Buscar

inovacao tecnologica.2014.02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Logo da Estácio de Sá	 	Fechar Prova Fechar
Avaliação: CCT0112_AV2_201207168173 » INOVAÇÃO TECNOLOGICA
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno: 201207168173 - CARLOS EDUARDO DE SOUZA
Professor:	MARCELO VASQUES DE OLIVEIRA
PAULO HENRIQUE BORGES BORBA
Turma: 9016/P
Nota da Prova: 4,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 0 Data: 05/12/2014 16:25:24
 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 201207422476)	Pontos: Sem Correç. / 1,5
Para que uma inovação aconteça é preciso que existam pessoas que façam com que ela aconteça. Estas pessoas, consideradas inovadoras, destacam-se por serem criativas e cheias de energia, prontas para criar, experimentar, inspirar e construir a partir de novas ideias. Quando agrupamos pessoas inovadoras de acordo com suas características específicas podemos utilizar o termo 'personas', que representa certos personagens que devem fazer parte da estrutura de cada um dos inovadores. Quais são as 3 classes apresentadas por Tom Kelley em seu livro 10 Personas importantes no processo de inovação tecnológica?
Resposta:
Gabarito: 1.	Personas que aprendem; 2.	Personas que organizam; 3.	Personas de construção.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201207428208)	Pontos: 0,0 / 1,5
O que revolucionou os sistemas de buscas na Internet e quais os conceitos agregados nestes sistemas?
Resposta: A empresa Google revolucionou os sistemas de buscas na Internet com um novo conceito de inovação tecnologica. Tendo os conceitos de criação e de projetos inovadores,empregados que sejam protagonistas e não coadjuvantes. inventando uma nova forma de se trabalhar.
Gabarito: Além de uma inovação simples e de pesquisa, foi desenvolvido uma nova ferramenta de busca, que agregou os seguintes conceitos: Atendimento de necessidade - Criação de uma grande demanda - viabilidade financeira.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201207248743)	Pontos: 0,5 / 0,5
José aprendeu a usar o computador apenas observando seu irmão mais velho, que trabalhava com planilhas. Mais tarde, estagiando em uma empresa, precisou socorrer uma secretária inexperiente, que tinha pouca experiência com planilhas. De um lado, a secretária Paula com pouco conhecimento em planilhas, de outro lado José, com muito conhecimento em planilhas, mas sem qualquer curso. José ajudou Paula, que por sua vez, mostrou a José como trabalhar com editor de textos. José observou com atenção e enfim, decidiu comprar o próprio computador. Considerando a situação retratada, identifique a fase do processo de criação do conhecimento, segundo a teoria proposta por Nonaka & Takeuchi:
Opção Marcada Opção Certa	compartilhamento do conhecimento tácito
Opção Não Respondida	intenção
Opção Não Respondida	transferência intelectual passiva
Opção Não Respondida	caos criativo
Opção Não Respondida	criação de um arquétipo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201207249561)	Pontos: 0,5 / 0,5
Os intrapreneurs (empregados empreendedores) estão cada vez mais valorizados dentro das empresas, porque:
Opção Não Respondida	São sócios da empresa que têm novas idéias
Opção Não Respondida	São pessoas que cumprem o horário de trabalho e não se dispersam
Opção Não Respondida	São empregados da empresas que quando descobrem uma oportunidade, saem da organização
Opção Não Respondida	São pessoas criativas, que vislumbram oportunidades para outras empresas
Opção Marcada Opção Certa	São pessoas criativas, que projetam e inovam dentro do ambiente de trabalho
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201207242188)	Pontos: 0,0 / 0,5
Analise as proposições abaixo sobre Conhecimento e Capital Intelectual:
I - Entende-se como Conhecimento a soma de todos os pensamentos, criações e invenções da mente humana. O "conhecimento" não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades.
II - O Conhecimento Explícito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa.
III - O capital intelectual é um valor mensurável devido a uma nova sociedade que surge onde pressupõe uma mudança de cultura refletindo nas organizações, ou seja, capital intelectual ou conhecimento é gerenciar o conhecimento de funcionários.
IV - O conhecimento Tácito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. 
 
É incorreto afirmar as proposições:
Opção Não Respondida	I, III e IV
Opção Marcada Opção Errada	II e IV
Opção Não Respondida	I e III
Opção Não Respondida	Somente a I
Opção Não Respondida Opção Certa	II, III e IV
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201207249059)	Pontos: 0,0 / 0,5
Pode-se perceber que em algumas empresas, a inovação não foi uma inovação simples. Foi despendido pesquisa e desenvolvimento de novas ferramentas, que revolucionam o mercado em que atua. Portanto, trata-se de uma inovação de valor, que agrega alguns outros conceitos:
Opção Não Respondida	Criação de uma grande demanda suficiente para a abertura de um novo mercado; Lançamento do produto com campanha de Marketing; Recursos ilimitados.
Opção Marcada Opção Errada	Criação de uma grande demanda suficiente para a abertura de um novo mercado; Produto inovador; Recursos ilimitados.
Opção Não Respondida	Atendimento de necessidades não satisfeitas; Recursos ilimitados; Produto inovador.
Opção Não Respondida Opção Certa	Atendimento de necessidades não satisfeitas; Viabilidade financeira; Criação de uma grande demanda suficiente para a abertura de um novo mercado.
Opção Não Respondida	Recursos limitados; Viabilidade financeira; Lançamento de produtos sem estratégia definida de marketing; Produto inovador.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201207249137)	Pontos: 0,5 / 0,5
O cientista Alexander Fleming estava em seu laboratório checando algumas culturas de bactérias estafilococos. Uma dessas culturas ficou desprotegida por alguns dias e acabou contaminada por um fungo. Fleming percebeu algo muito incomum: na região ao redor do fungo, as bactérias estafilococos, super perigosas, haviam desaparecido por completo. Nas outras partes do recipiente, que não tinham sido contaminadas pelo fungo, tais bactérias continuavam crescendo. Depois de inúmeros testes, ele concluiu que o fungo continha uma substância poderosa, a qual deu o nome de "penicilina", devido ao fungo Penicillium Chrysogenum Notatum. Considerando o texto apresentado, que relata uma experiência real realizada por Alexander Fleming,
é possível afirmar que:
Opção Não Respondida	trata-se de uma inovação.
Opção Não Respondida	nada demais, pois qualquer um poderia casualmente observar e tirar conclusões.
Opção Marcada Opção Certa	trata-se de uma descoberta.
Opção Não Respondida	trata-se apenas de uma experiência, que garantiu importantes invenções.
Opção Não Respondida	trata-se de uma invenção.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201207249564)	Pontos: 0,5 / 0,5
Sobre as características do empreendedor é correto afirmar que o empreendedor tem habilidade de negociação e possui uma rede de contatos porque é capaz de:
Opção Não Respondida	Utilizar apenas pessoas muito amigas como agentes para atingir os objetivos; agir para desenvolver e manter relações comerciais; utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros.
Opção Não Respondida	Utilizar qualquer pessoa com agente para atingir os seus e também os objetivos da empresa; agir para desenvolver e manter relações pessoais, desde que seja o esse processo seja fácil; não manter redes de relacionamento com pessoas de outras empresas e/ou mercados.
Opção Não Respondida	Utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos; agir, apenas com a ajuda de uma equipe especial e competente, em busca de novos clientes; utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros.
Opção Marcada Opção Certa	Utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos; agir para desenvolver e manter relações comerciais; utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros.
Opção Não Respondida	Utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos; agir para desenvolver e manter relações comerciais, desde que não lhe imponham sacrifícios de ordem pessoal; utilizar estratégias deliberadas para ganhar a simpatia de outros.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201207249575)	Pontos: 1,0 / 1,0
Sobre o profissional da área de Tecnologia da Informação, qual papel podemos dizer que ele precisa desempenhar?
Opção Não Respondida	De coadjuvante nas reuniões, atuando de forma inteligente e prática na solução de problemas gerenciais.
Opção Não Respondida	De protagonista nas organizações, atuando de forma burocrática na solução de problemas.
Opção Não Respondida	De protagonista nas organizações, atuando de forma burocrática na solução de problemas TI.
Opção Marcada Opção Certa	De protagonista nas organizações, atuando de forma criativa na solução de problemas.
Opção Não Respondida	De coadjuvante nas organizações, atuando de forma criativa na solução de problemas de TI.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201207249632)	Pontos: 1,0 / 1,0
O objetivo do intra-empreendedorismo é:
Opção Não Respondida	Resolver todos os problemas de concorrência do mercado
Opção Marcada Opção Certa	Achar novas ideias para aprimoramento da empresa
Opção Não Respondida	Acabar com toda a concorrência do mercado
Opção Não Respondida	Resolver problemas de comunicação da empresa
Opção Não Respondida	Copiar soluções usadas anteriormente, mesmo que não tenham dado certo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes