Buscar

Avaliando aprendizado civil 2 av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II
	Avaliando Aprend.: CCJ0013_SM_201704011698 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 201704011698
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	09/05/2018 16:07:28 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704992708)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em regra, na obrigação de dar coisa certa:
		
	
	se a coisa se perder por culpa do devedor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos prefixados no dobro do valor da coisa perdida. 
	
	não são abrangidos os acessórios dela, sejam eles mencionados ou não. 
	
	os frutos percebidos são do credor e os frutos pendentes são do devedor. 
	
	se a coisa se perder por culpa do devedor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos prefixados no valor da coisa perdida.
	 
	se a coisa restituível se deteriorar sem culpa do devedor, recebê-la-á o credor, tal qual se ache, sem direito a indenização. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704847147)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A obrigação gera, de início, o débito (schuld). Sendo descumprida, surge a responsabilidade (haftung). Com base nesse entendimento, originado dos estudos doutrinários do autor alemão Brinz, identifique a(s) opção(ões) correta(s) e em seguida assinale a alternativa correspondente: I. Pode haver obrigação sem responsabilidade; II. A obrigação sempre vem acompanhada da responsabilidade; III. O fiador no contrato de locação é responsável pelo adimplemento da obrigação assumida pelo devedor, o que comprova que obrigação e responsabilidade andam juntas; IV. Pode haver responsabilidade sem obrigação, por exemplo, quando você quita imposto devido, mas que já estava prescrito, você está assumindo responsabilidade, porém sem obrigação, já que o debitum não poderia mais ser exigido; V. O cumprimento de obrigação natural é uma liberalidade do devedor, porém uma vez realizada afasta o arrependimento, já que não se aplica a repetição do indébito no caso.
		
	
	As afirmativas III e IV estão corretas
	
	Apenas a V é verdadeira
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	 
	As afirmativas I, IV e V estão corretas
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705111166)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação as obrigações é correto afirmar
		
	
	Obrigações reais (Propter rem) Trata-se de obrigações incompletas, na medida em que apresentam como características essenciais as particularidades de não serem judicialmente exigíveis, porém, se forem adimplidas espontaneamente, será sempre tido por válido o pagamento, que não poderá ser repetido, uma vez que há a retenção do pagamento, soluti retentio, não importando se a prestação era lícita ou ilícita (Exemplos: a prestação de alimentos provisionais.
	
	As obrigações contratuais são aquelas que não se originam das cláusulas contratuais. Já as obrigações extracontratuais, por exclusão, são aquelas que se se originam dos contratos, embora devam ser respeitados na formulação e no adimplemento das obrigações, como as obrigações decorrentes do direito positivo em geral (lei, constituição, etc.), da moral, dos bons costumes, da justiça e da equidade.
	 
	A Obrigação de dar coisa certa é tudo aquilo que não pode ser individualizado, mas que deve ser ao menos indicado quanto a seu gênero e quantidade.
	 
	As obrigações, em geral, caracterizam-se pela presença do débito e da responsabilidade, cuja consequência do inadimplemento é a possibilidade de sua execução forçada via ação judicial; por isto são ditas obrigações perfeitas ou civis.
	
	Obrigações de fazer ocorre quando o sujeito passivo compromete-se a entregar ao sujeito ativo uma coisa que pode ser certa ou incerta.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704992688)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Joana firmou contrato com Virginia obrigando-se a entregar-lhe um vestido. Antes da tradição, porém, Joana utilizou o vestido em uma festa e derrubou vinho sobre ele, manchando o vestido. Diante dessa situação, Virginia poderá: 
		
	
	Apenas postular perdas e danos.
	
	Aceitar o vestido, apenas, desde que renuncie às perdas e danos.
	 
	Aceitar o vestido, ou o equivalente em dinheiro, além de postular perdas e danos.
	
	Postular somente o equivalente em dinheiro, desde que renuncie ao recebimento do vestido.
	
	Aceitar o vestido, ou o equivalente em dinheiro, desde que renuncie às perdas e danos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704778152)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Fernando é fiador de Júlia, que deve R$ 100,00 (cem reais) a Bianca. No contrato que deu origem à dívida, está estabelecida a solidariedade entre Fernando e Júlia. A partir desta situação hipotética, assinale a opção incorreta:
		
	
	A cláusula contratual prevendo a solidariedade é necessária, porque a lei não prevê, expressamente, a solidariedade entre fiador e devedor.
	 
	Se Fernando pagar a dívida, terá direito de exigir de Bianca R$ 50,00 (cinquenta reais) em razão da solidariedade prevista.
	
	Se Bianca preferisse, poderia exigir a dívida integralmente de Júlia.
	
	Se não houvesse a cláusula contratual estabelecendo a solidariedade ou responsabilidade principal (ou norma legal a prevendo), o fiador teria responsabilidade subsidiária.

Outros materiais