Buscar

Avaliação de Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0562_AV_201307130054 » TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307130054 - LUIZ CARLOS DA COSTA
	Professor:
	LEVI PEREIRA GRANJA DE SOUZA
	Turma: 9014/AJ
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 11:10:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201307715680)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Seguem-se alguns dois princípios e das ações consideradas por Frederick Winslow Taylor como fundamentais para a Administração Científica :
- Princípios : (1) Planejamento ; (2) Preparo ; (3) Controle ; (4) Execução .
- Síntese das ações previstas : ( ) manter sob controle as tarefas em execução , com previsão das demais que se fazem necessárias ; ( ) valorizar as aptidões apresentadas pelos operários ; ( ) eliminar o empírico das tarefas diárias dos operários ; ( ) pautar o ambiente de trabalho pela disciplina e pela cordialidade .
A relação correta dos princípios com suas respectivas ações corresponde a seguinte opção :
		
	
	(2) ; (1) ; (4) ; (3)
	
	(1) ; (4) ; (2) ; (3)
	
	(1) ; (2) ; (4) ; (3)
	
	(4) ; (3) ; (1) ; (2)
	 
	(3) ; (2) : (1) : (4)
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307180770)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A experiência de Hawthorne desenvolvida por Elton Mayo na Western Eletric Company, no bairro de Hawthorne, em Chicago, foi muito significativa para o desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas. Com base no que esta experiência significou para a teoria indique de quantas fases é composta a experiência de Hawthorne?
		
	
	Duas fases.
	 
	Quatro fases.
	
	Cinco fases.
	
	Três fases.
	
	Seis fases.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307171292)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual das teorias da administração considera que o nível de produção não é determinado pela capacidade física do trabalhador, mas pela integração social?
		
	 
	Teoria das Relações Humanas.
	
	Teoria Estruturalista.
	
	Teoria da Burocracia.
	
	Teoria da Administração Científica.
	
	Teoria Clássica da Administração.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307162474)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo; linha que demarca e define o que está dentro e o que está fora do sistema ou subsistema; tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo inalterado o seu status quo interno; um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final. Esse texto define sequencialmente os seguintes itens:
		
	 
	e) Eficiência; limites; homo economicus; delimitação.
	
	a) Equifinalidade; limites; resiliência; homeostase.
	
	c) Homeostase; limites; equifinalidade; resiliência.
	
	b) Equifinalidade; limites; homeostase; resiliência.
	 
	d) Resiliência; limites; homeostase; equifinalidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307379962)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais iniciado pela Teoria das Relações Humanas para o das interações entre as organizações sociais. Da mesma forma como os grupos sociais interagem entre si. No estruturalismo, quatro etapas são observadas, exceto:
		
	 
	Etapa do social.
	
	Etapa da natureza;
	
	Etapa do trabalho;
	
	Etapa da organização;
	 
	Etapa do capital;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307182171)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando a visão geral da Teoria da Administração Científica, assinale a alternativa que não resume suas ideias centrais.
		
	
	Subordinação funcional
	
	Produção em série
	
	Melhoria da produtividade
	
	Organização formal
	 
	Supervalorização do homem
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307162486)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação aos tipos de sociedade descritos por Max Weber, é correto afirmar:
		
	 
	(d) Com relação à sociedade carismática, predominam as características místicas, arbitrárias e personalísticas, como os grupos revolucionários etc.
	
	(b) Com relação à sociedade burocrática, predominam as características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medieval etc.
	
	(a) Com relação à sociedade burocrática, predominam as características místicas, arbitrárias e personalísticas, como os grupos revolucionários etc.
	
	(c) Com relação à sociedade tradicional, predominam normas impessoais e racionalidade dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, exército etc.
	
	(e) Com relação à sociedade carismática, predominam normas impessoais e racionalidade dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, exército etc.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307718968)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	¿O processo decisório envolve uma racionalidade limitada e é, basicamente, satisfatório e não otimizante¿. Logo, o administrador:
		
	 
	tem condições de analisar todas as alternativas possíveis e receber todas as informações necessárias para a tomada de decisões
	
	busca a incerteza e evita regras padronizadas para tomar decisões
	
	evita manter as regras estabelecidas pela empresa para tomada de decisão e somente redefine os procedimentos quando sofre pressões
	
	procura sempre alternativas ótimas dentro das possibilidades da situação envolvida antes de tomar uma decisão
	 
	toma decisões sem poder procurar e analisar todas as alternativas possíveis, optando, na maioria dos casos, por alternativas satisfatórias.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307194680)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A burocracia é entendida como uma organização em que o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência a organização. Para Max Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência e que possui características. Quais são elas?
		
	
Resposta: Tomada de decisões mais rapidas / Maior controle / Menor risco de erros
	
Gabarito: Caráter legal das normas e regulamentos; Caráter formal das comunicações; Caráter racional e divisão do trabalho; Impessoalidade nas relações; Hierarquia de autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados; Competência técnica e meritocracia; Especialização da administração; Profissionalização dos participantes; Completa previsibilidade do funcionamento.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Caráter legal das normas e regulamentos; Caráter formal das comunicações; Caráter racional e divisão do trabalho; Impessoalidade nas relações; Hierarquia de autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados; Competência técnica e meritocracia; Especialização da administração; Profissionalização dos participantes; Completa previsibilidade do funcionamento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307195553)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Quais foram alguns dos conceitos que Taylor introduziu para aumentar a produção?
		
	
Resposta: Aumento da satisfação pessoal do operário, com a redução da carga horária e aumento do hora paga elevando a produção. Desta forma conseguindo maior fluxo de capital girando e consequentemente elevou também a quantidade de vendas de seus produtos. Ex.: de FORD / Planejamento, Preparo , Execução e Controle
	
Gabarito: O desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração; a seleção científica de trabalhadores; a educação e o desenvolvimento científico do trabalhador; a cooperação íntima e amigável entre a administração e os trabalhadores.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração; a seleção científica de trabalhadores; a educação e o desenvolvimento científico do trabalhador; a cooperação íntima e amigável entre a administração e os trabalhadores.

Outros materiais