Buscar

RANDS AD2 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação a Distancia – AD2
Período – 2016/1º
Disciplina: Recursos Ambientais e Naturais e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador: Marcio Silva Borges
ALUNO: Roberta Kellen Soares Panisset MATR: 14115060448
1 – “O termo Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) entrou na terminologia e na literatura ambiental a partir da legislação pioneira que criou esse instrumento de planejamento ambiental: National Environmental Policy (NEPA), a lei de política nacional do meio ambiente dos EUA.” (Aula 7, pág. 10). De acordo com a afirmação, responda qual definição da AIA está correta: (2,0 pontos)
Atividade que apesar de identificar, prever, interpretar e comunicar informações sobre as consequências de uma determinada ação sobre a saúde e o bem-estar humanos não consegue chegar à dados qualificadores. (Munn, 1975);
Trata-se, indubitavelmente, de um impacto ambiental derivado de uma situação indesejada, que é o vazamento de uma matéria-prima. (SÁNCHEZ, 2008, p. 28);
É qualquer modificação ambiental, independentemente de sua importância, entendimento coerente com o de muitas outras definições de impacto ambiental;
Procedimento para encorajar as pessoas encarregadas da tomada de decisões a levar em conta os possíveis efeitos de investimentos em projetos de desenvolvimento sobre qualidade ambiental e instrumento de dados para os planejadores desenvolverem atividades mais sustentáveis (Horberry, 1984);
A AIA é usada como auxiliar no planejamento da empresa, mas ela muitas vezes se dá no âmbito privado, em reuniões, discussões (e mesmo disputas) entre o proponente, o projetista e o consultor ambiental, e somente os resultados vão a público por intermédio do EIA.
2 – “Se impacto ambiental é uma alteração do meio ambiente provocada por ação humana, então é claro que tal alteração pode ser benéfica ou adversa. Mais que isso, um projeto típico trará diversas alterações, algumas negativas, outras positivas, e isso deverá ser considerado quando se prepara um estudo de impacto ambiental, embora seja devido às consequências negativas que a lei exige a elaboração desse estudo.” (Aula 7, págs. 18/19). Conforme o trecho acima, o IA se dá por meio de ação humana. Preencha os parênteses com “Su” quando esta atitude se dá por supressão humana, “In” quando a mesma for por inserção humana e “So” quando for por sobrecarga de elementos. (2,0 pontos) 
 ( Su ) eliminação de componentes do ecossistema, como a vegetação;	
 ( So ) redução do habitat ou da disponibilidade de recursos para uma dada espécie (impacto dos elefantes na África contemporânea);
 ( So ) aumento da demanda por bens e serviços públicos (educação, saúde);
 ( In ) introdução de uma espécie exótica (que não pertence ao bioma original);
 ( So ) introdução de uma espécie exótica (coelhos na Austrália, caramujos africanos no Brasil, jaqueiras na mata atlântica brasileira);
 ( In ) introdução de componentes construídos (barragens, rodovias, edifícios, áreas urbanizadas);
 ( Su ) destruição completa de habitats (por exemplo, aterramento de um mangue);
 ( So ) aumento da demanda por bens e serviços públicos (educação, saúde).
 ( Su ) destruição de componentes físicos da paisagem.
 
3 – “As ideias consideradas verdadeiras formam as crenças e, com base nelas, associadas à ideia da empresa ou produto, constrói-se a imagem daquele público sobre determinada empresa. Isso reforça novamente a importância da coerência entre aquilo que a empresa é e a forma como ela pretende ser vista pelos stakeholders.” ( Aula 8, pág. 19) Defina qual o significado de “stakeholders” e em seguida fale sobre a diferença entre stakeholders e stockholders. (2,0 pontos)
Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria.
Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação,administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas. O Stockholder ou Shareholder é o acionista puro e simples de uma companhia, ou seja, é toda pessoa que detém uma parte do capital de uma sociedade que é representada por ações. Para o Stockholder, o sucesso de uma companhia é medido, principalmente, pelo valor financeiro de suas ações.
Já a nomenclatura Stakeholder, traz a noção de um indivíduo que afeta ou é afetado pelo resultado de um empreendimento latu sensu, é a parte interessada e/ou interveniente. Melhor dizendo, trate-se de uma pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse ou seja impactado diretamente pelo desempenho de uma sociedade ou projeto.
Portanto, este termo é muito mais amplo que o Stockholder, aliás, o próprio acionista é um Stakeholder, tal como, os empregados, clientes, fornecedores, concorrentes daquela sociedade também são, pois todos estes são afetados pelo resultado daquela companhia.
Exemplificando: se uma companhia está saudável ela contrata mais funcionários, encomenda mais produtos de seus fornecedores e obriga que seus competidores estejam tão atualizados quanto ela para competir no mercado.
Com isso, todos estes personagens (Stakeholders) são diretamente afetados pelo sucesso daquela companhia, muito embora, nenhum deles sejam Stockholders e participem diretamente de seu lucro. O impacto nesses personagens é diferente, mas, todavia, tão importante quanto.
4 – “A Vale e a Samarco vão perder o direito de lavra de minas caso não cumpram o acordo fechado com a União e os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo para compensação ambiental pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 5 de novembro do ano passado.” Disponível em: < http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/samarco-e-vale-podem-perder-direito-de-explorar-minas> Acesso em 07 abr 2016. Baseado na reportagem da revista Exame de 17/03/2016, responda dentre as duas vertentes éticas que teorizam sobre as condutas morais, (Aula 9, pág.11) qual foi assumida pela empresa Samarco após o maior desastre ambiental já registrado no Brasil. Fundamente sua resposta, conforme o material de apoio. (2,0 pontos)
A ética da responsabilidade, onde trecho da reportagem diz: “A empresa tenta voltar a operar em Mariana com a utilização de cavas naturais, e não barragens com a que se rompeu, para destinação de rejeitos de minério de ferro. A documentação está em análise na Secretaria de Estado de Meio Ambiente.” 
5 – “A maior dificuldade enfrentada pelas empresas é colocar em prática ações morais. Depois disso, é fundamental a importância para elaborar controles preventivos e corretivos, e estabelecer as respectivas sanções.” (Aula 9, pág. 19). Marque qual a alternativa que procura apresentar valores a todos os colaboradores da empresa por meio de cartilhas educativas, treinamentos corporativos e as melhores práticas desta moral. (2,0 pontos)
a) ganho de imagem;
b) a diversidade na gestão do pessoal;
c) processos e serviços sem certificação;
d) guichê para clientes em geral;
e) atendimento de pacientes somente por ordem de chegada.

Outros materiais