TESTE DE CONHECIMENTO   CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
11 pág.

TESTE DE CONHECIMENTO CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO


DisciplinaContabilidade e Mercado de Trabalho2.386 materiais7.710 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Exercício: GST1682_EX_A1__V1 
	06/08/2018 12:03:56 (Finalizada)
	 1a Questão
	
	
	
	
	O conceito de empregabilidade está cada vez mais associado com uma posição favorável do empregado diante do mercado de trabalho. Assinale a alternativa correta de acordo com o Mercado de Trabalho na atualidade:
		
	 
	Hoje, obter um diploma não é garantia de colocação no mercado, não apenas pelas transformações ininterruptas que vêm ocorrendo na natureza do trabalho, mas, também, pelas oscilações entre oferta e demanda.
	
	Ao pensarmos, por exemplo, no início do século passado e até a década de 90, o mercado de trabalho mundial era outro, onde a grande maioria dos trabalhadores era constituída por pessoas que trabalhavam especialmente com o emprenho mental.
	
	O termo, empregabilidade, emerge no âmbito da última década, pela necessidade dos trabalhadores em executar uma única tarefa que os habilitassem a acompanhar as mudanças do mercado de trabalho, que passa a exigir um perfil de trabalhador que tenha competência para desenvolver sempre as mesmas atividades.
	
	A contínua evolução mundial não tem impactado o mercado de trabalho, mantendo-se inalterada a relação entre empregador e profissionais.
	
	Diante do cenário atual o perfil do profissional permanece inalterado, pois o mercado de trabalho tem exigido a execução uma tarefa única o que faz desse profissional um especialista.
	
Explicação: Atualmente, um diploma não é garantia de colocação no mercado ¿ não apenas pelas transformações ininterruptas que vêm ocorrendo na natureza do trabalho, mas também pelas oscilações entre oferta e demanda. Sob uma abordagem abrangente, a capacitação que pode levar à obtenção de um emprego é composta pela formação acadêmica bem como por outros aspectos observados pelas empresas nos candidatos. Na busca de uma colocação, é fundamental que os candidatos identifiquem as principais características profissionais valorizadas pelas organizações. 
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	O emprego pressupõe uma relação entre dois ou mais indivíduos, em que um organiza as ações e o outro executa. O emprego é a relação de interdependência entre capacidades de trabalhos, e os atores desse cenário são:
		
	
	Proprietário e inquilino
	
	Empresário e fornecedor
	
	Gerente e funcionário
	 
	Contratante e contratado
	
	Fornecedor e comprador
	
Explicação: Emprego é a forma dominante que se refere ao trabalho assalariado, numa relação de dependência entre o empregado ou trabalhador e um empregador contratante que pode ser uma pessoa física ou jurídica. 
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que define, de forma abrangente, o conceito de mercado de trabalho: 
		
	
	É uma relação econômica e financeira entre pessoas jurídicas
	 
	É a relação entre a oferta e a procura de empregos
	
	É uma relação entre a demandantes e ofertantes de capital
	
	É a relação entre empreendedores e órgãos governamentais de fomento
	
	É uma relação entre captadores e ofertantes de recursos financeiros
	
Explicação: De acordo com o conteúdo apresentado o mercado de trabalho é definido de forma abrangente, como a relação entre a oferta e a procura de empregos.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O emprego pressupõe uma relação entre dois ou mais indivíduos, em que um organiza as ações e o outro executa. O emprego é a relação de interdependência entre capacidades de trabalhos, e os atores desse cenário são:
		
	
	Proprietário e inquilino
	
	Contratado e empregado
	
	Fornecedor e comprador
	 
	Contratante e contratado
	
	Empresário e fornecedor
	
Explicação: Atualmente, emprego é a forma dominante de relação que se refere ao trabalho assalariado, numa relação de dependência entre o empregado ou trabalhador e um empregador que pode ser uma pessoa física ou jurídica. 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	É a capacidade do indivíduo de conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e também de conseguir promoções, por meio de seus conhecimentos, habilidade e atitudes. Essa afirmativa refere-se ao conceito de:
		
	 
	Empregabilidade
	
	Admissão
	
	Capacidade de aprendizado
	
	Trabalho
	
	Rede de relacionamentos
	
Explicação: Empregabilidade significa a capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego. Também faz parte do conceito de empregabilidade a aptidão de manter-se em um emprego. O conceito se relaciona com a capacitação profissional e com as aptidões para o mercado de trabalho. A empregabilidade é diretamente relacionada com o valor profissional que uma pessoa consegue ter junto ao mercado de trabalho.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No sentido mais comum, empregabilidade tem sido compreendida como a capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, denotando a necessidade de o mesmo agrupar um conjunto de ingredientes que o torne capaz de competir com todos aqueles que disputam e lutam por um emprego. A empregabilidade exige do candidato
		
	
	que tenha assiduidade
	
	que seja observador das tarefas, pensamento mais lento.
	 
	que possua habilidades, competência e atitude.
	
	que sejam individualista com as suas tarefas.
	
	que seja introspectivo para não atrapalhar nas suas tarefas
	
Explicação:
A empregabilidade poderia ser definida como a probabilidade de saída do desemprego. Atualmente, um diploma não é garantia de colocação no mercado ¿ não apenas pelas transformações ininterruptas que vêm ocorrendo na natureza do trabalho, mas também pelas oscilações entre oferta e demanda. Sob uma abordagem abrangente, a capacitação que pode levar à obtenção de um emprego é composta pela formação acadêmica bem como por outros aspectos observados pelas empresas nos candidatos. Na busca de uma colocação, é fundamental que os candidatos identifiquem as principais características profissionais valorizadas pelas organizações (habilidades e xompetências). 
	Exercício: GST1682_EX_A2__V2 
	14/08/2018 21:27:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão
	
	Marque a alternativa que expressa uma das funções do contador, em que ele exerce o papel fundamental para assegurar a credibilidade das organizações, verificando se estas estão atuando em conformidade com as normas e com o que foi planejado, e se as ações previstas foram implementadas com eficácia, na direção dos objetivos estabelecidos.
		
	
	Contador de Custos
	
	Analista Contábil
	
	Analista de Contas
	
	Contador Geral
	 
	Auditor
	Explicação: O auditor exerce papel fundamental para assegurar a credibilidade das organizações, verificando se estas estão atuando em conformidade com as normas e com o que foi planejado, e se as ações previstas foram implementadas com eficácia, na direção dos objetivos estabelecidos.
	
	 2a Questão
	
	Com a evolução dos mercados abriram-se muitas oportunidades nas atividades de previdência e seguros possibilidatandp muiitas oportunidades de carreira, bastante promissora, para os profissionais de área Contábil no ramo. Nesse contexto, faz-se referência a área correlata a:
		
	
	Controladoria
	
	Bancária e Fomento
	
	Mercado de Capitais
	 
	Atuarial
	
	Logística e Abastecimento
	Explicação: A área referente a seguros e previdência está relacionada a Atuarial, que abriu muitas oportunidades aos contadores atuantes e conhecedores das atuvidades destes entidades.. 
	
	
	 3a Questão
	
	A área de atuação do contador em que o profissional atua com um conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas, profissionais e com a legislação específica