Buscar

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS - Teoria Geral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
TEORIA GERAL
*
*
*
Procedimento – Definição e Classificação
Forma de realização de um conjunto de atos processuais, a partir de uma combinação lógica e interdependente, que definem o procedimento.
Classificação: Procedimento Comum (Ordinário e Sumário – art.272, CPC). Procedimento Especial (De jurisdição voluntária e de jurisdição contenciosa – Art.272, § único, CPC).
A adequação do procedimento ao tipo de conflito, tomando por base as especificidades do direito substancial reclamado (adequação rito/pretensão). A preocupação do legislador em reger situações especiais a partir de soluções processuais também especiais, como forma de garantir uma solução adequada aos conflitos incomuns, nem sempre tomando por inspiração a questão do tempo na prestação jurisdicional.
*
*
*
Ser Especial – Por que e Para que 
 “Contudo, haverá sempre algum detalhe da mecânica do direito material que, eventualmente, reclamará forma especial de exercício do processo. O processo como disciplina formal não pode ignorar essas exigências de origem substancial, porque é da própria natureza das coisas que a forma se ajuste e se harmonize à substância.”(Theodoro Júnior)
“É sabido que a especialidade resulta ou de uma peculiaridade ligada à relação jurídica material subjacente à processual, ou da necessidade de uma providência jurisdicional mais rápida ou, até, de circunstâncias meramente históricas.” (Antonio Carlos Marcato)
*
*
*
Ser Especial – Por que e Para que
“...a especialidade não resulta do encurtamento do seu rito, mas das próprias características do litígio submetido à apreciação jurisdicional e das exigências das pretensões nele contidas, pois o conflito de interesses a ser dirimido apresenta particularidades que escapam ao alcance de um tratamento processual comum. E os procedimentos especiais ajustam-se às peculiaridades das exigências das relações jurídicas neles deduzidas,tornando mais aparente a relação existente entre o direito e o processo.” (Marcato) 
“Cada processo especial serve, nos termos da lei, para se apresentar em juízo determinado pedido, tendente ao exercício de certo direito; o quesito a pôr, quando se trata de averiguar se o emprego foi correto, é este: o pedido formulado pelo autor correspondente ao pedido para que o processo foi instituído?”(Alberto dos Reis) 
*
*
*
Finalidades do Procedimento Especial
Simplificação e agilização dos trâmites processuais, por meio de expedientes específicos, com prazos adequados, eliminando atos desnecessários.
Delimitação do tema que se pode deduzir na inicial e na contestação, e, por conseguinte, na própria sentença.
Explicitações dos requisitos materiais e processuais para que o procedimento especial seja eficazmente utilizado.
*
*
*
Requisitos Para Aplicação Eficaz do Procedimento Especial 
Requisitos materiais: a pretensão tem de situar-se no plano de direito material a que corresponde o rito, devendo a inexistência ou a não comprovação do suporte substancial conduzir à improcedência do pedido.
Requisitos processuais: os dados formais do procedimento especial costumam ser ligados a requisitos que condicionam a forma e o desenvolvimento válido do processo até o julgamento do mérito. A falta desses requisitos conduz à ineficácia da relação processual e à sua extinção prematura. (Ex. ação de consignação em que o autor não promove o depósito determinado pelo juiz). 
*
*
*
Aspectos Preponderantes
A eventual incidência da dicotomia entre o processo de cognição e o processo de execução no âmbito dos procedimentos especiais (Ex. de ações que não comportam essa dicotomia: ações possessórias, de depósito, dos embargos de terceiros, de nunciação de obra nova, etc).
A baixa incidência de disposições codificadas incidentes sobre as ações de procedimento especial atrai a subsidiariedade das disposições previstas para o procedimento comum ordinário, visto como procedimento geral. A autorização se encontra no art.272, do CPC e exige as seguintes circunstâncias: (I) existência de omissão legislativa no compartimento dos procedimentos especiais; (II) desde que a aplicação suplementar não afronte a essência das normas do procedimento especial.
As quatro fases tradicionais do processo comum ordinário (petitória, ordinatória, instrutória e decisória) e a adaptabilidade nem sempre viável destas fases no procedimento especial. Notar a possibilidade de fundir-se no âmbito do procedimento especial medidas de caráter cognitivo, com outras de natureza executiva e cautelar, muitas vezes com atenuação ou até inversão do próprio contraditório (ex.:possessórias e monitória).
*
*
*
Especificidades Gerais dos Procedimentos Especiais
Alteração dos prazos de resposta: os prazos podem ser inferior (depósito e prestação de contas) ou superiores (divisão e demarcação de terras particulares) aos quinze dias previstos no rito comum ordinário. 
Os prazos para contestar definidos nos procedimentos especiais devem ser levados em consideração para efeito de oferta das demais modalidades de resposta, guardada, evidentemente, a devida adaptabilidade e observadas as regras dos arts.188 e 191 (reconvenção, intervenções de terceiros e exceções).
Regras sobre a legitimação e iniciativa das partes: em determinados procedimentos a legitimidade (sobretudo passiva) se estende a quem não figura na relação jurídica material, obrigando a citação, v.g., de outras pessoas que não apenas o réu. Ou ainda, a lei confere ao juiz o poder de determinar a instauração do processo ou do procedimento ex officio (Inventário).
*
*
*
Especificidades Gerais dos Procedimentos Especiais
Natureza dúplice da ação: consiste na possibilidade de vir o réu a obter tutela jurisdicional, sem necessidade de valer-se da reconvenção. Assim, autor e réu assumem ambas posições na base da relação jurídica processual, podendo este último obter, independente de pedido expresso – mas sem prejuízo dele – o bem da vida disputado, como resultado direto da rejeição do pedido do primeiro (prestação de contas, divisão e demarcação, possessórias).
Competência: previsão de regras específicas para fixação de competência territorial em ações que desafiarão o procedimentos especiais (arts. 891 e 1.142).
Regras especiais para citação: alguns procedimentos especiais orientam especificamente pela adoção da citação editalícia (citação dos réus nas ações divisórias e demarcatórias – art.953, CPC; citação dos interessados que residem fora da comarca onde tramita o inventário – art.999, § 1º, parte final, CPC). Ainda quanto a citação, a sua finalidade em alguns procedimentos especiais pode não ser apenas dar conhecimento ao réu da existência da ação, oportunizando o contraditório, pode visar, por exemplo, instar o réu a levantar o depósito extrajudicial realizado pelo consignante (art.893, II – consignação em pagamento).
*
*
*
Especificidades Gerais dos Procedimentos Especiais
Flexibilização do princípio da inalterabilidade do pedido: nas ações possessórias incide a fungibilidade do pedido, podendo o julgador proferir sentença que condene o réu em objeto diverso do que foi postulado.
Possibilidade de fusão de providências de natureza cognitiva, cautelar e executiva. Exemplos:
Ações possessórias em que há possibilidade de concessão de liminares, que, se confirmadas pela sentença definitiva, dispensam execução autônoma.
Nunciação de obra nova: possibilidade de notificação extrajudicial verbal ou escrita ao construtor, para que pare a obra, confirmando-se dita medida em juízo para conferir-lhe caráter cautelar, impedindo o andamento da obra e, uma vez acolhido o pedido nunciatório, tornará definitiva a proteção anteriormente conferida.
Venda a crédito com reserva de domínio: em caso de mora, pode-se requerer liminarmente a reintegração da posse do bem (acautelatória) e, não
adotando o devedor as providências que a lei lhe oferece, satisfaz-se a pretensão pela confirmação definitiva da posse (executiva satisfativa). 
*
*
*
Especificidades Gerais dos Procedimentos Especiais
Possibilidade de concessão de medidas liminares, sem ouvida da parte contrária (caráter antecipatório e acautelatório): ações possessórias e ação de nunciação de obra nova.
Limitações ou condicionamentos ao exercício do direito de defesa: ação de consignação em pagamento (art.896) e ação de anulação e substituição de título ao portador (art.910).
Liberdade legal para decidir por equidade, sem observar o critério da legalidade estrita (art. 1.109, CPC). 
*
*
*
Técnicas Legislativas de Construção dos Procedimentos Especiais
Alteração de prazos e a seqüência de atos e suprime atos ou termos (CPC, 938/939)
Inserção de providências cautelares ou executivas (possessórias e busca e apreensão decorrente de alienação fiduciária)
Alteração da força e dos efeitos das sentenças (despejo, possessórias)
Fusão de conhecimento e execução (própria e imprópria), podendo colocar o primeiro como eventual (ação de prestação de contas, ação de consignação em pagamento)
*
*
*
Técnicas Legislativas de Construção dos Procedimentos Especiais
Fixação de regras recursais próprias (despejo por falta de pagamento e Lei 6.830/80)
Atribuição de natureza dúplice à ação, ou tratamento excepcional ao princípio da iniciativa da parte (possessórias, inventário, prestação de contas)
Alteração da regra geral sobre legitimação ativa ou passiva e intervenção de terceiros interessados
Antecipação da ocorrência do interesse processual para o momento da ameaça de lesão (nunciação de obra nova)
Condicionamento do exercício da ação a pré-requisitos especiais, processuais e extraprocessuais(notificação prévia e justificação prévia) 
*
*
*
Técnicas Legislativas de Construção dos Procedimentos Especiais
Estabelecimento de regras especiais de competência
Autorização do julgamento por equidade, excepcionando o princípio da atuação por legalidade estrita
Atribuição de poderes aos juizes para atuar, independentemente de outra ação, diretamente no plano do direito material, eliminando ações futuras (instituição de servidão pelo juiz da ação divisória).
*
*
*
Classificação dos Procedimentos Especiais 
Procedimentos diferenciados do ordinário apenas pelo acréscimo de um ato inicial (normalmente um juízo liminar, como ocorre com as ações possessórias de força nova, as quais, após a deliberação acerca da medida inicial, deságuam no tratamento conferido ao procedimento ordinário).
Procedimentos inicialmente especiais, conversíveis ao ordinário. São marcados por uma fase inicial de rito específico, seguida de uma tramitação ordinária, normalmente após a fase postulatória, ou após o encerramento do prazo de contestação (ação de depósito, demarcação e divisão).
Procedimentos inicialmente especiais ao das ações cautelares. Seguem o mesmo caminho da conversibilidade da categoria anterior, no entanto caindo no curso reservado às ações cautelares (nunciação de obra nova, embargos de terceiro, restauração de autos, habilitação incidente).
Procedimentos irredutivelmente especiais. Começam e terminam fieis ao procedimento especial (ação de prestação de contas, o inventário, o arolamento). 
*
*
*
Procedimentos Especiais Regulados Fora do CPC.
Ação Civil Pública – Lei n. 7.347/85
Ação de Alimentos – Lei n. 5.478/68
Ação Popular – Lei n. 4.717/65
Ações de Defesa dos Direitos do Consumidor – Lei n. 8.078/90
Ação de Busca e Apreensão de bens em Alienação Fiduciária – Dec. Lei n. 911/69
Ação de cobrança de cédula de crédito rural – Dec. Lei n. 167/67
Acidentes de Trabalho – Leis n. 6.367/76 e n. 8.213/91
Da discriminação de terras públicas – Lei 6.383/76
Dissolução de sociedade conjugal e do casamento – Lei n. 6.515/77
Usucapião especial – Lei 6.969/81
Mandado de Segurança – Lei 1.533/51
Registros Públicos – Lei n. 6.015/73
Ações Inquilinárias – Lei n. 8.245/91
Juizados Especiais – Lei n. 9.099/95
Investigação de paternidade – Lei n. 8.560/92

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais