Buscar

APOL 3 Abordagens Teóricas da Contabilidade e Estrutura da Contabilidade Brasileira (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 3 - Abordagens Teóricas da Contabilidade e Estrutura da Contabilidade Brasileira
Questão 1/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
No que diz respeito a no papel normativo da Teoria Contábil, levando em consideração o nível de informações prestadas aos agentes tomadores de decisão, que devem buscar a eficácia do negócio, sua lucratividade, e assim contribuir em benefício da sociedade de forma direta e indireta, é correto afirmar:
	X
	A
	Seu papel é o de propor sempre, novas formas de mensuração e evidenciação dos eventos passados para que seja possível uma previsibilidade de desempenho futuro, reduzindo o chamado “risco empresarial”.
	
	B
	Seu papel é o de buscar constantemente a convergência das normas contábeis de acordo com os padrões internacionais e os normativos locais relacionados à legislação tributária.
	
	C
	Seu papel é o de viabilizar técnicas de gestão financeira cada vez mais alinhadas às expectativas futuras.
	
	D
	A teoria contábil essencialmente se preocupa somente com os aspectos patrimoniais passados e esses não tem, necessariamente relação à gestão da empresa sob o ponto de vista de previsibilidade sobre a efetividade de tomada de decisão.
	
	E
	Por se relacionar ao papel normativo não está necessariamente preocupada com o fornecimento de informações voltados à tomada de decisão.
Questão 2/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
O Patrimônio das organizações é considerado o objeto de estudos principal da ciência contábil. Seus componentes são classificados como: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. A respeito do Ativo, é correto afirmar:
	X
	A
	Referem-se a bens e direitos que a empresa possui ou usufrui que existem agora e têm a capacidade de render serviços ou benefícios no período corrente e no futuro.
	
	B
	É composto somente por bens e direitos que podem ser realizados, ou seja, transformados em dinheiro no curto prazo.
	
	C
	Referem-se aos bens que a empresa adquiriu para fazer parte do estoque e do ativo imobilizado. As demais contas não podem ser vinculadas ao Ativo.
	
	D
	Para que possamos considerar um bem como Ativo é essencial que ele tenha forma física.
	
	E
	Para ser reconhecido como Ativo, um bem ou direito não precisa necessariamente satisfazer a definição de materialidade, probabilidade de ocorrência e confiabilidade da medida.
Questão 3/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Em relação ao Patrimônio Líquido podemos dizer que representa o interesse residual nos ativos da entidade, depois de deduzir todos os seus passivos. Nesse sentido é correto afirmar:
	X
	A
	Representam os recursos que foram aportados pelos sócios ou acionistas, desde seu investimento inicial, quanto aos valores mantidos como reservas
	
	B
	Pode ser considerado como sinônimo de Patrimônio, uma vez que seus conceitos não se diferem entre si.
	
	C
	Representam os valores das obrigações que a empresa tem com terceiros, sendo, assim, uma fonte de origem de recursos.
	
	D
	O valor do Patrimônio Líquido é extraído do cálculo para apuração do valor contábil da empresa e de suas ações.
	
	E
	Representa o valor de entradas ou outros aumentos de Ativos de uma empresa, ou ainda liquidação de seus Passivos.
Questão 4/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
O Princípio Prescritivo pode ser definido como:
	X
	A
	Aquele em que os usuários verificando a situação atual da empresa e analisando os resultados anteriores constantes das demonstrações contábeis, procuram criar cenários futuros, considerando apenas essas informações existentes no presente, como o instrumento que melhor irá orientar suas decisões para o futuro, independente de qualquer resultado que se deseje de forma pessoal.
	
	B
	É a operação que estabelece que todas as atuais ações contábeis, serão direcionadas a um processo de mensuração e a apresentação dos componentes do Patrimônio levam em conta esta circunstância.
	
	C
	Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
	
	D
	Preocupação em prescrever princípios normativos que devem ser aplicados como receituário em todas as circunstâncias para que o administrador possa ser bem sucedido.
	
	E
	O princípio prescritivo tem relação com o tempo transcorrido para que os principais normativos e orientações se tornam obsoletos ou perdem a efetividade em relação ao uso da informação contábil para tomada de decisão.
Questão 5/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
A construção da informação contábil abrange diferentes visões e objetivos, nesse sentido a Teoria da Contabilidade tem a função de estabelecer a maneira e requisitos que deverão ser considerados para que se consiga alcançar esse propósito. Nesse sentido avalie as afirmativas abaixo e classifique as mesmas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( X ) O conceito Normativo tem relação com a forma como os dados/informações contábeis devem ser comunicados e como devem ser apresentados, ou seja, o que deve ser feito.
( ) A análise prescritiva ajuda a criar uma estratégia mais efetiva baseada em dados
( ) Somente a análise preditiva auxilia as empresas a obterem recomendações para otimizar os próximos passos de sua estratégia
( ) A forma indutiva e dedutiva do raciocínio lógico formam a base da compreensão da teoria prescritiva.
	
	A
	V - V - F - V
	
	B
	F - V - F - V
	
	C
	V - V - V - F
	
	D
	F - V - V - V
	
	E
	V - V - F - F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais