Buscar

exerc_cio_gen_tica_de_popula_es

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOME...............................................................................................................
PROFESSORA: THEREZA BITTENCOURT
MELHORAMENTO ANIMAL
1. Uma doença degenerativa ocorre na proporção de 10 para 2250 em uma população de eqüinos. Assumindo que esta anomalia é determinada por um alelo recessivo, e que a população está em equilíbrio, responda:
Qual a frequência genotípica observada? 
Se as pessoas acometidas pela doença morressem antes de deixar descendentes, qual seria a freqüência deste alelo na população na geração seguinte, supondo que os acasalamentos são ao acaso? Quantas gerações seriam necessárias para a eliminação desse alelo na população? 
 Nos coelhos a pelagem é determinada por 3 alelos Cch, Ch e c. O modelo de herança pressupõe que o alelo Cch é dominante sobre os outros dois alelos e o alelo Ch é dominante sobre o alelo c. O alelo Cch determina a pelagem Chinchila, o Ch a pelagem Himalaia e o c causa o aparecimento de animais albinos. Numa população de 100 coelhos, 16 são albinos e 33 são Himalaias e o restante são de pelagem Chinchila. 
Qual a frequência dos alelos Cch, ch e c nesta população? 
Qual a frequência genotípica observada? 
3. Em cães de uma determinada raça a pelagem preta é dominante sobre a pelagem vermelha. O criador deseja formar dois grupos distintos: animais com pelagem vermelha e animais de pelagem preta. Classifique o tipo de acasalamento que o criador deve usar para atingir seu objetivo. 
4. A resistência de bactérias a antibióticos e de insetos a inseticidas tem aumentado muito nos últimos anos, havendo sempre a necessidade de se desenvolverem novos antibióticos e novos inseticidas.    A resistência a esses produtos ocorre do seguinte modo: os indivíduos estão adaptados a uma determinada condição ambiental; se introduzirmos no meio uma certa quantidade de determinado antibiótico ou de inseticida, haverá grande mortalidade de indivíduos, mas alguns poucos, que já apresentavam mutações que lhes conferiam resistência a essas substâncias, sobreviverão. Estes, por sua vez, ao se reproduzir, originarão indivíduos com características que se distribuem em torno de um outro tipo médio.
    Se estes indivíduos forem submetidos a doses mais altas das substâncias em questão, novamente haverá alta mortalidade e sobreviverão apenas aqueles que já tiverem condições genéticas de resistir a doses mais altas de droga, podendo-se observar um deslocamento da média das características no sentido da maior resistência a uma determinada substância. 
Qual o mecanismo evolutivo que está sendo descrito no texto acima? Justifique a resposta. 
5. De que forma a seleção artificial acelerou o processo evolutivo. Faça um julgamento crítico sobre esse fenômeno.

Outros materiais