente, por eritrócitos, células epiteliais, fragmentos de decídua e bactérias”. (Wikipédia acesso em 08/2009).
Loquiação (tipos) – Rubra(o) ou sanguinolenta (o), serossanguinolenta (o) e serosa.(o)
Menacme - é o período de vida da mulher entre a menarca e a menopausa, entre a primeira e a última menstruação natural. 
Menarca - é a primeira menstruação da mulher, que ocorre em média 2 anos após os primeiros sinais de puberdade (início do desenvolvimentomamário, pêlos pubianos, aceleração do crescimento). A idade média da menarca é de 12 anos, podendo ir de 10 a 15 anos. A partir desse momento a mulher começa a ovular e, potencialmente, pode engravidar. Nos primeiros anos de menstruação, assim como no climatério, é maior a incidência de ciclos anovulatórios (a menstruação ocorre, sem que exista ovulação). 
Menometrorragia - sangramento uterino de freqüência irregular e em quantidade excessiva- 
Menopausa: Cessação fisiológica da menstruação,
Menstruação - é a descamação cíclica do endométrio (tecido mucoso de revestimento interno do útero), acompanhada de sangramento.
Metrorragia - sangramento uterino que ocorre entre os intervalos menstruais.
Multigesta ou plurígesta - É a mulher que engravidou três ou mais vezes.
Multípara ou plurípara - É a mulher que deu à luz três ou mais vezes.
Nidação - Implantação do blastocisto com o nó embrionário voltado para o epitélio uterino;
Normodramnia - Seu volume ao termo da gestação é em média de 1000 ml;
Nulígravida ou Nuligesta - Mulher que nunca engravidou;
Nulípara - Mulher que nunca pariu;
Oligodramnia - Seu volume ao termo da gestação é abaixo 1000 ml;
Oligomenorréia - sangramento vaginal episódico, a intervalos maiores que 35 dias.
Parto distócico - parto dificultado por complicações relacionadas ao feto (objeto ou passageiro), ao útero (motor) ou à estrutura pélvica (trajeto duro e mole);
Parto eutócico - trabalho de parto e parto sem complicações;
Parturiente - A mulher que está em trabalho de parto (desde as primeiras contrações até o período expulsivo);
Pelvigrafia - avaliação das estruturas ósseas da bacia materna (estreitos, diâmetros, planos) a fim de verificar se suas dimensões são próprias ao parto vaginal;
Períodos clínicos do trabalho de parto - evolução clínica do trabalho de parto e parto, no qual distinguem-se 4 períodos;
Placentogênese - formação, crescimento e organização funcional da placenta após a nidação;
Polidramnia - Seu volume ao termo da gestação é acima de 1000 ml;
Polimenorréia - episódios de sangramento vaginal, com freqüência inferior a 21 dias.
Prenhez, gestação ou gravidez - É o estado peculiar à mulher que concebeu e no qual evolui o produto da concepção;
Primigesta ou primigrávida - É a mulher que engravida pela primeira vez;
Primípara - É a mulher que deu à luz a um feto vivo ou morto, pela primeira vez;
Puerpério - Período que vai da saída da placenta (dequitação) à volta das condições orgânicas pré-gravídicas da mulher. Dura em média de seis a oito semanas. 
Secundigesta ou secundigrávida - É a mulher que engravida pela segunda vez;
Secundípara - É a mulher que deu à luz a um feto vivo ou morto, pela segunda vez;
Sexarca – primeira relação sexual
Sinal de Braxton-Hicks - contratilidade uterina indolor, ocorrida ao longo da gravidez;
Sinal de chadwick - hipervascularização na gestação que permite a mucosa vaginal ficar arroxeada;
Sinal de Goodell - consistência amolecida do colo uterino (cérvice) similar à consistência do lábio, perceptível a partir da 10ª semana de gestação. Na não grávida a consistência do colo uterino é similar à cartilagem do nariz;
Sinal de Hegar - Amolecimento da região do istmo (região entre o corpo e o colo uterino) perceptível ao toque combinado a partir do 3º mês de gestação;
Sinal de Hunter – presença durante a gestação da aréola secundária;
Sinal de Jacquemier - hipervascularização na gestação que permite a mucosa vulvar ficar arroxeada;
Síndrome pré-menstrual - é um conjunto de sintomas, que surgem ao mesmo tempo, durante o ciclo menstrual, na maioria das vezes de sete a dez dias antes da menstruação.
Situação Fetal - relação entre o maior eixo fetal e o maior eixo uterino ou eixo materno. Pode ser longitudinal, transversa ou oblíqua;
Telarca - Desenvolvimento de tecido mamário.
Telogen effluvium - queda dos cabelos que pode ocorrer após o parto que em algumas mulheres perdura por 6 a 24 semanas;
Tubérculos de Montgomery – hipertrofia das glândulas sebáceas na mama, encravadas nas aréolas primárias;
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: Assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001, 199 p.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área técnica de Saúde da Mulher. Gestação de alto risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2000, 164 p.
_______L, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Coordenação Geral de Informação e Análise Epidemiológica. Manual de Vigilância do Óbito infantil e fetal e do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal. Brasília,2009.
_______. Ministério da Saúde. Departamento de Ações programáticas e estratégicas.Atenção à Saúde do Recem nascido:Guia para os profissionais de Saúde. Serie A. Normas e Manuais técnicos. Volume 1, Brasília,2011.
DELASCIO, Domingos. Obstetrícia normal Briquet. 3ª ed. São Paulo: Sarvier, 1994, 495 p.
FERNANDES, Ilma M. Vivência do graduando de Enfermagem no cuidar da mulher parturiente. Rio de Janeiro. UERJ, Faculdade de Enfermagem, 2001. 95 fl. Dissertação de mestrado.
FREITAS, Fernando. Rotinas em Obstetrícia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, 624 p.
HACKER, Neville F. Fundamentos de Ginecologia e Obstetrícia. Tradução Luiz Irineu C. Settineri. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
BRANDEN, Pennie Sessler,2ª ed.Enfermagem Materno Infantil – Tradução:Maternity care, 2000,524p.

Outros materiais