Buscar

AS FUNÇÕES DO ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AS FUNÇÕES DO ESTADO : PROF. ERNANI RAMOS 
DESENVOLVIMENTO : A FUNÇÃO DESENVOLVIMENTO SE CARACTERIZA PELA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VIABILIZADORAS DE INFRAESTRUTUTURAS E BEM - ESTAR SOCIAL.
AS INFRAESTRUTURAS SÃO CLASSIFICADAS EM ECONÔMICAS E SOCIAIS. AS INFRAESTRUTURAS ECONÔMICAS SE CARACTERIZAM POR PROMOVEREM A EXPANSÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA DA ECONOMIA, TENDO PORTANTO RELAÇÃO COM O CRESCIMENTO ECONÔMICO. ESTAS INFRAESTRUTURAS TEM COMO PRODUTO FINAL, UMA BASE FÍSICA, REPRESENTADA POR INSUMOS, TIPO SISTEMAS ENERGÉTICOS, SISTEMAS DE TRANSPORTES, SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES, SISTEMAS DE INDÚSTRIAS DE BASE, FORNECEDORAS DE INSUMOS E MATÉRIAS PRIMAS. 
AS INFRAESTRUTURAS SOCIAIS SE CARACTERIZAM POR PROMOVEREM O BEM - ESTAR DA SOCIEDADE, AO DISPONIBILIZAR BASES FÍSICAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, LAZER, HABITAÇÃO, ETC. ESTANDO RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
O BEM - ESTAR SOCIAL COMPREENDE UM CONJUNTO DE AÇÕES ABSTRATAS, VOLTADAS PARA A QUALIDADE DE VIDA E O PADRÃO DE VIDA DA SOCIEDADE, REPRESENTADA POR SISTEMAS DE URBANIZAÇÃO, SISTEMAS DE SANEAMENTO, SERVIÇOS MÉDICO - HOSPITALARES, EDUCACIONAIS, ASSISTENCIAIS E PREVIDENCIÁRIOS, ETC. CONSOLIDANDO O ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS.
SEGURANÇA : A FUNÇÃO DE SEGURANÇA SE DESENVOLVE EM TERMOS DAS ORDENS POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA. AS AÇÕES DE ORDEM POLÍTICAS REPRESENTAM ORDENAMENTOS RELATIVOS A SOBERANIA NACIONAL, A PROTEÇÃO TERRITORIAL, A MANUTENÇÃO DA DEMOCRACIA, DA INTEGRAÇÃO E HARMONIA NACIONAIS.
EX : O DESMEMBRAMENTO TERRITORIAL A FIM DE CRIAR-SE MUNICÍPIOS, A CRIAÇÃO DE ACORDOS INTERNACIONAIS.A SEGURANÇA NA ORDEM SOCIAL REQUER AÇÕES GOVERNAMENTAIS VOLTADAS PARA A CRIAÇÃO DE UM ESTADO DE BEM - ESTAR SOCIAL, RELACIONADO A REDISTRIBUIÇÃO DE RENDAS E RIQUEZAS, A QUALIDADE E PADRÃO DE VIDAS DA SOCIEDADE , A REDUÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE EXCLUSÃO E RIVALIDADE A REDUÇÃO CAUSADOS PELO MECANISMO DE PREÇO DE MERCADO E PELAS FALHAS DO SISTEMA DE MERCADO.
EX : CRIAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO, A CONCESSAO DE SUBSÍDIOS AOS PREÇOS DE MERCADO, IMPLANTAÇÃO DE LEIS COIBITIVAS DOS CRIMES, A DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DOS SILVÍCOLAS. A FUNÇÃO DE SEGURANLÇA NA ORDEM ECONÔMICA CONSTITUI-SE DE PROCEDIMENTOS GOVERNAMENTAIS REGULADORES E NORMATIZADORES DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS, OBJETIVANDO A ESTABILIDADE DA ECONOMIA EM RELAÇÃO AOS MEIOS DE PAGAMENTOS, AO CONSUMO, AOS PREÇOS DE MERCADO, AO CRÉDITO, AO COMERCIO INTERNACIONAL, ETC.
EX : A CONCESSÃO DE INCENTIVOS FICAIS, A DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA, A FIXAÇÃO DA TAXA DE JUROS INTERNA, A INTERVENÇÃO NO MERCADO CAMBIAL, O CONTINGENCIAMENTO DE MOEDAS, ETC. 
