PLANEJAMENTO DE REC.HUM 1 A 10
178 pág.

PLANEJAMENTO DE REC.HUM 1 A 10


DisciplinaDesenvolvimento de Recursos Humanos674 materiais7.755 seguidores
Pré-visualização50 páginas
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 
	 1a Questão
	
	
	
	Rosário, gestor de Recursos Humanos, está definindo como transformar as estratégias organizacionais em planos de ação de RH. Isto significa que ele irá:
		
	 
	definir o planejamento estratégico da organização em função do que RH acredita ser importante considerando, exclusivamente, a realidade da mão-de-obra no mercado
	
	diagnosticar as necessidades de pessoal das diversas áreas da organização a fim de estabelecer o planejamento operacional a ser implantado
	 
	verificar se haverá mão-de-obra para atender as necessidades da organização em quantidade e qualidade suficientes e se os planos de carreira e sucessão atenderão as necessidades futuras
	
	levantar as carências de mão de obra, maquinário e recursos financeiros para definir as ações e atividades que deverão ser implantadas em função da realidade organizacional
	
	verificar se as diversas áreas da organização estão desempenhando suas funções como gestoras de pessoal e estabelecer limites para a atuação de cada uma delas
	
Explicação:
Caberá a nós, Recursos Humanos, definir um como transformar as estratégias organizacionais em planos de ação de RH, ou seja, verificar se haverá mão de obra para atender às necessidades da organização em quantidade e qualidade suficientes; verificar se os planos de carreira e sucessão atenderão as necessidades futuras; dentre outros aspectos, e gerir ações para suprir as carências verificadas. 
	
	 
	Ref.: 201408165429
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando a função específica do subsistema Planejamento de RH, caberá a nós, definir como transformar as estratégias organizacionais em planos de ação de RH, ou seja... Assinale a alternativa que completa, corretamente, a afirmativa deste enunciado
		
	
	Não observar se a mão de obra contratada não atende a organização
	
	gerir ações para suprir as carências verificadas em cada profissional que participar de um processo seletivo
	 
	verificar se haverá mão de obra para atender às necessidades da organização em quantidade e qualidade suficientes
	
	observar se a mão de obra contratada, atende a organização
	
	checar se os planos de carreira e sucessão estão de acordo com os objetivos dos candidatos
	
Explicação:
Caberá a nós, Recursos Humanos, definir um como transformar as estratégias organizacionais em planos de ação de RH, ou seja, verificar se haverá mão de obra para atender às necessidades da organização em quantidade e qualidade suficientes; verificar se os planos de carreira e sucessão atenderão as necessidades futuras; dentre outros aspectos, e gerir ações para suprir as carências verificadas.
	
	 
	Ref.: 201409205218
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico é conjunto de informações, que serve como referência e para o planejamento de ações organizacionais, com isso podemos considerar
		
	 
	Para aqueles que assumem uma função de liderança não basta apenas ter conhecimento técnico, mas é essencial entender questões como: motivação de funcionários, gestão de conflitos, avaliação de desempenho, estilos de liderança, habilidades de comunicação e até questões trabalhistas.
	
	Fenômeno, altera esse fenômeno.
	
	Enquanto as organizações eram de tamanho pequeno, não sofriam quase impactos do ambiente externo e não apresentavam muitas dificuldades e desafios a enfrentar; administrar era considerado algo relativamente fácil.
	
	Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, e são tratadas dentro das organizações.
	 
	Pode ser considerado como orientador para os membros de uma determinada organização.
	
Explicação:
É a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos (estratégico, tático e operacional) para integrar e coordenar as ações / atividades. Sempre será subjacente à Cultura Organizacional que rege as relações e valores que permeiam a Organização. Refere-se aos fins (o que será feito) e aos meios (quem e como será feito).
Segundo o dicionário Wikipédia: planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Com base nas definições apresentadas a opção que melhor se enquadra nessas definições é: Pode ser considerado como orientador para os membros de uma determinada organização.
	
	 
	Ref.: 201409190598
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ao realizarem o seu planejamento estratégico, as empresas devem considerar diversos aspectos, como cenários, concorrência, tendências do mercado, mudanças no hábito de consumo etc. Para tanto, as organizações podem fazer uso de ferramentas que as auxiliem nesse processo. Leia as afirmativas a seguir sobre um tipo de ferramenta bastante utilizada:
I. Consiste na avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização.
II. Tem como objetivo a geração de informações relevantes para a conscientização da empresa sobre suas possibilidades futuras.
III. Dentre os quatro pontos desta ferramenta, podem-se citar os preços competitivos com sendo uma das forças de uma empresa.
IV. Envolve o monitoramento do ambiente externo e do ambiente interno da organização.
 
Marque a alternativa que corresponde à ferramenta descrita acima.
		
	
	Balanced Scorecard ¿ BSC.
	
	Análise de cenários.
	
	Perfil profissional.
	 
	Análise SWOT.
	
	Escala gráfica.
	
Explicação:
De acordo com Kotler e Keller (2006), a Análise SWOT consiste na avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização. SWOT deriva dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats, que significam, respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa análise envolve o monitoramento do ambiente externo e do ambiente interno da organização.
FORÇAS - (Strengths)
Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. São as competências da organização. Sua vantagem competitiva, a sua competência essencial, difícil de ser imitada. Ex: profissionais capacitados acima da média do mercado; infraestrutura informatizada de primeira linha.
FRAQUEZAS - (Weaknesses)
Desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Impedem e dificultam o aumento do seu desenvolvimento ou competitividade. Exemplo: mão de obra pouco especializada; altos níveis de endividamento; resultados operacionais abaixo da meta nos últimos anos.
OPORTUNIDADES - (Opportunities)
Aspectos positivos do ambiente que envolve a empresa com potencial de trazer-lhe vantagem competitiva. O sucesso da empresa depende da força do negócio e da competência para superar seus concorrentes.
AMEAÇAS - (Threats)
Aspectos negativos do ambiente que envolve a empresa com potencial para comprometer a vantagem competitiva que ela possui. Exemplo: novos concorrentes internacionais (que, inclusive podem disputar sua mão-de-obra e elevar salários); aumento das taxas de juros ou redução dos níveis de crédito.
	
	 
	Ref.: 201408757594
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As empresas precisam compreender a previsao de necessidades de recursos humanos a partir de uma visao de futuro sob condiçoes de mudança. Substituindo assim, a visão imediatista pela visão de futuro. Quando tratamos sobre este tema estamos falando de:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Participação