Buscar

Questão 5 psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Psicomotricidade
Leia o excerto de texto a seguir:
"O trabalho docente deve ser contextualizado histórica e socialmente, isto é, articular ensino e realidade. O que significa isso? Significa perguntar, a cada momento, como é produzida a realidade humana no seu conjunto; ou seja, que significado tem determinados conteúdos, métodos e outros eventos pedagógicos, no conjunto das relações sociais vigentes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. p. 137.
Conforme os conteúdos apresentados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, a sistematização do encaminhamento metodológico deve seguir algumas etapas. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das etapas a apresentadas a seguir:
1. Organização e planejamento.
2. Preparação e formação dos participantes.
3. Execução das atividades lúdicas.
4. Avaliação dos resultados.
(  ) Explicar de forma clara e objetiva; demonstrar ; elaborar roteiro; transmitir segurança;motivar
(  ) Deve ser um processo que estuda e interpreta os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos.
(  ) Conhecer as regras e fazer bom uso delas; alterar comando para elaboração das regras; incentivar a cooperação; fornecer noções básicas de dinâmicas em grupo.
(   ) Caracterização dos alunos e do ambiente; adequação dos objetivos.
Agora, marque alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 - 3 - 1 - 4
	
	B
	2 - 1 - 3 - 4
	
	C
	3 - 2 - 1 - 4
	
	D
	3 - 4 - 2 - 1
Você acertou!
A sequência correta é 3 - 4 - 2 -1. “A sistematização do encaminhamento metodológico deve considerar as seguintes etapas para sua efetivação: organização e planejamento: caracterização dos alunos e do ambiente, adequação dos objetivos; preparação e formação dos participantes: conhecer as regras e fazer bom uso delas, alternar o comando para elaboração das regras, incentivar a cooperação, fornecer noções básicas de dinâmicas de grupo; execução das atividades lúdicas: explicar de forma clara e objetiva, demonstrar, elaborar roteiro, transmitir segurança, motivar; avaliação dos resultados (contínua): deve ser um processo que estuda e interpreta os conhecimentos habilidades e atitudes dos alunos”. (Livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, p. 97).
	
	E
	4 - 1 - 3 - 2

Outros materiais