Buscar

Avaliação Introdução a Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conceitue o que é Administração e Organização.
Explique o que é Missão e qual a importância dela para a Organização.
Sobre a Escola Clássica é possível afirmar que Frederick Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber dispuseram as mais importantes teorias e estudos do movimento de Administração Científica. Cite uma característica que cada um deixou de legado para a Administração.
Sobre a Escola Neoclássica, sabemos que dispõe de alguns princípios que norteiam a Administração Científica, como a Organização Racional Formal e a Divisão do Trabalho e especialização do trabalhador, como sendo dois exemplos. Cite as cinco características principais da Teoria Neoclássica e explique.
Após trabalhar por mais de 25 anos na Empresa Brasileira de Equipamentos Hidráulicos, o engenheiro Carlos aposentou-se como Gerente do Departamento de Compras. O afastamento do engenheiro Carlos desencadeou uma série de problemas para o diretor da empresa, Sr. Marcos. Embora houvesse a suposição de que o então assistente do engenheiro Carlos, o engenheiro Fernando, estivesse devidamente preparado para substituí-lo, a realidade revelou o contrário. A fim de solucionar esse problema, a empresa contratou externamente o engenheiro Caldas para gerenciar o departamento de compras, ao mesmo tempo em que o engenheiro Fernando era transferido para outra área da empresa.
	Com a admissão do engenheiro Caldas, observou-se que, em pouco tempo, o setor voltou a exibir certa eficiência, do ponto de vista técnico. Ocorre, porém, que esse engenheiro nunca havia exercido cargos de natureza administrativa. Consequentemente, passou a exibir atitudes altamente controladoras, interferindo no processo de trabalho dos compradores, centralizando decisões, demonstrando certa arrogância diante de seus subordinados. Pouco a pouco, revelou ser técnico competente, mas um péssimo gerente: os funcionários começaram a conflitar entre si, a desmotivação em relação às tarefas passou a ser alto, o absenteísmo aumentou.
	O Sr. Marcos, diretor da empresa, convidou você, na condição de Administrador, para explicar os erros que aconteceram na empresa e propor soluções para evitar que tais desacertos se repetissem no futuro e referencie diretamente com uma abordagem (teoria) da escola Neoclássica ou da Escola Clássica.

Outros materiais