AS FUNÇÕES DO GOVERNO : 
FUNÇÃO ALOCATIVA : AO GOVERNO CABE O PODER COERCITIVO DE ARRECADAR RECURSOS JUNTO A SOCIEDADE A FIM DE PROMOVER AS AÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS, INDISPENSÁVEIS AO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO ECONÔMICOS. DESSA FORMA CABE AO GOVERNO DESENVOLVER MECANISMOS EFICIENTES E EFICAZES QUE LHE PROPORCIONE CAPACIDADE DE ARRECADAÇÃO E DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS. PORTANTO A FUNÇÃO ALOCATIVA DO GOVERNO SE RESUME NA FIGURA DO ORÇAMENTO PÚBLICO, REPRESENTADO POR UMA LEI , QUE AUTORIZA O GOVERNO A ARRECADAR RECEITAS E A REALIZAR DESPESAS, OU SEJA A OBTENÇÃO E A APLICAÇÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS A EXECUÇÃO DO PLANO DE TARBALHO DO GOVERNO, CONTENPLANDO AÇÕES VIABILIZADORAS DE INFRAESTRUTURAS SOCIAIS E ECONÔMICAS NECESSÁRIAS AO CRESCIMENTO ECONÔMICO E DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE PROMOVAM O BEM - ESTAR DA SOCIEDADE, EM TERMOS DE QUALIDADE E PADRÃO DE VIDAS.
EX : A PROGRAMAÇÃO DE DESPESAS PARA A AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE/ A CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE SORTEIO DE BENS COMO FORMA DE ESTIMULAR A ARRECADAÇÃO DE UM TRIBUTO.
FUNÇÃO REDISTRIBUTIVA : AO GOVERNO CABE A RESPONSABILIDADE DE IMPLMENTAR AÇÕES QUE BUSQUEM MELHORAR O ESTADO DE BEM - ESTAR DA SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE DA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA ECONOMICAMENTE. NESTE SENTIDO, CABE AO GOVERNO PROMOVER AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE PROPORCIONE UMA JUSTA REDISTRIBUIÇÃO DE RENDAS, O QUE PODERÁ SER VIABILIZADO ATRAVÉS DE CONCESSÃO DE SUBSIDIOS AOS PREÇOS DE MERCADO, CRIAÇÃO DE TRIBUTOS PROPORCIONAIS, PROGRESSIVOS E SELETIVOS, OU AINDA POR MEIO DE PROGRAMAS SOCIAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS, QUE PERMITAM CRIAR CAPACIDADE DE COMPRA PARA APOPULAÇÃO MAIS CARENTE. 
EX : A CONCESSÃO DE ANISTIA OU DE ISENÇÃO TRIBUTÁRIAS, A CONCESSÃO DE INCENTIVOS FISCAIS/ A CRIAÇÃO DE SEGURO - DESEMPREGO/ A REDUÇÃO DE ALÍQUOTA TRIBUTÁRIA SÔBRE O CONSUMO DE OVOS.
FUNÇÃO ESTABILIZADORA : CABE AO GOVERNO, NA QUALIDADE DE ELEMENTO CONDUTOR DA SOCIEDADE, IMPLEMENTAR MECANISMOS DE REGULAÇÃO DA ECONOMIA, A FIM DE MANTER A ESTABILIDADE ECONÔMICA INDISPENSÁVEL AO CRESCIMENTO E AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOS. 
AS POLÍTICAS ECONÔMICAS SÃO INSTRUMENTOS QUE VIABILIZAM A ESTABILIDADE ECONÔMICA, EM NÍVEIS DA LIQUIDEZ MONETÁRIA ( VOLUME DE MOEDAS NECESSÁRIAS A SOLVÊNCIA DO SISTEMA PRODUTIVO ) DOS NÍVEIS DE PREÇOS DE MERCADO, DO EQUILÍBRIO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS, ESPECIALMENTE DA BALANÇA COMERCIAL, DOS NÍVEIS DA DEMANDA INTERNA, DO EQUILÍBRIO DO ORÇAMENTO PÚBLICO, DOS NÍVEIS DE EMPREGO, DA REGULAÇÃO DO CÂMBIO, DO EQUILÍBRIO DAS RESERVAS INTERNACIONAIS DO BANCO CENTRAL, DO CONTROLE DO CRÉDITO, ETC.
EX : A REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS INTERNA/ A REDUÇÃO DA TAXA DE ENCAIXE TÉCNICO BANCÁRIO, A ELEVAÇÃO DA ALÍQUOTA TRIBUTÁRIA SÔBRE AS IMPORTAÇÕES, A DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA DE DETERMINADOS PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO/ O AUMENTO DA ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÕES, A DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL.

Outros materiais