Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Mat. de Estudo

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Conceito de Mercado nada mais é o conjunto de ofertantes e demandantes de uma determinada categoria de produto. 
Mercado, Valor para o cliente e planejamento estratégico, são três conceitos básicos para entender o conceito de Marketing. 
Para que uma empresa seja orientada para o Marketing e possa continuar a conquistar e manter seus mercados é necessário que ela se preocupe em atender as necessidades e desejos dos seus clientes. 
Nesta fase da Produção havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. 
De acordo com a evolução do conceito de Marketing, a fase das vendas foi caracterizada pelo aumento da produção e a preocupação passou a ser escoar o excedente de mercadorias produzidas em larga escala ou em massa.  A orientação nesta fase indicava que o propósito da empresa era Vender o que se fabricava e não vender o que o mercado (o cliente) desejava, ou seja, havia uma preocupação com o curto prazo, e não o interesse na satisfação do cliente. 
De acordo com a evolução do conceito, a fase do Marketing foi caracterizada pelo aumento do padrão de vida dos consumidores norte-americanos. A volta dos soldados dos campos de batalha fez com que o índice de natalidade aumentasse um fato animador para o mercado consumidor. Em seguida, houve uma outra explosão no mercado: a dos adolescentes ávidos por consumir uma diversidade de serviços e produtos como roupas e alimentos, ou seja, a concorrência fez aumentar a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha. 
Dentre os modelos de planejamento de marketing mais usados para a compreensão dos inter-relacionamentos de marketing e o ambiente, destaca-se o modelo do “Composto de Marketing” criado pelo prof. Jerome McCarthy. Em que consiste em Produto, Preço, Praça e Promoção. 
Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado. O responsável pela área de Produto numa organização deve cuidar do design, da embalagem do produto, do peso, da marca, das cores, dentre outras especificações. Descontos e financiamentos fazem parte das estratégias de preço. 
As estratégias de comunicação em marketing incluem a propaganda, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, boca a boca e também a venda pessoal. 
Os canais de Distribuição ou “praça" constituem-se no quarto elemento do composto de marketing. 
Por Distribuição entendem-se aspectos como a localização física de pontos de varejo, a localização física de produtores de bens e serviços, a cadeia de intermediários utilizada desde o fabricante até o consumidor final e os aspectos de logística envolvidos na distribuição. 
Produto: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem etc. Preço: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento. 
A segmentação demográfica inclui além de idade e sexo, aspectos como Estado ou Município dos consumidores. 
Segmentação é o processo de agregação de consumidores com características homogêneas, diferenciadas de outros grupos, com o objetivo de planejar programas de marketing que se aproximem mais da satisfação dos desejos e necessidades dos grupos escolhidos como mercado-alvo.   
A empresa orientada pelo marketing é aquela que apresenta constante preocupação com os consumidores. Desde o momento que o produto é lançado no mercado até a sua retirada total ele passa por algumas fases, são elas: Introdução, crescimento, maturidade e declínio. 
O Sistema de Informações em Marketing é uma forma organizada e planejada de proporcionar informações aos executivos da empresa. 
A determinação do problema é o primeiro passo na formulação de uma pesquisa. 
A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque as pessoas representam os mercados. 
Dívida externa e interna, inflação e poder aquisitivo, Massa salarial, nível de emprego e subemprego, PIB, salário mínimo e investimento governamental por setor, Crescimento populacional, inflação e poder aquisitivo são variáveis econômicas. 
O conceito de produto não está limitado a objetos físicos, ou seja, além dos bens e serviços clássicos, os produtos incluem, pessoas (políticos, artistas) e lugares (férias), atividades (esportes) e pessoas (políticos, artistas), Organizações (institucionais) e ideias (ex.: segurança no trânsito), Organizações (institucionais) e atividades (esportes). 
As marcas servem para, diferenciar o produto, proteger o fabricante, valorizar o produto. São exemplos de produtos, uma bolsa, a cidade do Rio de Janeiro, um garçom servindo a mesa de cliente. As embalagens devem, ser de fácil reconhecimento do consumidor, representar o benefício principal do produto. 
A influência nos preços ocorre principalmente por causa de, composto de marketing, Variáveis incontroláveis, fornecedores, necessidades dos clientes. 
A determinação de preços mais elevados na introdução de um produto, visando atingir determinada camada da população para reduzi-los posteriormente, caracteriza uma estratégia de Desnatação. 
Preços diferenciados para várias quantidades de venda caracterizam uma política de Descontos. 
Ao determinar intermediários, os fabricantes podem fazer algumas economias nos seus custos de distribuição devido à experiência e às melhores condições operacionais destes intermediários. 
Através do sistema de distribuição, o marketing proporciona a possibilidade de as empresas venderem os produtos nos locais certos e no tempo certo. 
A escolha de um canal pode ser justificada pela redução de custos para os fabricantes  e transferência dos trabalhos de marketing. 
Sabemos que é cada vez mais imprescindível dentro da cadeia de negócios na sociedade moderna, agilizar o atendimento ao cliente; satisfazer as necessidades e desejos do cliente; buscar a facilidade das transações do fluxo do negócio; facilitar a entrega aos clientes/consumidores. 
A distribuição é um dos processos da logística, responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega dele no destino final. 
O composto promocional depende geralmente de plano de marketing, natureza do produto, mercado, preço do produto. 
A propaganda pode ser, Institucional, Promocional, Cooperativada, Política. 
A possibilidade de adaptar imediatamente uma comunicação à situação em que ela se desenvolve é uma principal característica da Venda pessoal.
São fases do Marketing: A fase da Produção (Quanto mais se vendia melhor), A fase do Produto(Dava-se mais valor a qualidade do produto), A Fase das Vendas(Quanto mais se vendia melhor).
São critérios da Segmentação de Mercado: A Segmentação Geográfica (bairros, cidades, e estados), Demográfica (idade, sexo, salário), Psicográfica (comportamento, estilo de vida) e por Comportamento (ocasião de compra, conveniência, beneficio procurado).
São vantagens da Segmentação de Mercado: Elaborar estratégias Promocionais, Avaliar a concorrência, Conhecer novas tendências do mercado, Obter maior proximidade do cliente, Disponibilizar pontos de vendas adequados aos seus produtos e serviços, Aumentar as vendas e melhorar a imagem da empresa.
Quanto a Inovação a estratégia de marketing pode ser: Pioneira, Seguidora Imediata e Seguidora tardia.
As estratégias são a médio e longo prazo, já as ações táticas são em curto prazo.
Produto é algo que pode ser oferecia a um mercado par sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade através da prestação de um serviço.
Serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte pode oferecer a outra e que seja essencialmente intangível. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico.
São características dos serviços, A Intangibilidade, a inseparabilidade a perecibilidadee a variabilidade.
Marca é um nome, termo, signo, símbolo, ou uma combinação desses elementos que identifique o produto e o diferencie da concorrência.
A estratégia da precificação é a avaliação da empresa na determinação de preço de um determinado produto ou serviço.
A distribuição preocupa-se com que o produto chegue ao cliente em qualquer lugar e no menor tempo possível sempre atendendo a demanda.
Segmentação de mercado é a identificação de subgrupos de compradores com necessidades e processos de compra similares, com o objetivo de oferecer produtos que atendam a demandas específicas.
Critérios de segmentação:
