Buscar

Av2 patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A respeito de distúrbios da circulação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. Os distúrbios circulatórios estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. II. Alterações no fluxo e trocas na composição sanguínea são exemplos de patogêneses para trombose. III. A embolia é caracterizada pela obstrução vascular por corpos estranhos que se aderem à parede do vaso sanguíneo. IV. Edema significa acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Estão certos apenas os itens:
		
	
	II e III.
	
	I e III.
	
	I, II e III
	 
	I, II e IV
	
	I e II.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301138934)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A calcificação pode ser encontrada em áreas de necrose. Nesse caso, ocorre deposição local de sais de cálcio, mesmo que os níveis sanguíneos de cálcio estejam normais. Essa deposição também pode ocorrer nas valvas cardíacas dos idosos, podendo torná-las rígidas ou obstruídas. Sobre esse assunto pode-se afirmar que:
		
	
	Um tumor na glândula paratireóide está associado à hipersecreção do hormônio paratireoidiano, causando hipercalcemia e maior possibilidade de surgimento de calcificações distróficas em tecidos normais.
	 
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo distrófica.
	
	Na calcificação do tipo metastásica os níveis sanguíneos de cálcio estão dentro dos valores considerados normais.
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo metastásica.
	
	Na calcificação do tipo distrófica os níveis sanguíneos de cálcio estão aumentados (hipercalcemia).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301138950)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O diagnóstico definitivo de um infarto do miocárdio depende da visualização direta da morte celular. Porém, esse diagnóstico também pode ser feito precocemente de maneira indireta através da dosagem de marcadores de lesão miocárdica por meio de coleta de sangue. Os marcadores mais usados são a fração da creatinoquinase-MB (CK-MB) e os níveis de troponina. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Na confirmação do infarto do miocárdio por observação microscópica não serão observados leucócitos ao redor das células lesionadas, uma vez que o infarto gera apoptose dessas células, sem que haja inflamação tecidual.
	
	Através de técnicas de microscopia, pode-se ter uma confirmação direta da morte celular se forem observadas alterações nucleares tais como a cariólise, caracterizada por um encolhimento e escurecimento do núcleo.
	
	O aumento da CK-MB e da troponina no plasma sanguíneo é resultado da absorção do conteúdo das vesículas presentes nos corpos apoptóticos produzidos a partir das células musculares cardíacas mortas.
	 
	O aumento da CK-MB e da troponina no plasma sanguíneo pode ser usado como um marcador de lesão celular, uma vez que é um indício de que houve ruptura da membrana das células cardíacas.
	
	A visualização direta de morte celular poderia ser realizada através de um estudo histopatológico com utilização de microscópio, poucos minutos após o início da lesão.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301141707)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO:
		
	
	Queimaduras
	
	Barotrauma
	
	Entorses
	 
	Envenenamento
	
	Choque Elétrico
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301142172)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto às lesões celulares é INCORRETO afirmar:
		
	
	A Resposta à lesão depende do tipo, intensidade e duração do estímulo.
	
	Conseqüências da lesão dependem do tipo, estado e adaptabilidade da célula.
	
	O comprometimento de algum sistema celular produz efeitos secundários generalizados.
	 
	Em uma lesão celular, primeiro haverá alteração morfológica e depois alteração bioquímica.
	
	Em resposta ao processo lesivo ocorrerá uma reação inflamatória na tentativa de defender o organismo do agente agressor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301145514)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na avaliação dos pacientes hospitalizados, os profissionais de saúde devem ficar atentos aos sinais clínicos de trombose venosa profunda (TVP) em membros inferiores (MMII). Além do risco de desenvolver úlceras varicosas, qual é a pior consequência clínica da TVP?
		
	 
	tromboembolia pulmonar.
	
	icterícia.
	
	ascite.
	
	choque hipovolêmico.
	
	tromboembolia arterial.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301331011)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULAR O HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
		
	 
	HIPERPLASIA
	
	APLASIA
	
	DISPLASIA
	
	HIPERTROFIA
	
	METAPLASIA
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301145011)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Leia, com atenção, o texto e o caso clínico a seguir. Em virtude da poluição ambiental, a camada de ozônio (ozonosfera), uma das principais barreiras que protegem os seres vivos da radiação ultravioleta solar, vem sofrendo degradação progressiva. Sabemos que a exposição aos raios ultravioleta tipo B (UVB) causa queimaduras na pele, que podem ocasionar lesões graves ao longo do tempo. Por essa razão, recomenda-se a utilização de filtros solares, que deixam passar apenas certa fração desses raios, indicada pelo Fator de Proteção Solar (FPS). CASO CLÍNICO: Sandra, 50 anos procurou o dermatologista, pois notou aumento de tamanho, alteração de coloração e prurido em uma lesão pigmentada pré-existente na face. A paciente relatou que apesar de muito branca, não usa filtro solar. No próprio consultório dermatológico, a lesão foi extirpada totalmente (exérese total da lesão) e circundada por uma margem de tecido normal (margem de segurança). À microscopia ótica (MO) evidenciou-se hiperceratose, epiderme espessada, células isoladas, com núcleo picnótico. O diagnóstico final foi Ceratose solar. a) Sobre a responsabilidade do homem na preservação da biodiversidade e sua participação nas condições favoráveis ao surgimento das doenças estabeleça uma relação entre o texto e o caso clínico. b) De acordo com a MO que tipo de morte celular ocorreu?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: a) A paciente do caso clínico apresenta uma lesão decorrente da radiação ultra-violeta solar, sendo ao mesmo tempo vítima e culpada do surgimento dessa lesão. b) apoptose.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301148562)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Paciente idoso, 93 anos, diabético, desidratado e desnutrido deu entrada na emergência de um hospital sendo encaminhado imediatamente para a UTI. O paciente já tinha sido hospitalizado na mesma unidade hospitalar uma semana antes em virtude de uma descompensação do diabetes. Teve alta, mas retornou à unidade. O paciente era portador de insuficiência renal crônica e na internação anterior foi submetido a uma sondagem vesical que é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina, ou seja, esvaziar a bexiga do paciente que apresentava retenção urinária. O paciente apresentou febre alta logo no primeiro dia de alta hospitalar sendo, então, submetido à nova internação. A temperatura se manteve elevada pelos sete dias, além de prostração, calafrios, oligúria (diminuição do volume urinário), hematúria (perda de sangue na urina), face e extremidades ruborizadas. Foi realizada cultura de microrganismos na urina do paciente sendo detectada a espécie Escherichia coli, que é uma bactéria gram negativa e faz parte das enterobactérias. Infelizmente,o paciente foi ao óbito no oitavo dia tendo como causa mortis a falência múltipla de órgãos em decorrência da progressão para o estágio final do choque. O resultado da avaliação leucocitária, no primeiro dia de internação foi 18.000 leucócitos/mm3 (60% de neutrófilos) e no sétimo dia foi 42.000 células/mm3 (90% de neutrófilos). De acordo com o caso clínico, responda: a) Como você interpretaria essa leucocitose (aumento no número de leucócitos) especificamente neutrofilia (aumento no número de neutrófilos)? b) Que tipo de choque que levou o paciente ao óbito?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: a) A leucocitose está relacionada à presença de uma inflamação de cunho infecciosa constatada pela neutrofilia. Sob estímulo dos mediadores pró-inflamatórios, a medula óssea aumentou a produção de leucócitos justificando a presença da leucocitose. Os neutrófilos correpondem a primeira linha de defesa contra agressões. O aumento na quantidade de neutrófilos está associado a diversos tipos de infecções microbianas, nesse caso, bacteriana (E.coli). b) choque séptico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301239506)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A rinite alérgica caracteriza-se por:
		
	
	Intumescimento e prurido da mucosa nasal.
	
	Edema oral e vômito.
	
	Urticária.
	
	Edema da laringe.
	
	Edema da faringe.
	
	
Observação: Eu, MIRALVA DE OLIVEIRA LIMA, estou ciente de que ainda existe(m) 3 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 2
A 10 questão (eu acho que é a primeira).

Outros materiais