Buscar

AV ANALISE E CENARIO DE RISCO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	ROBERTO CAVALCANTI VIANNA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,3 Nota de Partic.: 2 Data: 12/11/2014 10:02:24 
	
	1a Questão (Ref.: 201407205684)
	5a sem.: O que é evento adverso
	Pontos: 1,5 / 1,5 
	Ao falarmos de um evento que provoca mudanças que afetam as pessoas, a economia, os sistemas sociais e o meio ambiente, causadas por eventos naturais, gerados pela atividade humana ou não e que exigem ações de resposta supridas com recursos disponíveis localmente, estamos referindo-nos a uma emergência. E quanto ao desastre? Que fator o diferencia da emergência?
		
	
Resposta: Ao falarmos de desastre, provoca mudanças que afetam as pessoas, a economia, os sistemas sociais e o meio ambiente causadas por eventos naturais, gerados pela atividade humana ou não, a diferença são as ações de respostas que são supridas além dos recursos da comunidade atingida.
	
Gabarito: O desastre são mudanças intensas que afetam as pessoas, a economia, sistemas sociais e o meio ambiente, causados por eventos naturais, gerados pela atividade humana ou não sendo de proporção superior à capacidade de resposta da comunidade afetada. O fator que o diferencia da emergência é justamente a capacidade de resposta da comunidade.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201407202329)
	7a sem.: Métodos de avaliação
	Pontos: 0,8 / 1,5 
	No mês de julho, um grande líder religioso mundial irá até a sua cidade para realizar um encontro com seus jovens seguidores. Estima-se que o município receberá em torno de 4 milhões de turistas durante os 5 dias do evento. Serão realizados 4 encontros religiosos em espaços públicos. Construa uma matriz SWOT, apresentando um exemplo para cada um dos aspectos que constituem a metodologia.
		
	
Resposta: pontos fortes, a experiência dos órgãos envolvidos já terem participados desses eventos. fraquezas, o risco de ocorrer atentados terrorista, ou acidentes com vítimas, poucas unidades médicas disponíveis. oportunidades, algo que possa vir a trazer atrasos ao evento, como chuvas não esperadas. falhas, pode ser considerada, a falta de segurança em estacionamentos, pouco banheiros químicos.
	
Gabarito: Pontos fortes: a experiência com este tipo de evento. Pontos fracos: a grande quantidade de turistas não será comportada pela infraestrutura existente. Oportunidade: projetar a cidade internacionalmente, gerando investimentos. Ameaça: possibilidade de um atentado contra um líder religioso conhecido mundialmente.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201407190451)
	1a sem.: Análise de Cenários e Riscos
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Não pode ser considerada como uma correta definição de risco o seguinte conceito:
		
	
	Probabilidade de insucesso, de malogro de determinada coisa, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados.
	
	Um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto.
	
	A certeza de que o evento ocorrerá.
	
	Probabilidade de perigo, geralmente com ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente.
	
	O efeito da incerteza nos objetivos.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201407179321)
	2a sem.: Meio Ambiente: Fatores que Devem ser Considerados em uma Análise de Risco
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Ao falarmos de espaço, não podemos deixar de levar em consideração fatores que devem ser abordados além e para a análise de risco. São eles: 
		
	
	Improbabilidade, incerteza e perigo.
	
	Probabilidade, certeza e perigo.
	
	Perigo, vulnerabilidade e cenário.
	
	Incerteza, probabilidade e perigo.
	
	Físicos, químicos e biológicos.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201407190490)
	3a sem.: O cenário
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Ao estudarmos o quão importante é definir os pontos fortes e fracos daquilo que se relaciona a um evento, citamos como exemplo a Copa do Mundo de 2014. Não é um ponto fraco para este evento esportivo:
		
	
	Uma baixa percepção de riscos emanada pelas autoridades governamentais que são os principais formuladores de políticas e estratégias, inclusive as de segurança, para o evento.
	
	A facilidade para a obtenção de capital por meios lícitos ou ilícitos para financiar atos terroristas.
	
