Buscar

2_Em_busca_da_terra_sem_veneno_Questoes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões sobre o Vídeo “Em busca da terra sem veneno”
Brasil, Ufla (Lavras, MG), Prof. Dr. Celso Vallin (Dep. Educação), 2014-2
GDE116 – Escola e Currículo, Política e Planejamento Educacional
1- No que consiste a reforma agrária (RA)? 
R1- O Estado, por meio de medidas de governo (leis e políticas públicas), desapropria os latifundios, ou grandes propriedades de terra, e faz sua redistribuição entre agricultores, trabalhadores rurais, camponeses.
2- Cite ao menos 2 países que historicamente fizeram RA.
R2- Estados Unidos; Japão; Inglaterra, Italia.
3- Por que, países que hoje são considerados desenvolvidos fizeram a RA?
R3 – Para que distribuir a terra e incorporar os camponeses ao mercado consumidor, fortalecendo a industria e a burguesia industrial.
4- Ao longo da história, quais as cinco ocasiões em que aconteceram revoluções no Brasil, e que teria havido oportunidades de terem feito a RA? 
R4- (a) Com a libertação dos escravos, que deu-se no mesmo período da Proclamação da República. (b) Com a entraga de Getúlio Vargas no poder, com a revolução de 1930. (c) Nos anos 1960 no governo de João Goulart, um pouco antes do Golpe Civil-Militar de 1964. (d) Nos anos 1980 com o Movimento Diretas Já, processo de redemocratização e fim da ditadura. (e) Em 2002 com a eleição de Lula.
5- O que faz com que os salários de trabalhadores sejam baixos?
R5- A existência de grande quantidade de pessoas procurando empregar-se – o exército de reserva, como disse Marx.
6- Que características podemos apontar como constituintes da agroecologia?
R6- (a) Produção de sementes conforme tecnologias sustentáveis às quais os trabalhadores rurais tenham acesso – e não o uso de sementes que só podem ser compradas e têm sua produção dependente de empresas transnacionais. 
(b) adubação orgânica e não por meio de produtos químicos, cuja produção possa gerar dependência internacional. 
(c) Plantio de espécies com diversidade vegetal, possibilitando interações e arranjos diversos e não monocultura. 
(d) Controle biológico de pragas e não uso intenso de veneno. (e) Decisões conforme política de valorização da vida do trabalhador e não do negócio. (f) Associações em cooperativas de trabalhadores, para troca de sementes, formação e comercialização. (g) Vendas e comércio para favorecer a vida coletiva e as famílias de trabalhadores, e não somente pela lucratividade. (h) Apoio aos talentos locais e à diversidade cultural e não à padronização e ao endosso cego de posturas globalizadas. (i) Favorecer a autonomia do trabalhador e suas cooperativas e não os contratos com empresas que possam gerar dependência.
7- Que relações existem entre as ideias desse vídeo e a disciplina?
R7 – A LDB fala que a educação é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Isso deve ser a base para todas as disciplinas. Estudantes que hoje fazem licenciaturas pouco conhecem sobre a história do Brasil. Assim, como ser cidadão pleno? Podem agora refletir sobre dificuldades que o currículo que os formou apresenta, e se disporem para construir uma outra situação. Devem se questionar: como minha disciplina e minhas futuras aulas poderiam se articular com a cidadania e como formar pessoas críticas, solidárias, atuantes e não alienadas? Cidadania não é só na cidade, mas TAMBÉM com os filhos de trabalhadores do campo, dos camponeses.
Referências
Em Busca da Terra Sem Veneno – Documentário com direção de Noilton Nunes. Produção: Regina Abreu e Pedro Sol. Realização: Imagine Filmes. Ano: 2011. Duração: 39 minutos. Vídeo. A partir da palestra de João Pedro Stédille, líder do MST - Movimento dos Sem Terra, durante a 37a. Jornada Internacional de Cinema da Bahia em 2010. Disponível em <http://youtu.be/-u3_D-d5sAw>. Acesso em 2014.08.14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais