Buscar

MINI PESQUISA SOBRE LIPÍDIOS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA 
PROF.ª MÔNICA RAPOLD
ALUNA: MYCHELLE REGINA MELO DE SOUZA LUZ
BIOQUÍMICA
MINI PESQUISA – III UNIDADE
Quais os benefícios do Ω3 e do Ω6 e os alimentos onde os encontramos?
O ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, uma vez que é essencial para a manutenção e promoção da saúde. O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação. Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do ômega 3 para o coração e todo sistema circulatório. Os quais incluem:
• Atividade anti-inflamatória;
• Atividade antitrombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
• Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e
• Redução da pressão arterial.
Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:
• Diabetes;
• Acidente vascular cerebral (derrame);
• Artrite reumatóide;
• Asma;
• Síndromes inflamatórias intestinais (colites);
• Alguns tipos de câncer;
• Declínio mental.
As melhores fontes de ômega 3 são os peixes e algumas espécies possuem maior quantidade, os quais são: Cavala; arenque; sardinha; salmão; atum; bacalhau. Outras importantes fontes de ômega 3: Semente de linhaça; Castanhas e nozes; Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola); Vegetais de folhas verdes escuro.
Ômega 6 são ácidos graxos poliinsaturados fundamentais para o bom funcionamento do organismo das pessoas. O Ômega 6, assim como o Ômega 3, faz parte das conhecidas gorduras boas. Não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de determinados alimentos. encontrados principalmente em óleos vegetais, são precursores de substâncias responsáveis na regulação hormonal, na coordenação da função respiratória, reprodutiva, renal e imune. Estão envolvidos também na proteção contra infecções, inflamações e lesões teciduais. Porém, sua ingestão exagerada pode influenciar diretamente na concentração de ômega-3, podendo diminuir os níveis do “bom” colesterol (HDL) presente no corpo. Desta forma, é necessário equilibrar a proporção consumida para não gerar efeitos contrários aos seus benefícios.
 Principais Fontes de Ômega 6: Linhaça dourada; Óleo de Milho; Óleo de Soja; Óleo de Girassol; Leite; Ovos; Carne Animal; Lula; Peixes de água quente; Açafrão; Óleo de Girassol; Nozes.
 Benefícios para a saúde: Proteção contra a pressão arterial alta (hipertensão); Combate o excesso de colesterol ruim; Combate o excesso de glicose.
Quais os benefícios dos ácidos graxos monoinsaturados e dos poliinssaturados?
O tipo de gordura ingerida é um dos fatores importantes quando o objetivo é manter os níveis saudáveis de colesterol e triglicérides do organismo. Enquanto dietas contendo altos teores de ácidos graxos saturados contribuem para o aumento das doenças do coração, dietas à base de gorduras insaturadas auxiliam na sua prevenção. As mais recentes recomendações para uma alimentação saudável enfatizam a presença do tipo monoinsaturada e poliinsaturada na alimentação diária. Os mais citados são os ácidos graxos ômega-3, ômega-6 e ômega-9. Estas gorduras denominadas como “essenciais”, são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo. No entanto, não podem ser produzidas pelo organismo, devendo necessariamente ser ingeridas. Dentro do corpo, estes compostos são transformados em partes importantes da estrutura das células e em substâncias envolvidas em diversos processos metabólicos. Existem alguns fatores que contribuem para sua diminuição no organismo, como: a falta do consumo na dieta, envelhecimento, doenças, consumo freqüente de álcool, hormônios relacionados ao estresse, níveis elevados de colesterol e infecções virais.
Comparativo entre gorduras saturadas e gorduras trans.
Durante muitos anos pesquisadores consideraram a gordura saturada como grande vilã e responsável pelo aparecimento e agravamento de inúmeras doenças crônicas, principalmente as doenças cardiovasculares. Em contrapartida, a indústria alimentícia substituiu a gordura saturada pela gordura trans e a população começou a ingerir mais produtos industrializados. Anos depois, estudos observaram que o consumo da gordura trans era mais prejudicial à saúde do que a gordura saturada.
Gordura Saturada: está presente em alimentos de origem animal (carnes, leite, manteiga, creme de leite e queijos) e vegetais como coco, cacau e azeite de dendê. A polpa de coco e o cacau são boas fontes por terem propriedades funcionais. Diferente do colesterol da dieta (gema de ovo, frutos do mar e etc), que tem absorção limitada pelo organismo, a absorção da gordura saturada da dieta não é limitada, por isso sua ingestão promove efeito mais intenso sobre a colesterolemia (presença de colesterol no sangue). Ocasionando aumento da concentração sanguínea de LDL-colesterol (colesterol ruim).
Gordura Trans: não são produzidas no organismo humano e resultam de processo natural de bio-hidrogenação ou de processo industrial de hidrogenação parcial ou total de óleos vegetais ou marinhos. A principal fonte de gordura trans na dieta é a vegetal hidrogenada, utilizada industrialmente na produção de biscoitos, bolachas recheadas, empanados tipo nuggets, sorvetes cremosos, tortas e alimentos comercializados em restaurantes “fast-food”. Embora esses ácidos graxos sejam abundantes nas margarinas duras, representam apenas 10% do consumo de gorduras trans, sendo os alimentos industrializados a maior fonte.
Em que consiste do processo de ransificação?
A rancificação de óleos e gorduras pode ser classificada em dois grupos: rancidez hidrolítica e oxidativa. A rancidez hidrolítica enzimática é a hidrólise de óleos e gorduras com a consequente produção de ácidos graxos livres. Essa reação se faz devido à ação de enzimas lipases de origem microbiana ou de lipases das próprias sementes oleaginosas, cuja reação ocorre naturalmente. Nas refinarias de óleos, os ácidos graxos produzidos pelas lipases das sementes são removidos durante os processos de refinamento. A rancidez oxidativa ou auto-oxidação é a reação mais importe em gorduras e óleos do ponto de vista da qualidade. É uma reação do oxigênio atmosférico com as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados. Esta reação produz hidroperóxidos e peróxidos, que posteriormente irão produzir compostos voláteis, cetonas e aldeídos que irão caracterizar o odor de ranço nos alimentos. 
A variação de compostos voláteis produzidos pode ser dependente da natureza do ácido graxo envolvido e do tipo de mecanismos de auto-oxidação. Como já dito anteriormente, o grau de insaturação de um óleo ou gordura determina sua suscetibilidade à oxidação. A gordura de porco, por exemplo, é mais suscetível à oxidação quando comparada à gordura de bovinos, porque a primeira possui maior quantidade de insaturação em sua estrutura.
Exemplos de vitaminas lipossolúveis, funções e onde estão presentes?
Vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas As vitaminas lipossolúveis são as vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.
 Vitamina A - Importante oxidante que protege células contra radicais livres. Principais fontes: frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis e espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como fígado, ovos e leite.
Vitamina D - É sintetizada com a ajuda dos raios solares e imprescindível para a produção de insulina e a manutenção do sistema imunológico. Ajuda na absorção do cálcio. Principais fontes: peixes gordos como o atum e o salmão.Vitamina K - Componente na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue e envolvida na construção dos ossos. Principais fontes: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes (couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa).
Vitamina E (tocoferol) - Forte antioxidante contra radicais livres; previne o câncer e doenças cardiovasculares; protege o sistema reprodutor; previne catarata; reforça o sistema imunológico; melhora a ação da insulina. Principais fontes: óleos (girassol, amendoim), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes