Buscar

01 - Concurso de Tribunais - Analista - II VA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(Analista – TRT/6ª – 2006 – FCC) O contrato de trabalho por prazo determinado:
exime o empregador do pagamento de indenização quando a rescisão ocorrer antes de expirado o termo ajustado.
pode ser estipulado por mais de 24 (vinte e quatro) meses, se o seu objeto depender de certos acontecimentos.
 que for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
na modalidade de contrato de experiência pode ser estipulado por, no máximo, três períodos de 30 (trinta) dias cada um.
é lícito, qualquer que seja a sua finalidade.
2. (Analista – TRT/4ª – 2006 – FCC) Considere as afirmações abaixo:
I. Não é válido o contrato de trabalho por prazo determinado, quando se tratar de atividades empresariais de caráter transitório.
II. A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
III. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de doze meses, a outro contrato por prazo determinado, ainda que o término deste último tenha decorrido da realização de acontecimento certo.
IV. O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado por mais duas vezes, passará a vigorar sem determinação de prazo.
É correto APENAS o que consta em:
I.
II.
I e III.
III e IV.
II e IV.
3. (Analista – TRT/9ª – 2010 – FCC) João celebrou contrato de experiência de 60 dias com a empresa SOL sem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão. Durante o referido contrato, João, insatisfeito com suas tarefas diárias, requereu a rescisão antecipada deste contrato. Neste caso, considerando que não há justa causa presente na rescisão, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, João:
(a) será obrigado a indenizar a empresa SOL dos prejuízos decorrentes desta rescisão, limitados a 80% da remuneração que João teria direito até o término do contrato.
(b) será obrigado a indenizar a empresa SOL dos prejuízos decorrentes deste rescisão, limitados à remuneração total a que João teria direito até o término do contrato.
(c) não terá que indenizar a empresa SOL, tendo em vista que a rescisão antecipada a requerimento do empregado é permitida pela legislação competente.
(d) será obrigado a indenizar a empresa SOL no montante fixo e estipulado pela CLT de três salários mínimos vigentes na data da rescisão.
(e) será obrigado a indenizar a empresa SOL dos prejuízos decorrentes desta rescisão, limitados à metade da remuneração a que João teria direito até o término do contrato.
4. (Analista – TRT/11ª – 2005 – FCC) A execução de atividades empresariais de caráter transitório é uma das hipóteses do contrato de trabalho:
(a) por equipe.
(b) por obra certa.
(c) por prazo determinado.
(d) por prazo indeterminado.
(e) de experiência.
5. (Analista – TRT/18ª – 2008 – FCC) A empresa de propaganda Azul prorrogou duas vezes o contrato de trabalho por prazo determinado de seu empregado Tício, dentro do período de dois anos. A empresa de propaganda Amarela celebrou segundo contrato pelo prazo determinado de um ano com Zeus, após oito meses da extinção do contrato celebrado anteriormente. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,
(a) nenhum dos contratos de trabalho será prorrogado por prazo indeterminado.
(b) os contratos de trabalho de Tício e de Zeus serão prorrogados por prazo indeterminado.
(c) somente o contrato de trabalho de Zeus será prorrogado por prazo indeterminado.
(d) somente o contrato de trabalho de Tício será prorrogado por prazo indeterminado.
(e) o contrato de trabalho de Tício será prorrogado por mais dois anos e o contrato de Zeus será prorrogado por prazo indeterminado.
6. (Analista – TRT/19ª – 2008 – FCC) O Hotel Fazenda Água da Chuva celebrou contrato de trabalho por tempo determinado com Denise pelo prazo de 2 meses (Dezembro e Janeiro), tendo em vista a necessidade de um número maior de empregados em razão das férias escolares, Natal e Ano Novo. No Carnaval seguinte, também em razão da necessidade temporária de maior número de empregados, o hotel celebrou outro contrato de trabalho com Denise pelo prazo de 1 mês (Março). De acordo com a CLT, neste caso, a sucessão de contratos de trabalho com prazo determinado é:
(a) inválida tendo em vista que os dois contratos de trabalho ultrapassaram o prazo máximo de 60 dias permitidos pela legislação.
(b) inválida tendo em vista que entre a celebração dos contratos não tinha decorrido mais de 6 meses do término do primeiro contrato, prazo legal previsto na legislação.
(c) inválida em razão da celebração de dois contratos com prazo determinado com o mesmo empregado dentro do período de um ano.
(d) válida tendo em vista que a contratação ocorreu em razão da realização de certos acontecimentos.
(e) inválida tendo em vista que é vedada a celebração de mais de um contrato de trabalho com prazo determinado com a mesma pessoa.
7. (Analista – TRT/19ª – 2008 – FCC) De acordo com a CLT, sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção de outra, constituindo grupo econômico, serão, para os efeitos da relação de emprego,
(a) solidariamente responsáveis a empresa principal e subsidiariamente cada uma das subordinadas.
(b) subsidiariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
(c) solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
(d) subsidiariamente responsáveis a empresa principal e solidariamente cada uma das subordinadas.
(e) apenas solidariamente responsáveis a empresa principal.
8. (Analista – TRT/20ª – 2006 – FCC) De acordo com a CLT, em relação ao contrato individual de trabalho por prazo determinado, é correto afirmar que:
(a) em regra, é permitido fazer novo contrato de trabalho por prazo determinado com o mesmo empregado após três meses da conclusão do pacto anterior.
(b) o contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
(c) o contrato de experiência poderá ser celebrado por escrito ou verbalmente pelo prazo máximo de 60 dias.
(d) o contrato de trabalho por prazo determinado que tratar de atividades empresariais de caráter transitório, poderá ser estipulado por 3 anos.
(e) em regra, 20 dias antes a extinção do contrato por prazo determinado, o empregador dará aviso prévio ao empregado.
9. (Analista – TRT/24ª – 2006 – FCC) Considere as seguintes assertivas a respeito do Contrato Individual de Trabalho:
I. Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquela.
II. O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo, de atividades empresariais de caráter transitório ou de contrato de experiência.
III. Considera-se, em regra, por prazo indeterminado todo contrato individual de trabalho que suceder, dentro de doze meses a outro contrato por prazo determinado.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
III.
10. (Analista – TRT/9ª – 2007 – CESPE) Em relação aos requisitos e efeitos dos contratos de trabalho, julgue os itens subsequentes.
1 ( ) O contrato de trabalho pode ser escrito, verbal ou tácito, e seus requisitos são a pessoalidade, a subordinação, a onerosidade e a continuidade. O contrato por prazo determinado, como exceção ao princípio da continualidade, entretanto, só é válido nas situações e pelo tempo expressamente previsto em lei.
2 ( ) A CLT autoriza a formação de cooperativas destinadas a prestação de serviços. Não há vínculo de emprego entre elas e seus associados ou entre estes e os tomadores da mão-de-obra, exceto quando a associação for mera simulação ou resultarem fraude aos direitos trabalhistas.
3 ( ) A alteração da estrutura social das empresas não afeta os contratos havidos com seus empregados.
4 ( ) O dono de obra é, em qualquer caso, responsável direta ou solidariamente pelos trabalhadores que tenham prestado serviços para a sua construção, ainda que esses trabalhadores tenham sido contratados por empreiteiros, quando estes inadimplirem o contrato com os respectivos empregados ou ajudantes.
11. (Analista – TRT/10ª – 2004 – CESPE) O contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso com respeito a emprego. Em relação às regras que regulam o contrato de trabalho, julgue os itens subsequentes.
1 ( ) As partes, em comum acordo, podem estabelecer regras contratuais contrárias às convenções coletivas, uma vez que o contrato faz lei entre as partes.
2 ( ) Os contratos de experiência podem ser fixados por 90 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período.
12. (Analista – MPU – 2010 – CESPE) Acerca das relações de trabalho, julgue o item a seguir.
1 ( ) Ao empregado em domicílio, entendido como aquele que presta serviços na residência do empregador, são assegurados os mesmos benefícios definidos em lei para o empregado doméstico.
13. (Técnico - MPU – 2007 – FCC) A alteração na estrutura jurídica da empresa:
(a) afeta apenas os contratos de trabalho com duração inferior a um ano.
(b) não afeta os contratos de trabalho de seus empregados.
(c) faz surgir novo vínculo de emprego.
(d) é causa obrigatória de rescisão do contrato de trabalho.
(e) enseja, automaticamente, pedido de demissão do empregado.
14. (Técnico - MPU – 1999 – CESPE) O contrato de trabalho caracteriza-se, essencialmente, pelo(a):
(a) presença, na relação jurídica, do prestador de serviço e da pessoa física ou jurídica a quem os serviços são prestados.
(b) vínculo de subordinação jurídica, pela pessoalidade, pela não-eventualidade e pela onerosidade.
(c) caráter bilateral e não-oneroso.
(d) prestação sucessiva ou execução continuada, mediante justa remuneração.
(e) fato de o prestador de serviço ser pessoa física.
15. (Técnico - MPU – 2004 – ESAF) A propósito dos sujeitos da relação de emprego, assinale a opção correta.
(a) O trabalhador que se filia por livre e espontânea vontade a uma cooperativa de mão-de-obra não pode ser considerado empregado, ainda que preste serviços pessoais com habitualidade, onerosidade e subordinação jurídica a um mesmo tomador de seus serviços.
(b) O trabalhador contratado por uma clínica médica para a execução de serviços certos e específicos de marcenaria e que conta com o auxílio de até dois outros trabalhadores, por ele próprio remunerados, deve ser considerado empregado.
(c) O tomador de serviços terceirizados, quando prestados com pessoalidade e subordinação jurídica, deve ser considerado empregador subsidiário dos trabalhadores, sendo responsável, nessa condição, por eventuais débitos trabalhistas inadimplidos pelo empregador principal.
(d) O trabalhador que presta serviços voluntários a determinada instituição de beneficência, recebendo auxílio financeiro mensal, em nenhuma hipótese poderá ser considerado empregado.
(e) O corretor de seguros que presta serviços pessoais, com habitualidade, subordinação jurídica e onerosidade deve ser considerado empregado, ainda que tenha firmado contrato revelando a condição de autônomo.
16. (Analista – TRT/19ª – 2008 – FCC) Joana é empregada rural e trabalha na pecuária. João é empregado urbano. André é empregado rural e trabalha na lavoura. Em regra, a jornada de trabalho noturno será das 21:00 às 5:00 para:
(a) André, apenas.
(b) Joana, apenas.
(c) João, apenas.
(d) João e Joana.
(e) André e Joana.
17. (Analista – TRT/23ª – 2007 – FCC) Maria e João são empregados rurais. Maria trabalha na lavoura e João trabalha na pecuária. Maria e João terão direito ao adicional noturno no período das:
(a) 21 horas de um dia às 5 horas do dia seguinte e 20 horas de um dia às 4 horas do dia seguinte, respectivamente.
(b) 20 horas de um dia às 4 horas do dia seguinte, por expressa determinação legal.
(c) 20 horas de um dia às 5 horas do dia seguinte, por expressa determinação legal.
(d) 20 horas de um dia às 4 horas do dia seguinte e 19 horas de um dia às 3 horas do dia seguinte, respectivamente.
(e) 19 horas de um dia às 4 horas do dia seguinte e 21 horas de um dia às 5 horas do dia seguinte, respectivamente.
18. (Analista – TRT/2ª – 2008 – FCC) Quanto ao empregado doméstico, considere:
I. É permitido ao empregador doméstico efetuar descontos no salário do empregado doméstico por fornecimento de vestuário.
II. Em nenhuma hipótese poderá o empregador doméstico efetuar desconto no salário do empregado doméstico por fornecimento de moradia.
III. As despesas pelo fornecimento de alimentação e higiene não têm natureza salarial nem se incorporam à remuneração do empregado para quaisquer efeitos.
IV. É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante, desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.
Está correto o que consta APENAS em:
II e III.
I, II e III.
III e IV.
I e IV.
II, III e IV.

Outros materiais