Buscar

Willian Van Alen

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. Lucia Tita Piva
Setembro de 2014
Aluno: Daiane Pauli
Disciplina: Teoria e História da Arquitetura
Trabalho sobre Arquitetos
Willian Van Alen 
Willian Van Alen
( 1883 – 1954)
Willian Van Alen 
Nascido em Brooklyn (1883), William Van Alen estudou no Pratt Institute e depois trabalhou no escritório de Clarence Verdadeiro. Em 1908, Van Alen ganhou o Prêmio Paris em Arquitetura, em uma competição para o projeto de um teatro, o prêmio incluiu uma bolsa para estudar na École des Beaux-Arts em Paris, onde Van Alen se tornou um estudante no atelier de Victor Laloux. Em 1911, Van Alen volta e estabeleceu uma parceria com H. Craig Severance, que durou até 1925. Van Alen então empreendeu prática por conta própria e em 1929 criou o Chrysler Building. 
A contribuição notável de Van Alen para a arquitetura americana foi aplicar a modernos arranha-céus o vocabulário visual do Art Déco. A reputação de William Van Alen foi afetada após a conclusão de seu mais famoso edifício. Embora o Chrysler Building é hoje um ícone amado em New York , Van Alen não se beneficiou com a sua glória. Walter Chrysler e Van Alen eram conhecidos por ter tido uma relação conflituosa, e quando o Chrysler Building foi inaugurado em 1930 o nome de Van Alen foi omitido.
Willian Van Alen 
William Van Alen morreu em grande parte sem reconhecimento em 1954, e após a morte de sua esposa Elizabeth Bloodgood Van Alen, em 1970, a maioria dos Van Alen Estate foi deixada para o Instituto Nacional de Educação Arquitetônica. 
Van Alen emprestou seu nome ao Instituto Van Alen , com sede em Nova York, organização sem fins lucrativos que se dedica a melhorar o projeto na esfera pública através de um programa de exposições, concursos, publicações, workshops e fóruns . 
Fundada em 1894 como a Sociedade de Belas Artes Architects , o Instituto foi rebatizada em 1996 em homenagem a Van Alen, seu maior benfeitor, neste momento a organização foi reestruturada para se concentrar na esfera pública. Projetos do Instituto iniciaram colaborações interdisciplinares e internacionais entre os profissionais, políticos, estudantes, educadores e líderes comunitários.
Willian Van Alen 
				
				Arte Decó
	O estilo arquitetônico usado por Willian van Alen foi a Art Déco, que foi um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundo na década de 30. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração. 
Características principais:
- Linhas circulares ou retas estilizadas
- Uso de formas geométricas
- Design abstrato
- Formas femininas e animais são mais trabalhadas
- Influências do construtivismo, futurismo e cubismo
Willian Van Alen 
 O Edifício Chrysler (1926-1930)
Willian Van Alen 
ObraArquitetônica
ChryslerBulding
Sistema Estrutural
Pórtico espacial
Função
Edifício comercial
Localização
Nova Iorque, Estados Unidos
Época de Construção
1928 – 1930
Projeto Arquitetônico
William Van Alen
ProjetoEstrutural
RalphSquire& Sons
Execução
Fred T. Ley & Company, Inc.
Dimensões
Altura: 319 m, 77 andares
Material
Aço, aço inoxidável e tijolos
Área Total
111.201 m²
Willian Van Alen 
Willian Van Alen 
O Edifício Building só podia ter sido construído no clima competitivo de Manhattan, na década de 1920. A economia americana estava prosperando e não havia espaço suficiente para escritórios, os construtores urbanos foram incentivados a pensar em construções verticais.
 
Willian Van Alen 
Em 1926, Walter P. Chrysler, um dos homens mais ricos da indústria automotiva, entrou em uma competição não-oficial para construir a estrutura mais alta da cidade de Nova Iorque. Ele queria um prédio de escritórios que fosse glorificado o suficiente para simbolizar sua própria ascensão incrível no mundo dos negócios. O arquiteto William Van Alen, que tinha a reputação de fazer projetos extravagantes e progressistas, transformou em realidade o desafio de Chrysler, foi o primeiro prédio no mundo a exceder a altura de mais de trezentos metros.
Willian Van Alen 
A forma piramidal do Edifício Chrysler foi determinada por uma lei de zoneamento de 1916, que requeria que os prédios recuassem à medida que ficassem mais altos, para permitir que a luz do sol chegasse às ruas. Esta restrição permitiu que os arquitetos partissem para uma abordagem mais escultural quanto aos designs urbanos. 
Ao invés de caixotes retangulares, altos e insípidos, que haviam começado a colonizar a cidade, formas dinâmicas e inventivas começaram a emprestar interesse e variedade ao perfil de Manhattan. A lei também dava especial atenção à cúpula de um prédio. 
Willian Van Alen 
No topo do Edifício Chrysler, sete arcos sobrepostos vão diminuindo conforme vão chegando ao topo para criar a ilusão de que o prédio é ainda mais alto do que realmente é. Esse padrão de triângulos estreitos dispostos em semicírculos, foi associada a um sol flamejante, mas pode também dar a ideia dos raios de uma roda de automóvel.
Willian Van Alen 
Willian Van Alen 
 À exemplo do estilo Art Déco, o átrio do Edifício Chrysler é revestido em diferentes mármores, ônix e âmbar. Este foi um dos primeiros grandes edifícios com vasta metais na fachada. Os ornamentos no eixo e retrocessos em alusão maneiras diferentes para o automóvel, com calotas de metal, gárgulas em forma de tampa do radiador, pára-choques de carros, e ornamentos de capô. O edifício tem um total de 3.862 janelas, 20.961 toneladas de aço estrutural, 391.881 rebites, e 3.826.000 tijolos foram usados para montar o prédio.
Willian Van Alen 
O brilhante revestimento de aço inoxidável da agulha lembram o cromo polido de um carro novo. Cabeças estilizadas de águias americanas projetam-se de alguns cantos do prédio, em uma referência lúdica às gárgulas das catedrais góticas. Outros cantos são enfeitados com formas aladas da tampa do radiador de um Chrysler. Um friso decorativo é formado por uma faixa de calotas.
Willian Van Alen 
Se a ornamentação exterior acentua a modernidade do arranha-céu, o interior foi projetado para lembrar um passado distante e posiciona o Edifício Chrysler entre as maravilhas do mundo. As características mais espetaculares do majestoso saguão são as portas dos elevadores, adornadas em latão e em marchetaria (incrustações decorativas em uma base de madeira) e tendo como motivo a flor-de-lótus. 
Willian Van Alen 
A descoberta do túmulo do Rei Tutankhamon, em 1922, havia desencadeado um entusiasmo por culturas arcaicas e exóticas, e o Edifício Chrysler foi projetado no auge desta mania por tudo que era relativo ao Egito. Além da decoração com a flor-de-lótus, as salas apresentam uma variedade de motivos do Egito antigo, que tinham a intenção de sugerir a associação do edifício com as grandes pirâmides dos faraós. As pinturas, no teto do saguão, refletem o progresso heróico da construção da torre, como se o monumento à Chrysler já tivesse assumido um lugar na história equivalente ao das Grandes Pirâmides.
Willian Van Alen 
 Na sua conclusão, o Chrysler Building ultrapassou a Torre Eiffel. Tanto Chrysler, como Van Alen, tinham a intenção de fazer com que este edifício fosse o mais alto da cidade, mas quando sua construção estava chegando ao fim, havia uma incerteza se ele realmente manteria esta distinção. Uma torre de escritórios, em Manhattan, que estava sendo rapidamente construída, já havia atingido mais de 250 metros, então para não serem ultrapassados adicionaram uma cobertura de 
aço de aproximadamente dezoito metros.
O Chrysler Building apesar de já não reinar absoluto na paisagem de Manhattan, ainda se destaca entre os muitos prédios mais novos do que ele. Foi construído em alvenaria com estrutura em aço e depois revestido
em metal.Tem 3862 janelas em sua fachada e 32 elevadores divididos em quatro áreas de acesso.
 
Willian Van Alen 
O prédio é um dos mais bonitos do mundo com seus 77 andares, 319 metros de altura e a coroa de aço inoxidável que à noite brilha soberana no céu de Manhattan.
 Tem dois tipos de iluminação: a que sai das aberturas em V e os grupos de holofotes em sua estrutura externa, direcionados diretamente sobre a torre, o que permite uma variedade incrível de cores em ocasiões especiais. Essa iluminação foi instalada durante a construção do edifício.
Seu lobby é considerado um dos mais belos da cidade, assim como os elevadores. O trabalho em madeira que decora seu interior, é absolutamente perfeito.
Willian Van Alen 
Bibliografia
http://artearquiteturany.com/tag/william-van-allen
http://www.jmhdezhdez.com/2011/09/chrysler-building-new-york-edificio.html
http://www.greenbuildingsnyc.com/properties/chrysler-building/
http://picturingamerica.neh.gov/downloads/pdfs/Resource_Guide_Chapters/PictAmer_Resource_Book_Chapter_15B.pdf
http://www.vanalen.org/about/history

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes