Buscar

AD1 EDUCAÇÃO E TRABALHO PEDAGOGIA UERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Educação e Trabalho
ALUNA: NATHALIA CORREA DOS SANTOS
MATRICULA: 14112080274
POLO: BELFORD ROXO 
Primeira Questão: O livro de Suzana Albornoz encontra-se resumido na nossa Aula 1.
Para você ter acesso a este resumo basta clicar no botão “Amarrando Ideias” que imediatamente o texto aparecerá na tela.
Destacamos aqui um trecho deste resumo:
 “Nesta cidade moderna onde se dá o nosso trabalho, salta aos olhos um dado novo, cujas consequências antropológicas, psicológicas e sociais ainda não acabaram de ser avaliadas pelos pesquisadores. Trata-se da separação entre lugar de trabalho e lugar de moradia. Enquanto o artesão fazia seu sapato, a sua cerâmica, no mesmo recinto em que convivia com a família, o operário dos grandes centros da atualidade pode precisar de algumas horas de locomoção para perfazer a distância entre o seu bairro operário da periferia urbana e a fábrica confinada no circuito industrial. Este fato toca de uma forma muito especial as mulheres, tradicionalmente encarregadas do cuidado e da alimentação dos filhos.”
RESPOSTA: Separação lar e ambiente de trabalho é radical na sociedade industrial. A fábrica submete por muitas horas os trabalhadores a sua lógica, sua autoridade. E para além do tempo trabalhado há o tempo do transporte que em nossas cidades latino-americanas é demasiado longo e penoso. Quais as consequências para os trabalhadores e trabalhadoras? Como fica o cotidiano das mulheres e famílias? Resposta: Segundo Albornoz, a cidade moderna fortemente separa os locais de trabalho e os locais de moradia. O artesão, por exemplo, morava e trabalhava familiarmente, mas o operário deve dirigir-se à fábrica. O trabalho doméstico ainda é considerado uma obrigação, relacionado ao gênero feminino, e não é considerado um trabalho. O cotidiano das mulheres que possuem um trabalho remunerado apresenta um quadro de fracionamento. A mulher se divide entre as duas jornadas: a doméstica e a de seu trabalho. Ou seja, após um dia inteiro de trabalho remunerado, ela chega para produzir e trabalhar em casa, mas dessa vez sem remuneração. Tradicionalmente, o trabalho doméstico não é incumbido ao homem. O resultado é uma sobrecarga de trabalho, principalmente se ela ocupa uma posição de chefe de família, com necessidade de prover o sustento da família. Inclusive, há uma dificuldade de capacitação e formação continuada pelas mulheres, se comparada aos homens, em detrimento da dupla jornada de trabalho. Estando ou não inseridas no mercado de trabalho, todas as mulheres são as principais responsáveis pelas atividades domésticas e realizam tarefas que são desvalorizadas pela sociedade. O fator tempo também é importante, visto que a mulher que “trabalha fora” gasta um tempo precioso na sua locomoção lar x trabalho. O impacto dessa divisão na vida cotidiana do trabalhador e do seu trabalho leva o indivíduo a um desgaste físico e emocional, o que gera um grande desestímulo por parte desse sujeito.
Segunda Questão:Vamos para a Aula 2. Temos em destaque o texto de Demerval Saviani sobre fundamentos ontolóticos do trabalho. Trata-se de uma abordagem no campo do pensamento marxista onde o autor destaca que nossa sociedade é dividida em classes sociais; que os conteúdos do trabalho foram simplificados a medida em que os operários passaram a tarefas simples e repetidas nas linhas de produção; que escola se tornou um espaço separado da produção.
Desta forma pergunto:
Quando Saviani apresenta seu tópico “esboço da organização do sistema de ensino com base no princípio educativo do trabalho” (p. 159 a 162) como ele define o papel da escola de ensino médio?
RESPOSTA: 
Etimologicamente, o termo escola vem de um vocábulo grego que significa tempo livre, descanso, lazer ou ócio. Originalmente, as escolas não formavam para atividades práticas ou produtivas. Saviani define que o papel fundamental da escola de nível médio será o de recuperar a relação entre o conhecimento e a prática do trabalho. Enquanto no ensino fundamental a relação escola e trabalho é implícita e indireta, e basta o domínio dos elementos gerais do conhecimento visando contribuir para o processo de trabalho na sociedade, no ensino médio esse conhecimento é explícito para que haja domínio teórico e prático sobre como o conhecimento se articula com a produção. O ensino médio envolverá a manipulação dos processos práticos básicos da produção.

Outros materiais