Buscar

Avaliando Aprendizado constitucional I (3)

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I
	Avaliando Aprend.: CCJ0019_SM_201704011698 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 201704011698
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	15/06/2018 08:28:50 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704884721)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ESAF/MDIC/ACE/2012) Sobre os direitos políticos, é correto afirmar que
		
	
	a inelegibilidade absoluta, a despeito da denominação absoluta, não consiste em impedimento eleitoral para todos os cargos eletivos.
	
	a inelegibilidade absoluta é excepcional e somente pode ser estabelecida, taxativamente, em lei ordinária específica.
	
	a Constituição determina que não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. Não se enquadra no conceito de conscritos os médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários que prestam serviço militar obrigatório.
	 
	segundo a doutrina, o sufrágio restrito poderá ser censitário, quando o nacional tiver que preencher qualificação econômica, ou capacitário, quando necessitar apresentar alguma característica especial (natureza intelectual por exemplo).
	
	é garantido o exercício do direito ao voto em plebiscitos e referendos. Enquanto o plebiscito é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição, o referendo é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704764109)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à classificação das constituições, aos direitos e garantias fundamentais e à organização político-administrativa, julgue os itens a seguir. I. Constituição não escrita é aquela que não é reunida em um documento único e solene, sendo composta de costumes, jurisprudência e instrumentos escritos e dispersos, inclusive no tempo; II. A Constituição, elaborada por representantes legítimos do povo, é exemplo de constituição outorgada; III. De acordo com a classificação de José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas, quanto à eficácia e à aplicabilidade, em normas de eficácia plena, normas de eficácia contida e normas de eficácia absoluta.
		
	 
	Apenas a afirmação III está correta;
	 
	Apenas a afirmação II está correta;
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	 
	Apenas a afirmação I está correta;
	 
	Apenas a afirmação I e III está correta;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704045508)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 89 - Exame 115 - Tipo 1 - OAB-SP) - Estará legitimado a concorrer ao cargo de Deputado Federal:
		
	
	o conscrito, no período do serviço militar obrigatório
	
	o religioso que se recusou a prestar obrigação alternativa, nos termos do art. 143, § 1º, da Constituição Federal.
	 
	o natural de Portugal, com residência permanente no País
	
	o brasileiro nato, maior de 21 anos, analfabeto.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704045590)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(37º EXAME DE ORDEM CESPE/UNB) Com relação aos direitos políticos, assinale a opção correta:
		
	
	A obrigatoriedade de filiação partidária para os candidatos a juiz de paz decorre do sistema eleitoral constitucionalmente definido e, caso lei estadual venha a disciplinar procedimentos necessários à realização das eleições para implementação da justiça de paz, haverá invasão de competência da União e ofensa ao princípio federativo.
	
	O domicílio eleitoral na circunscrição e a filiação partidária são condições de elegibilidade e exigem disciplina instituída por lei complementar, visto que os requisitos de elegibilidade se confundem com as hipóteses de inelegibilidade.
	 
	Presidente de câmara municipal que substitua ou suceda o prefeito nos seis meses anteriores ao pleito é inelegível para o cargo de vereador.
	
	Caso a nomeação dos delegados de polícia, por força de uma constituição estadual, passe a estar subordinada à escolha, entre os delegados de carreira, por voto unitário residencial da população de cada um de seus municípios, não haverá configuração de voto censitário; ao contrário, a norma estará privilegiando a democracia e a participação social.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704866097)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Promotor de Justiça MPE-PE/ 2002) Quanto à aplicabilidade das normas de um novo texto constitucional promulgado, pode-se dizer que uma norma tem eficácia
		
	
	limitada em seus princípios programáticos quando independem de ações metajurídicas para sua implementação.
	
	relativa restringível quando o legislador ordinário pode restringi-la sem qualquer limite, até mesmo a ponto de cancelá-la.
	 
	plena quando produz todos os seus efeitos tão logo esteja em vigor, independentemente de sua regulamentação.
	
	limitada em seus princípios institutivos quando estrutura órgãos ou institutos sem depender da lei ordinária.
	
	contida quando o constituinte regula e contém integralmente uma determinada matéria, sem deixar margem à atuação restritiva ou discricionária do Poder Público.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes