APOL- LUDICIDADE NOTA 100 GABARITO 2018
4 pág.

APOL- LUDICIDADE NOTA 100 GABARITO 2018


DisciplinaLudicidade e Educação441 materiais7.487 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia a citação:
\u201cO jogo de regras constitui a atividade lúdica do ser socializado, o que explicaria seu desenvolvimento tardio e a permanência de sua prática após a infância. [...] A capacidade de cooperar, por sua vez, conduzirá a criança a novas interpretações do mundo e das coisas, produzindo mudanças significativas em seu pensamento\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIADO, Ana Paula Sthel; ROSSETTI, Claudia Broetto. Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenética. Psicologia Escolar Educacional (Impr.), Campinas, v. 13, p. 87-95, 2009, p. 88. 
Considerando a citação e o conteúdo do livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica sobre os jogos de regras, leia as seguintes afirmativas:
I. Os jogos de regras podem ser organizados com o objetivo de desenvolver autodisciplina, autodireção e noções de ética nas crianças.
II. Os vínculos sociais são explicitados durante os jogos de regras e por isso os conflitos devem ser ignorados pelo professor durante os jogos.
III. Os jogos de regras têm caráter social e asseguram a reciprocidade e a confiança no grupo. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e III.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	III.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II.
Questão 2/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia o seguinte extrato de texto:
\u201cVygotsky [...] também atribui importância à imitação, mas por outras razões. Diferentemente de Piaget, para quem a aprendizagem, em seu sentido restrito, não é fator constitutivo do desenvolvimento, Vygotsky apresenta a hipótese de que uma intensa e dinâmica relação de influência recíproca entre esses dois processos. A aprendizagem precede temporalmente o desenvolvimento, que consiste na interiorização progressiva de instrumentos mediadores e se inicia sempre no exterior, na Zona de Desenvolvimento Proximal\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Maria Lucia Seidl de; RIBAS, Adriana F. P. Imitação e desenvolvimento inicial: evidências empíricas, explicações e implicações teóricas. Estudos de Psicologia, Natal, vol.7, n.2, jul./dez. 2002, p. 208.
Conforme o extrato de texto e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, as situações criadas nas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois:
	
	A
	Ao brincar, as crianças criam novas formas de representação da realidade, para se tornar mais distantes e distintas dos papéis desempenhados pelos adultos.
	
	B
	A imitação é desenvolvida durante as brincadeiras entre as crianças porque elas têm a necessidade imediata de imitar umas às outras.
	
	C
	Em situações de brincadeiras, a criança reproduz papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores, desenvolvendo habilidades de participação social.
	
	D
	A brincadeira de imitação é um processo que começa em casa com a família e sua continuidade deve ser evitada em situações fora de casa, incluindo a sala de aula.
	
	E
	A brincadeira de imitação refere-se à fase de desenvolvimento da primeira infância e logo termina quando a criança atinge a maturidade linguística, aos 3 anos de idade.
Questão 3/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia o extrato de texto:
\u201cAcredito que uma educação voltada para a integração dos vários aspectos do ser humano \u2014 corporal, emocional, mental, e espiritual, traga possibilidades a cada educando (e a cada educador) de se conhecer um pouco mais, de se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro, possibilidades de se expressar de forma mais espontânea e criativa\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Lucia Helena Pena. Ludicidade e Arte-Educação: tecendo fios e cores. In: PORTES, Écio Antônio (Org.). Diálogos sobre ensino, educação e cultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 129.
Apreender os sentidos do Lúdico na escola é tarefa dos professores e pedagogos. De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
	
	A
	O lúdico encontra-se em brincadeiras entre crianças que estão entrando na fase de \u201cpré-adolescência\u201d.
	
	B
	Ludicidade e infância são conceitos divergentes e devem ser tratados de forma separada.
	
	C
	A ludicidade na infância, quando estimulada, promove o disciplinamento e a individuação.
	
	D
	A formação lúdica valoriza a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade.
	
	E
	A ludicidade está presente na infância, na convivência com os familiares. A escola deve se resguardar ao papel de ensinar conteúdos.
Questão 4/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia a seguinte passagem de texto:
\u201cOs jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e, ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 41. 
Considerando a passagem do texto acima e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa que destaca corretamente a relação entre aprendizagem e regras dos jogos.
	
	A
	A aprendizagem das crianças é proporcional ao número de regras criadas em um jogo.
	
	B
	Quanto mais regras existirem em um jogo, maiores são as chances de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
	
	C
	Quando as regras de um jogo são criadas pelas próprias crianças, as possibilidades de aprendizagem se anulam.
	
	D
	Os jogos que possuem regras são essenciais para envolver as crianças no universo da cooperação, da coletividade e do respeito mútuo.
	
	E
	As regras dos jogos são criadas com o objetivo de comparar os níveis de aprendizagem das crianças.
Questão 5/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia a citação:
\u201cToda conduta humana é uma assimilação do dado a esquemas anteriores (assimilações a esquemas hereditários em graus diversos de profundidade) e toda conduta é, ao mesmo tempo, acomodação destes esquemas à situação atual\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Forense: Rio de Janeiro, 1972. p. 95.
De acordo com a citação e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica a respeito do pensamento de Piaget sobre os jogos, é correto afirmar que:
	
	A
	o jogo propicia interações e por isso atua na zona de desenvolvimento proximal.
	
	B
	os jogos contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois estimula o processo chamado de assimilação.
	
	C
	o jogo é a ação colocada em prática, na medida em que a criança consegue desenvolver as atividades individualmente.
	
	D
	os jogos propiciam o desenvolvimento motor das crianças a partir dos 4 anos de idade.
	
	E
	o jogo é o nível mais alto do desenvolvimento da criança, e expressa-se quando a criança começa a explorar o mundo material ao seu redor, por volta dos 2 anos de idade.