	A possibilidade do aporte de um grande volume de passaportes falsos, pois o Brasil apresenta uma população multiétnica o que transforma o passaporte nacional em um artigo muito valorizado no mercado de falsificações.
	
	A vulnerabilidade das fronteiras do país devido a sua extensão e permeabilidade.
	
	A experiência em eventos esportivos internacionais, pois mesmo após mais de 60 anos da última edição da Copa do Mundo, ocorrida no Brasil, o país é um cenário de grandes eventos, esportivos ou não, o que possibilitou reunir experiência no campo do planejamento e execução.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201407179338)
	4a sem.: Ferramentas para Análise de Risco
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Sobre o Mapa de Riscos, é correto afirmar que:
		
	
	Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários e insetos são classificados como riscos de acidentes e recebem a cor azul como identificação.
	
	Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, queda e animais peçonhentos são identificados como riscos físicos e recebem a cor verde como identificação.
	
	Ruído, calor, frio, pressões, umidade radiações ionizantes e não ionizantes e vibrações são classificados como risco físico, recebendo a cor verde como identificação.
	
	Levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetitividade,responsabilidade, ritmo excessivo e posturas inadequadas de trabalho são identificados como riscos de acidentes e recebem a cor amarela como identificação.
	
	Poeiras, fumos, gases, vapores, névoas e neblinas são classificados como risco biológico e recebem a cor vermelha como identificação.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201407190528)
	5a sem.: O que é evento adverso?
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Fulano, Bombeiro Militar, ajuda no resgate das vítimas de inundação, no bairro de Fundópolis. Ele está socorrendo feridos. Sicrano, prefeito da cidade, está organizando locais para o abrigo das pessoas, roupas para o uso delas e alimentação para as mesmas. É possível afirmar, diante deste cenário, que: I ¿ Fulano está providenciando socorro para as vítimas. II ¿ Sicrano está providenciando assistência para as vítimas. III ¿ Estas duas rotinas sucedem o evento adverso. São corretas as assertivas: 
		
	
	Apenas I e II.
	
	Apenas a III.
	
	Apenas II e III.
	
	Apenas I e III.
	
	I, II e III.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201407202358)
	6a sem.: Alerta e alarme
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Sistemas como os de estações hidrográficas e meteorológicas para verificar chuvas e aumento do nível de rios são muito importantes, assim como as redes de sismógrafos para medir a intensidade de terremotos. Eles permitem que investiguemos e pesquisemos, colocando-nos a frente de um possível evento adverso. Podemos considerar tais meios como recursos de quais ferramentas?
		
	
	De risco ocorrido.
	
	Pós-operação.
	
	De reação.
	
	Reativo.
	
	De gestão.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201407202393)
	8a sem.: Gerenciamento de Risco
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Os Policiais Civis Fulano e Beltrano estão envolvidos na construção de um planejamento para um grande evento esportivo que irá ocorrer. Fulano ressalta a importância da utilização da metodologia 5W2H. Beltrano fala da importância do PDCA na ocorrência de um evento adverso. Diante do exposto, afirmamos que: I ¿ Fulano está correto quanto à possibilidade de utilização da metodologia 5W2H no planejamento do evento esportivo. II ¿ Beltrano está errado quanto à possibilidade da utilização da metodologiaPDCA na ocorrência de um evento adverso. III ¿ A metodologia 5W2H pode ser aplicada na área de segurança pública. Desta feita, está (ão) correta(s) a(s) assertiva(s): 
		
	
	III.
	
	I.
	
	I e III
	
	II.
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	
	10a Questão (Ref.: 201407185782)
	9a sem.: A tomada de decisão
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	Sobre o processo de tomada de decisão, é correto afirmar que:
		
	
	Os aspectos do ambiente que envolvem o tomador de decisão são considerados sob o seu total controle.
	
	A última etapa em um processo decisório é a formulação de alternativas.
	
	Um elemento clássico na tomada de decisão são as preferências, os critérios que o decisor usa para fazer as suas escolhas.
	
	Como elemento clássico na tomada de decisões, a estratégia independe dos recursos que se tenha a disposição.
	
	A primeira etapa em um processo decisório é a escolha da alternativa mais adequada.

Outros materiais