Buscar

Estudo de Caso em Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA INSTITUCIONAL
DIREITO PENAL I 2º CICLO – 03 DE DEZEMBRO DE 2014
PESO: 16 PONTOS
1º ESTUDO DE CASO – TEORIA GERAL DA LEI PENAL
Em 16.6.98 um famoso ladrão marroquino furta duas esculturas de célebre artista brasileiro que estavam sendo exibidas na Embaixada do Brasil em Paris. Dois dias depois, ingressa em território espanhol e, em Barcelona, vende as obras de arte para um receptador holandês. Indaga-se
1) O ladrão e o receptador estão sujeitos à lei penal brasileira? Por quê?
2) Se afirmativa a resposta anterior, trata-se de extraterritorialidade condicionada ou incondicionada? Por quê?
3) Se afirmativa a resposta à indagação 1), incidiria lei que, em 17.6.98, entra em vigor no Brasil diminuindo a pena cominada ao crime de receptação e que veda o benefício do regime aberto de prisão permitido pela lei revogada? 
2º ESTUDO DE CASO – TEORIA GERAL DO CRIME 
Brederodes envolve-se em acidente de trânsito e sofre lesões corporais leves. Como é diabético, as lesões se complicam, obrigando a uma cirurgia de amputação de um dos dedos da mão. A cirurgia realiza-se com êxito, contudo, os antibióticos prescritos pelo cirurgião não são suficientes para debelar uma infecção pós-cirúrgica. O estado de saúde de Brederodes, então, complica-se, exigindo aumento da medicação anti-infecciosa. Entretanto, o cirurgião, embora avisado, não vai ao hospital examinar seu paciente porque festejava em um clube o aniversário de 15 anos da filha. Diante disso, um médico plantonista prescreve outro antibiótico de reforço. Contudo, ao aplicar a injeção, o enfermeiro, entendendo mal a letra do receituário médico e desconhecendo a diabetes, ministra-lhe glicose. Brederodes morre alguns dias depois em decorrência de infecção generalizada. Indaga-se:
1) A morte de Brederodes pode ser imputada ao cirurgião? Se afirmativa a resposta, a conduta do cirurgião foi dolosa ou culposa?
2) A morte de Brederodes pode ser imputada ao enfermeiro? Se afirmativa a resposta, a conduta do enfermeiro foi dolosa ou culposa?
ORIENTAÇÕES GERAIS
1. CONSULTA LIVRE, EXCETO AO PROFESSOR. AS SOLUÇÕES EXIGEM APLICAÇÃO APENAS DOS TEMAS DA TEORIA GERAL DA LEI PENAL E DA TEORIA GERAL DO CRIME ESTUDADOS NESTE SEMESTRE LETIVO. 
2. AS FONTES CONSULTADAS, REFERIDAS OU CITADAS NOS TEXTO DEVEM SER IDENTIFICADAS, OBSERVANDO-SE, SE O CASO, AS NORMAS DA ABNT.
3. AS RESPOSTAS SÃO INDIVIDUAIS. PODEM SER MANUSCRITAS OU DIGITALIZADAS, MAS DEVEM SER ENTREGUES NA DATA E HORÁRIO DE APLICAÇÃO DA PROVA, CF. CALENDÁRIO OFICIAL (3.12.2014, 21H10).
4. NÃO SERÃO ACEITAS REMESSAS POSTERIORES. O ALUNO QUE NÃO PROVIDENCIAR A ENTREGA NO DIA E HORÁRIO ESTABELECIDOS E QUE NÃO REGISTRAR SUA PRESENÇA NA LISTA SERÁ CONSIDERADO AUSENTE, SEM LANÇAMENTO DE NOTA.

Outros materiais