Buscar

Lista Citogenética

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS: DETERMINAÇÃO DO SEXO E CITOGENÉTICA
1ª) Classifique as alterações cromossômicas numéricas e estruturais, evidenciando as principais consequências com as suas ocorrências.
2ª) Foi observado em um Chimpanzé do zoológico de Sergipe, ao nascimento, algumas alterações fenotípicas em relação aos outros indivíduos do zoo. Desta forma foi realizado a cariotipagem deste individuo e foi observado que o mesmo possuía um cromossomo 2 cromossomos no par 22 e no seu par 14, um dos homólogos apresentava uma maior porção em relação ao seu homólogo. 
Na tentativa de investigar a ocorrência desta alteração, os seus pais também foram cariótipados, ambos sendo fenotipicamente normais. Foi encontrado no pai do individuo, no par 14, um dos cromossomos apresentava-se com tamanho maior em relação ao seu homólogo e no par 22 apresentava apenas 1 cromossomo.
De acordo com o apresentado, indique as alterações presentes nos indivíduos mencionados, e se há alguma relação entre a alteração do Chimpanzé recém-nascido e a apresentada pelo seu pai.
3ª) Na espécie humana, a hemofilia A é determinada por gene recessivo ligado ao sexo. Uma mulher normal, filha de pai hemofílico, casa-se com homem normal. Responda:
A mãe da mulher é normal ou hemofílica? Normal
Quais as proporções genotípicas e fenotípicas esperadas na descendência?
½ mulher normal; ¼ homem normal; ¼ homem hemofílico
Se o casa pretende ter três filhos, qual a probabilidade de ocorrer uma mulher normal, e dois homens normais?
3/32
Qual a probabilidade de ocorrer duas mulheres normais e um homem normal? 
3/16
4ª) Conceitue:
Gene ligado ao sexo;
Gene limitado pelo sexo;
Gene influenciado pelo sexo
Gene holândrico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes