Buscar

quimica 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
 
 
 
 
TÉCNICAS DE MEDIAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA
 
 
 
 
Discente: Juliana Araujo
Docente: Jorsanete Cardoso
 
 
 
 
CRUZ DAS ALMAS, 2018
TÉCNICAS DE MEDIAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Relatório do experimento realizado na 
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia apresentado à disciplina Química Geral e Experimental I pela professora Jorsanete. 
 
 
 
CRUZ DAS ALMAS, 2018 
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA 
 
Após observar a importância da química na realidade, percebemos o quão é importante todo seu procedimento ser realizado de forma correta, pois, são estes que irão comprovar suas teorias e leis. Para tal comprovação, é necessário uma série de processos, e para estes utiliza-se instrumentos que medem temperatura, massa, volume, entre outro, no qual esses valores precisam ser mais exatos e precisos possíveis.
Podemos citar como exemplo, a temperatura. Ela é a medida de energia térmica de um material. Pode ser medida por diferentes escalas, como Celsius(°C) usada no Brasil; Kelvin (K) reconhecida como escala absoluta e utilizada pelo SI( Sistema Internacional); e Fahrenheit (°F) utilizada em países ingleses.
No química, ao realizar-se um experimento, inicialmente consideramos um valor verdadeiro, que é o valor objetivo no final do processo. Com esse valor, podemos analisar a qualidade do experimento realizado. Quando nos referimos a exatidão, levamos em consideração a proximidade da medida do valor verdadeiro. Já quando nos referimos em precisão, refere-se a aproximação entre as medidas que foram repetidas sob as mesmas condições.
Portanto, nota-se que a adoção das unidades de medida é imprescindível para o estudo da química. Dado que, é necessário fazer experimentos que comprovem esse ramo imerso na realidade.
2. OBJETIVOS 
 
Este experimento teve como objetivo a compreensão das unidades de medida, para que, assim, possamos realizar os experimentos de forma certa. Também, após a apresentação dos instrumentos de uso, comparamos diferentes massas entre réplicas. Ademais, conceituamos a precisão e exatidão.
 
 
 
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 
Experimento I
 Com auxilio de uma balança analítica e três béqueres devidamente numerados, buscou-se obter uma massa de 3,3 g de açúcar cristalizado. Após a pesagem, retirou-se o béquer da balança e registrou-se os dados. Esse processo repetiu-se três vezes.
Experimento 2
 Com auxilio de um béquer, encheu 200 ml de água em temperatura ambiente (26°) e adicionou-se gelo. Inseriu-se um termômetro e percebeu-se a queda da temperatura (21°). Após alguns minutos, notou-se a submersão do gelo no béquer e, ao medir novamente, encontrou-se a temperatura (12°). Posteriormente, o gelo derreteu-se e o volume aumentou para 230ml.
 
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 
4.1. Resultados 
Tabela 1
	Réplica 1 
	Réplica 2 
	Réplica 3
	2,199g de sacarose
	2,101g de sacarose
	2,204g de sacarose
4.2. Discussões 
De acordo com os resultados obtidos na tabela 1, observa-se que os valores das réplicas 1, 2, 3 são bem próximos do proposto, podendo observar o nível de exatidão, pois os valores são bem próximos do valor verdadeiro. Além disso, as réplicas também são bem precisas, já que os valores, passaram por repetições nas mesmas condições, são próximos um dos outros.
 
 
5. CONCLUSÕES 
Segundo o trabalho acima, determinamos que as unidades de medida influenciam bastante no mundo da química, pois, estas te oferecem um resultado preciso e exato, e consequentemente, capaz de provar as leis e teorias da química. 
A validação dos métodos utilizados é necessária para confiabilidade nos resultados. A precisão e exatidão nos ajudam a validar esses experimentos, pois, por meio deles percebe-se o quão próximo é do valor verdadeiro.
 
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Russel, John B., Química geral vol. I, São Paulo, 2ª ed., 1994
J. C. Kotz, P. M. Treichel e G. C. Weaver. Química Geral e reações químicas, 6ª. ed. Cengage Learning, 2010.

Outros materiais