Buscar

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE BEM MÓVEL A PRESTAÇÕES COM RESERVA DE PROPRIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE BEM MÓVEL A PRESTAÇÕES COM RESERVA DE PROPRIEDADE
ENTRE:
PRIMEIRA OUTORGANTE: …………………… [inserir firma ou denominação social, no caso de pessoa colectiva], com sede social em ……………………… [inserir morada completa], matriculada na Conservatória do Registo Comercial de …………………… [indicar Conservatória], sob o número …………… [inserir número], com o capital social de …………………… [inserir valor, por algarismos e por extenso], titular do NUIT ……………………… [inserir número], aqui representada por ……………………………… [inserir nome completo], …………………… [inserir estado civil], portador do …………………… [indicar documento de identificação] número ……………………… [inserir número], emitido em ………………[inserir data], pelo ……………… [indicar entidade emissora], na qualidade de …………………[indicar qualidade em que intervém], com poderes para o acto, adiante designada também por Vendedora, 
SEGUNDO OUTORGANTE: ………………………………… [inserir nome completo], …………………… [inserir estado civil] (1), natural de ………………… [inserir naturalidade], residente em ……………………… [inserir morada completa], portador do ………………………… [indicar documento de identificação] número ……………………… [inserir número], emitido em ……………………… [inserir data], pelo ……………………… [indicar entidade emissora], titular do NUIT …………………… [inserir número], adiante designado também por Comprador,
É celebrado, e reciprocamente aceite, o presente Contrato de Compra e Venda a Prestações , Com Reserva de Propriedade, que se regulará pelo clausulado seguinte:
PRIMEIRA
A Primeira Outorgante é uma empresa comercial que tem por objecto o comércio de veículos automóveis, ligeiros e pesados.
SEGUNDA
Pelo presente contrato, e no exercício do seu escopo social, a Primeira Outorgante vende ao Segundo , e este compra, a prestações e com reserva de propriedade até integral pagamento do preço, o veículo automóvel, no estado de usado, da marca …………………, modelo …………………, matrícula ………………, com o ano de fabrico …………………… e com ……………………… quilómetros percorridos.
1. O veículo, melhor identificado na Cláusula anterior, encontra-se em bom estado de conservação no que respeita ao sistema mecânico, pintura e estofos, tendo sido inspeccionado em…………………………………
2. A viatura possui o livrete número ………………, um rádio, auto-alarme e sistema de ar condicionado.
QUARTA
O preço da venda é de MT . ……………………… (por extenso), a pagar, pelo Segundo Outorgante à Primeira , em doze prestações mensais no valor de MT . ……………………… (por extenso) cada
QUINTA
1. O pagamento da primeira prestação será efectuado no dia ………………… e as restantes no primeiro dia útil dos meses subsequentes, sendo a última em………………………………….
2. A menos que a Primeira Outorgante opte por outro meio, a liquidação das prestações e de quaisquer outros pagamentos previstos neste contrato, a realizar pelo Segundo Outorgante , serão efectuados por débito na conta n.º …………………… de que este é titular no Banco …………………, dependência de …………………, mediante autorização bancária anexa a este contrato.
SEXTA
1. O presente contrato poderá ser resolvido, por iniciativa da Vendedora , sempre que o Comprador não cumpra, definitivamente, alguma das suas obrigações. 
2. Para efeitos do disposto no número anterior, considerar-se-á incumprimento definitivo a mora no pagamento de uma prestação por um prazo superior a 30 (trinta) dias.
SÉTIMA
1. Quando a Vendedora resolva o presente contrato, com fundamento no incumprimento definitivo por parte doComprador , para além da restituição imediata da viatura automóvel e dos respectivos documentos, terá direito a conservar suas as prestações vencidas e pagas e a receber as vencidas e não pagas, acrescidas de juros, e, ainda, um montante indemnizatório igual a 2 % (dois por cento) da soma das prestações vincendas, ficando, porém, salvo àVendedora o direito de exigir a reparação integral dos seus prejuízos, incluindo nestes as despesas judiciais e extrajudiciais.
2. Para efeitos do previsto no número anterior, fica, desde já, a Vendedora autorizada a recuperar a viatura, pela forma que, no seu entender, julgar mais conveniente, onde quer que a mesma se encontre e em poder de quem quer que esteja.
OITAVA
1. Em alternativa à efectivação do direito à resolução, poderá a Vendedora , verificado o incumprimento definitivo por parte do Comprador , exigir deste o valor da componente em capital das prestações vincendas, acrescido de 10% (dez por cento).
2. Nesta hipótese, o valor em causa vencerá juros a partir do referido incumprimento, nos termos da Clausula seguinte. 
Em caso de não pagamento pontual das prestações do preço ou de quaisquer outras quantias devidas peloComprador à Vendedora , previstas no presente contrato, e independentemente do exercício dos direitos consignados à Vendedora pelas cláusulas anteriores, serão devidos pelo Comprador juros de mora, calculados à taxa máxima permitida para créditos de que sejam titulares empresas comerciais, em vigor no dia do incumprimento, taxa esta acrescida da sobretaxa máxima que estiver em vigor, desde a data do seu vencimento até à data do seu efectivo e integral pagamento, se outra superior não for legalmente aplicável.
DÉCIMA
No caso de o presente contrato ser resolvido e de o Comprador não devolver, de imediato, o veículo automóvel aVendedora terá, ainda, direito, a título de cláusula penal, por esta mora na devolução, e por cada mês, ou fracção de mês, por que esta perdure, a uma quantia igual ao dobro da prestação.
DÉCIMA PRIMEIRA
As partes acordam, expressamente, que o bem objecto deste contrato será entregue ao Segundo Outorgante , até ao dia…………………. ficando, porém, a Primeira Outorgante com reserva de propriedade.
DÉCIMA SEGUNDA
O presente contrato será regulado exclusivamente pela lei moçambicana. 
DÉCIMA TERCEIRA
Para todos os litígios emergentes do presente contrato, fica estipulado o foro da Província de ………………, com expressa renúncia q qualquer outro.
DÉCIMA QUARTA
Este contrato tem carácter comercial e reger-se-á pelo seu clausulado e, em tudo quanto for omisso, pelas disposições aplicáveis do Código Comercial e legislação complementar e, supletivamente, pelas normas aplicáveis do Código Civil.
E por todas as partes estarem de acordo e corresponder à exacta expressão das suas vontades vai o presente contrato, que é feito em duas vias, de igual forma e teor, ser livremente assinado, ficando um exemplar na posse de cada um deles.
Local e data. 
Os Primeiros Outorgantes
__________________________________________
(………………………………)
__________________________________________
(………………………………)
A Segunda Outorgante
__________________________________________
(1) Quando solteiro, mencionar se é maior ou menor emancipado e, neste caso, se a emancipação é plena ou restrita. Quando casado, mencionar também a identificação do cônjuge e o regime de bens do casamento.

Continue navegando