Segmentação geográfica - Requer uma divisão do mercado em diferentes unidades geográficas, como países, estados, regiões, cidades ou bairros. A segmentação divide um mercado global em grupos homogêneos. As empresas podem optar por atuar em um ou mais mercados geográficos. Na segmentação geográfica, as diferenças regionais são consideradas. 
As regiões geográficas podem ser usadas para segmentar mercados para esforços de marketing especializados. Geralmente a segmentação geográfica é usada em conjunto com outros critérios de segmentação.
Segmentação demográfica - Consiste em divisão do mercado em diferentes grupos, com base em variáveis demográficas. São as bases mais populares para segmentação dos grupos de consumo, pois as necessidades e desejos variam conforme as mudanças demográficas. Estas são as mais fáceis de serem avaliadas. A maioria das empresas segmenta o mercado combinando duas ou mais variáveis demográficas, como, por exemplo, sexo e idade.
Segmentação psicográfica - Segmenta o mercado pelos perfis do estilo de vida dos diferentes consumidores. Segmenta os grupos na classe social, na personalidade, nas atitudes e na percepção. A segmentação psicográfica produz uma descrição muito mais rica de um mercado-alvo potencial do que seria possível de outro modo. Essas bases de segmentação permitem que o profissional de marketing entenda verdadeiramente o funcionamento interno de consumidores potenciais antes de desenvolver um composto de marketing dirigido para eles.
Segmentação por comportamento - É o melhor ponto de partida para segmentar o mercado. São segmentos tomando como ponto de partida seu conhecimento, atitude, uso ou resposta para um determinado produto. Estão entre estas variáveis: influência na compra, hábitos de compra, intenção de compra.
• Quantos e quais os segmentos a organização pretende satisfazer? 
Quatro estratégias diferentes:
1.Expansão de segmentos de mercado
Neste tipo de estratégia, a empresa dedica-se a produzir algo que possa vender em vários segmentos, levando à expansão do mercado para os seus produtos. 
2.Segmentação concentrada
Esta estratégia também é conhecida como marketing de nicho, o que faz sentido, uma vez que, neste caso, a empresa se dedica a um produto para um único segmento de mercado.
3.Segmentação de expansão da linha de produtos
Neste caso, a empresa dedica-se a vários produtos para o mesmo segmento de mercado. 
4. Segmentação diferenciada
Também denominado por segmentação múltipla, neste tipo de estratégia a empresa oferece vários produtos para diversos segmentos de mercado. 
Ex. IBM, General Motors e Coca-Cola.
Estratégias de marketing:
 Liderança de custos: Esta estratégia visa atingir o menor custo possível mediante a utilização de políticas e processos que orientem a companhia para suas atividades-fim. A liderança no custo total exige que a empresa disponha de ampla capacidade instalada para atender grandes demandas, o que possibilita economias de escala e reduções de custo em função da experiência adquirida.
Diferenciação do produto: A estratégia de diferenciação visa diferenciar a oferta da empresa pelo estabelecimento de diferenciais competitivos, os quais podem ocorrer por meio de diferentes dimensões, dentre as quais destacamos as marcas e o atendimento personalizado.
Enfoque: estratégia de enfoque concentra suas atenções em um grupo específico de compradores, ou em um segmento da linha de produtos, ou ainda em uma determinada área geográfica. Esta estratégia concentra-se no atendimento eficiente de um alvo específico.
Quanto a Inovação uma empresa pode ser:
Pioneira - Uma vantagem de pioneirismo é o ganho que uma empresa consegue quando for a primeira a criar um produto novo ou entrar em um mercado novo. A empresa pioneira tem que suportar os custos de promover e estabelecer um produto, incluindo os altos custos de educação dos clientes e dos fornecedores.
Seguidora Imediata - Algumas empresas exploram com sucesso a estratégia de seguidoras imediatas. E adotam como estratégia o aprendizado com os erros da pioneira e exploração do mercado potencial criado por esta última.
Seguidora tardia - Existem empresas ainda que seguem a estratégia de seguidoras tardias. O problema desta estratégia é que se a empresa esperar muito tempo para ingressar num determinado mercado poderá perder a oportunidade pelo fato de já encontrá-lo servido.
	
	
	  ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
	
	Simulado: GST0581_SM_201308133201 V.2 
	 VOLTAR
	Aluno(a): LUIS CARLOS CRAVEIRO DOS SANTOS
	Matrícula: 201308133201
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 17/09/2013 04:42:02 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200879421953)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A Caloi investiu R$ 3 milhões em nova campanha destinada ao público infantil. A propaganda aborda o relançamento da Caloi Cross e um novo modelo, Caloi Hot Wheels, para os meninos. E para as meninas o foco será na bicicleta Barbie e no modelo Super-poderosas. Além das propagandas de TV que visam inicialmente o dia das crianças e permanecerão no ar até o Natal, a estratégia de comunicação para o lançamento dos novos produtos é composta, ainda, de materiais promocionais para PDV e ações no site da Caloi."
A respeito da estratégia utilizada pela empresa analise as frases abaixo:
Ao adotar segmentação de mercado a empresa pode utilizar 
os meios de comunicação mais adequados ao seu público.
POR QUE
As características dos clientes em cada segmento de mercado 
afetam o valor que eles percebem para os produtos da empresa.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200879421973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence a Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009)
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	a Claro se posiciona com a Desafiante de Mercado, pois utiliza estratégias de ataque frontal em relação à empresa líder de mercado.
	
	A Vivo é por definição absoluta a Líder de Mercado, pois detém o maior percentual de market-share tornando-se o alvo dos demais concorrentes.
	
	Não podemos classificar a TIM como seguidora de mercado por não ocupar mais a vice-liderança.
	 
	A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro.
	
	A aposta da Claro em diferenciais embasados em pioneirismo e inovação em relação ao ocupante da primeira posição de mercado é característica de fundamental importância parauma empresa que quer alcançar a liderança da categoria.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200879417511)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que uma empresa seja orientada para o Marketing e possa continuar a conquistar e manter seus mercados, é necessário que:
		
	
	O proprietário seja ambicioso, a ponto de querer ganhar dinheiro a qualquer custo.
	
	O principal executivo da empresa dissemine a ideia para seus subordinados,
	
	Haja um departamento de marketing qualquer.
	
	Ela fabrique produtos dentro de um rígido sistema de qualidade.
	 
	Ela se preocupe em atender às necessidades e desejos dos seus clientes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200879419490)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A organização que pretende desenvolver produtos que agreguem valor para o cliente deve:
		
	
	Promover a venda de seus produtos em larga escala.
	
	Promover uma filosofia empresarial que atue fortemente nos mercados de massa.
	 
	Promover a valorização dos benefícios obtidos pelos clientes sobre os custos percebidos.
	
	Buscar a aplicação de uma estratégia que vise a venda como transação única, sem a perspectiva de continuidade.
	 
	Satisfazer as necessidades básicas de seus clientes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200879419539)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O composto de marketing, também conhecido como 4 Ps do Marketing, pode ser definido como:
		
	 
	Conjunto de ferramentas que a organização utiliza para a criação de valor para o cliente, por meio da gestão destas variáveis: produto, preço, praça e promoção.
	
	O reconhecimento, pela organização, de seu papel social ao aplicar seus recursos em programas voltados para causas sociais, como participação em eventos sociais, promoção das artes e da cultura e proteção do meio ambiente.
	
	Conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos em que o cliente controla a quantidade e o tipo de informação recebida.
	
	Conjunto de ações de marketing visando a personalização de produtos praticados por profissionais que utilizam pesquisa tecnológica.
	
	Análise de marketing, o planejamento de marketing a implementação e o controle do marketing.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200879419244)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. Considerando o enunciado acima é correto afirmar que:
I. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Este era o pensamento de marketing da época.
II. O lema dessa época era "Produzir para Vender", e o maior trabalho da Administração era tornar mais eficiente os meios de produção.
Qual opção analisa corretamente as afirmativas acima?
		
	
	Ambas são falsas.
	
	Somente (II) é verdadeira.
	
	Ambas são verdadeiras, mas não há relação entre elas.
	
	Somente (I) é verdadeira.
	 
	Ambas são verdadeiras e ambas se complementam.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200879419313)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O marketing atual age, na maioria do mercados, com foco direcionado à segmentação de sua clientela. Dentre as estratégias de segmentação, aquela que atende a um limitado grupo de clientes, cujas necessidades não estão sendo totalmente atendidas pelas empresas, damos o nome de:    
		
	 
	Estratégia de nicho.
	
	Estratégia de segmentação efetiva.
	
	Estratégia de novos usuários.
	 
	Estratégia de massificação.
	
	Cobertura total de mercado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200879379471)
	
	A revolução digital criou uma Era da Informação. A Era Industrial caracterizou-se pela produção e pelo consumo em massa, por anúncios onipresentes e por grandes descontos. Qual o impacto da Era da Informação sobre o marketing?
		
	
Sua Resposta: Cada vez mais empresas apresentam plataformas digitais, porque os clientes dispõem de pouco tempo e querem mais conveniência estando mais informados e sofisticados, assim reduzindo a propaganda em massa na TV.
	
Compare com a sua resposta: A Era da Informação promete levar a níveis de produção cada vez mais precisos, a comunicações mais direcionadas e a uma determinação de preços em bases mais consistentes. Além da criação de cadeias de valor integradas e de negócios realizados por meio digital.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200879417509)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde o momento que o produto é lançado no mercado até a sua retirada total ele passa por algumas fases. São estas as fases:
		
	
	crescimento, maturidade, declínio e sumiço do PDV.
	
	planejamento, sucesso, declínio e fracasso.
	
	planejamento, início, meio e fim.
	 
	introdução, crescimento, maturidade e declínio.
	
	lançamento, promoção, maturidade e declínio.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200879379442)
	
	O que é o marketing holístico?
		
	
Sua Resposta: é uma expressão usada para indicar uma abordagem que reconhece e tenta harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing.
	
Compare com a sua resposta: O marketing holístico pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing, como o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconhece que no marketing "tudo é importante" - o consumidor, os funcionários, outras empresas e a concorrência, assim como a sociedade como um todo.
	
	
	  ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
	
	Simulado: GST0581_SM_201308133201 V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a): LUIS CARLOS CRAVEIRO DOS SANTOS
	Matrícula: 201308133201
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 17/09/2013 04:21:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200879418862)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a evolução do conceito de Marketing, a fase das vendas foi caracterizada pelo aumento da produção e a preocupação passou a ser escoar o excedente de mercadorias produzidas em larga escala ou em massa. A orientação nesta fase indicava que o propósito da empresa era:
		
	
	Vender apenas bens e serviços que os clientes julgassem essenciais.
	 
	Vender o que se fabricava e não vender o que o mercado (o cliente) desejava, ou seja, havia uma preocupação com o curto prazo, e não o interesse na satisfação do cliente.
	
	Entender os clientes, concorrentes e o ambiente criando valor para eles, considerando também outros públicos.
	
	Satisfazer os desejos dos clientes mais eficazmente do que a concorrência.
	
	Aumentar a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200879418417)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos em um mercado. Por esta razão, isso faz com que a empresa:
		
	 
	Trabalhe com a segmentação de mercado e a definição do mercado-alvo.
	
	Se esforce para atender a todos os clientes e mercados indiscriminadamente.
	
	Desista de atuar no mercado.
	
	Produza a demanda do mercado oferecendo soluções prontas.
	
	Não se preocupe com a segmentação, mas tente atender ao maior número de clientes
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200879418420)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as alternativas abaixo, qual delas melhor se aplica à definição de oferta?
		
	 
	Oferta é igual a produto, ambos são oferecidos ao mercado.
	
	Oferta é igual a P de Promoção, ambos são oferecidos ao mercado
	 
	Oferta é igual a Demanda, ambos são oferecidos ao mercado.
	
	Oferta é igual a preço, ambos são oferecidos ao mercado.
	
	Oferta é igual a P de Praça, ambos são oferecidosao mercado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200879420475)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de marketing pode ser definido como:
		
	
	A estratégia que identifica grupos de clientes potenciais, segundo uma ou mais características.
	
	O conjunto de pessoas/organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos e que dispõe de renda suficiente para adquiri-los.
	
	A função da eficácia dos investimentos realizados pela empresa.
	 
	Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing.
	
	O resultado da participação do produto na demanda de mercado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200879420210)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A segmentação de mercado é uma poderosa estratégia para aumentar a precisão do marketing de uma empresa. Considerando as estratégias de marketing existentes, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Somente as grandes empresas podem usar a estratégias de marketing de nicho.
	
	Na estratégia de segmentação de mercado, não é essencial a identificação do perfil do grupo de clientes que se deseja atingir.
	 
	No marketing de segmento, a empresa procura atrair um grupo de consumidores, identificado a partir de suas preferências, poder de compra e localização geográfica, entre outros fatores.
	
	No marketing de massa, a empresa deve ser altamente especializada pois atende a um seleto grupo de clientes que possui necessidades específicas.
	
	Os nichos são segmentos de mercado de grande porte e não necessitam especialização por parte do fornecedor de serviços.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200879420139)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fase do Marketing foi caracterizada pelo aumento do padrão de vida dos consumidores norte-americanos. A volta dos soldados dos campos de batalha fez com que o índice de natalidade aumentasse, um fato animador para o mercado consumidor. Em seguida, houve uma outra explosão no mercado: a dos adolescentes ávidos por consumir uma diversidade de serviços e produtos como roupas e alimentos.
Considerando o enunciado acima, analise estas afirmativas:
I. Os consumidores ainda não haviam se tornado tão mais exigentes, e a venda e a propaganda eram instrumentos mais do que suficientes para fazer com que as pessoas comprassem.
II. A concorrência fez aumentar a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha.
		
	
	Ambas são falsas.
	
	Ambas são verdadeiras.
	
	Ambas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200879380371)
	
	A revolução digital criou uma Era da Informação. A Era Industrial caracterizou-se pela produção e pelo consumo em massa, por anúncios onipresentes e por grandes descontos. Qual o impacto da Era da Informação sobre o marketing?
		
	
Sua Resposta: Cada vez mais empresas apresentam plataformas on-line permitindo a customização das compras, redução das propagandas em massa na TV, com a ampliação dos n° de canais, assim estes clientes que dispõem de pouco tempo e querem mais conveniência estão mais informados e sofisticados.
	
Compare com a sua resposta: A Era da Informação promete levar a níveis de produção cada vez mais precisos, a comunicações mais direcionadas e a uma determinação de preços em bases mais consistentes. Além da criação de cadeias de valor integradas e de negócios realizados por meio digital.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200879418409)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde o momento que o produto é lançado no mercado até a sua retirada total ele passa por algumas fases. São estas as fases:
		
	
	planejamento, sucesso, declínio e fracasso.
	
	crescimento, maturidade, declínio e sumiço do PDV.
	 
	introdução, crescimento, maturidade e declínio.
	
	planejamento, início, meio e fim.
	
	lançamento, promoção, maturidade e declínio.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200879418858)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia esta nota publicada em O Globo, no dia 18 de maio, na Coluna Negócios & Cia, do Caderno de Economia:
"A mulher já controla dois terços (66%) das decisões de compra de bens e serviços das famílias brasileiras. A participação é expressiva inclusive em automóveis (42%) e serviços financeiros (48%), funções masculinas por tradição. Os dados são de pesquisa feita em fevereiro pela Shophia Mind, empresa do grupo Bolsa de Mulher. Quando se trata de produtos relacionados à mulher, como vestuário e beleza, a média é de 83% de influência. O estudo, com duas mil entrevistadas, pôs o Brasil como 10° mercado feminino do mundo. Será incluído no livro Poderosas consumidoras: o que pensa a nova mulher brasileira, que sai em julho."
Esta informação relativa às decisões de compra da mulher estão relacionadas a qual critério de segmentação?
		
	
	Segmentação Geográfica
	 
	Segmentação Demográfica
	
	Segmentação Opcional
	
	Segmentação Psicográfica
	
	Segmentação Comportamental
	
	
	
	  ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
	
	Simulado: GST0581_SM_201308133201 V.3 
	 VOLTAR
	Aluno(a): LUIS CARLOS CRAVEIRO DOS SANTOS
	Matrícula: 201308133201
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 10/10/2013 10:32:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200817846373)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009)
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Não podemos classificar a TIM como seguidora de mercado por não ocupar mais a vice-liderança.
	
	A Vivo é por definição absoluta a Líder de Mercado, pois detém o maior percentual de market-share tornando-se o alvo dos demais concorrentes.
	
	A aposta da Claro em diferenciais embasados em pioneirismo e inovação em relação ao ocupante da primeira posição de mercado é característica de fundamental importância para uma empresa que quer alcançar a liderança da categoria.
	
	a Claro se posiciona com a Desafiante de Mercado, pois utiliza estratégias de ataque frontal em relação à empresa líder de mercado.
	 
	A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200817841911)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que uma empresa seja orientada para o Marketing e possa continuar a conquistar e manter seus mercados, é necessário que:
		
	
	Haja um departamento de marketing qualquer.
	
	O principal executivo da empresa dissemine a ideia para seus subordinados,
	
	Ela fabrique produtos dentro de um rígido sistema de qualidade.
	
	O proprietário seja ambicioso, a ponto de querer ganhar dinheiro a qualquer custo.
	 
	Ela se preocupe em atender às necessidades e desejos dos seus clientes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200817843890)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A organização que pretende desenvolver produtos que agreguem valor para o cliente deve:
		
	
	Buscar a aplicação de uma estratégia que vise a venda como transação única, sem a perspectiva de continuidade.
	
	Satisfazer as necessidades básicas de seus clientes.
	
	Promover a venda de seus produtos em larga escala.
	 
	Promover a valorizaçãodos benefícios obtidos pelos clientes sobre os custos percebidos.
	
	Promover uma filosofia empresarial que atue fortemente nos mercados de massa.
	
	 4a Questão (Ref.: 200817843939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O composto de marketing, também conhecido como 4 Ps do Marketing, pode ser definido como:
		
	
	Análise de marketing, o planejamento de marketing a implementação e o controle do marketing.
	
	O reconhecimento, pela organização, de seu papel social ao aplicar seus recursos em programas voltados para causas sociais, como participação em eventos sociais, promoção das artes e da cultura e proteção do meio ambiente.
	
	Conjunto de ações de marketing visando a personalização de produtos praticados por profissionais que utilizam pesquisa tecnológica.
	 
	Conjunto de ferramentas que a organização utiliza para a criação de valor para o cliente, por meio da gestão destas variáveis: produto, preço, praça e promoção.
	
	Conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos em que o cliente controla a quantidade e o tipo de informação recebida.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200817843639)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A fase do Marketing foi caracterizada pelo aumento do padrão de vida dos consumidores norte-americanos. A volta dos soldados dos campos de batalha fez com que o índice de natalidade aumentasse, um fato animador para o mercado consumidor. Em seguida, houve uma outra explosão no mercado: a dos adolescentes ávidos por consumir uma diversidade de serviços e produtos como roupas e alimentos.
Considerando o enunciado acima, analise estas afirmativas:
I. Os consumidores ainda não haviam se tornado tão mais exigentes, e a venda e a propaganda eram instrumentos mais do que suficientes para fazer com que as pessoas comprassem.
II. A concorrência fez aumentar a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha.
		
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	Ambas são verdadeiras.
	 
	Ambas são falsas.
	
	Ambas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	 
6a Questão (Ref.: 200817843644)
	
Pontos: 0,0  / 1,0
	Havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. Considerando o enunciado acima é correto afirmar que:
I. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Este era o pensamento de marketing da época.
II. O lema dessa época era "Produzir para Vender", e o maior trabalho da Administração era tornar mais eficiente os meios de produção.
Qual opção analisa corretamente as afirmativas acima?
		
	 
	Ambas são verdadeiras, mas não há relação entre elas.
	 
	Ambas são verdadeiras e ambas se complementam.
	
	Somente (I) é verdadeira.
	
	Ambas são falsas.
	
	Somente (II) é verdadeira.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200817843713)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O marketing atual age, na maioria do mercados, com foco direcionado à segmentação de sua clientela. Dentre as estratégias de segmentação, aquela que atende a um limitado grupo de clientes, cujas necessidades não estão sendo totalmente atendidas pelas empresas, damos o nome de:    
		
	
	Cobertura total de mercado.
	 
	Estratégia de segmentação efetiva.
	
	Estratégia de massificação.
	 
	Estratégia de nicho.
	
	Estratégia de novos usuários.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200817841909)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde o momento que o produto é lançado no mercado até a sua retirada total ele passa por algumas fases. São estas as fases:
		
	
	crescimento, maturidade, declínio e sumiço do PDV.
	
	planejamento, início, meio e fim.
	
	planejamento, sucesso, declínio e fracasso.
	 
	introdução, crescimento, maturidade e declínio.
	
	lançamento, promoção, maturidade e declínio.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200817803842)
	
	O que é o marketing holístico?
		
	
Sua Resposta: É uma expressão usada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller (Administração de Marketing, Prentice Hall, 2006) para indicar uma abordagem que reconhece e tenta harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing.
	
Compare com a sua resposta: O marketing holístico pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing, como o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconhece que no marketing "tudo é importante" - o consumidor, os funcionários, outras empresas e a concorrência, assim como a sociedade como um todo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200817803871)
	
	A revolução digital criou uma Era da Informação. A Era Industrial caracterizou-se pela produção e pelo consumo em massa, por anúncios onipresentes e por grandes descontos. Qual o impacto da Era da Informação sobre o marketing?
		
	
Sua Resposta: A intermediação de vendas reduziu, devido ao comercio eletrônico, cada vez mais empresas apresentam plataformas de produtos on-line permitindo a customização das compras, crescimento das franquias etc...
	
Compare com a sua resposta: A Era da Informação promete levar a níveis de produção cada vez mais precisos, a comunicações mais direcionadas e a uma determinação de preços em bases mais consistentes. Além da criação de cadeias de valor integradas e de negócios realizados por meio digital.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes